CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Análise de viabilidade: entenda a sua real importância no projeto

Para implantar um empreendimento imobiliário, vários fatores precisam ser estudados e providências tomadas em prol do sucesso da empreitada. A análise de viabilidade é uma delas, pois consiste em levantar em diversas frentes de trabalho os desafios a serem superados e até mesmo perceber de antemão problemas que podem levar o dinheiro para o ralo. 

É muito importante não pular essa fase do projeto, pois ela é essencial para conhecer o público comprador e as condições que as equipes de construção vão enfrentar durante o trabalho. O mercado imobiliário no Brasil é muito sensível, por isso as análises são fundamentais para manter os negócios saudáveis.

Vale lembrar que um sistema ERP, como o UAU da Globaltec, ajuda a realizar as principais análises, tais como a ambiental, financeira, mercadológica e documental. Saiba mais sobre cada uma delas ao longo do texto.

O que é análise de viabilidade na construção civil?

A análise de viabilidade é uma série de estudos que são realizados antes da implantação de um canteiro de obras. Quando a empresa se interessa em fazer um investimento no setor imobiliário, logo começa a análise de viabilidade para determinar o melhor produto que pode ser oferecido de acordo com o mercado daquela região.

São levado em conta a legislação de uso e ocupação do solo no município, Plano Diretor, leis ambientais, entre outras questões.

Análise técnica-ambiental

A análises técnica ambiental levanta as características do terreno a ser implantado o empreendimento, tais como a topografia e os aspectos legais como zoneamento, reservas legais e APP’s (Áreas de Preservação Permanente). Essa parte da análise é essencial para saber quais os limites do empreendimento no local pretendido.

Análise mercadológica

A análise mercadológica é feita como forma de prevenir prejuízos. Afinal, ninguém quer lançar um empreendimento e ser surpreendido pela falta de compradores ocasionada por uma série de possibilidades, tais como concorrência predatória na região ou falta de potencial do público pretendido.

Análise financeira

A análise financeira também visa prevenir prejuízos. São levados em consideração a análise técnica-ambiental e mercadológica. Dados como custo da obra, obrigações fiscais, assessoria para a aprovação do empreendimento, impostos e prazos para o desenvolvimento do trabalho são levados em conta nessa análise.

A análise financeira determina o sucesso do empreendimento, pois nela se ampara a estratégia de comercialização e pode-se visualizar o prazo de retorno do capital investido.

Análise documental

A análise documental é importante para garantir a normalidade das matrículas do imóvel, dos dados do proprietário e para prevenir algum tipo de autuação relacionada à falta de laudos e licenças para as obras e comercialização do imóvel.

Análise de viabilidade com um sistema ERP

A análise de viabilidade é uma etapa essencial para garantir o sucesso do empreendimento. É uma tarefa que não é muito fácil de fazer se a empresa não conta com ferramentas especializadas na automatização das rotinas de gestão relacionadas à construção civil. Essa análise permite conhecer melhor o público comprador, assim como os pormenores da legislação do município e as necessidades da construtora ao longo da obra.

Hoje em dia, é consenso entre os especialistas e gestores que tal trabalho só pode ser realizado de maneira eficiente por meio de ferramentas tecnológicas, como o ERP UAU da Globaltec, que é um sistema automatizado e especializado na construção civil.

O ERP possibilita o acompanhamento de todos os detalhes, tais como a carga de trabalho em cada etapa da obra, preços e recursos necessários.

Com o sistema ERP é possível:

  • Fazer o planejamento físico e financeiro;
  • Fazer o planejamento de produção e venda;
  • Fazer projeções de todas as despesas e receitas;
  • Acompanhar a execução dos serviços;
  • Programar a mão-de-obra;
  • Cuidar da rotina tributária;
  • Fazer comparações previstos e realizados,
  • Fazer a cotação de contratos de serviços.

Tudo isso em prol da melhor tomada de decisão por meio de informações seguras geradas pelo sistema e com foco na redução de custos, que é o que toda empresa de sucesso busca no dia a dia de operação.

Um bom planejamento é essencial para que o empreendimento não dê prejuízos. Problemas se tornam muito mais previsíveis por meio de um projeto bem feito e uma gestão eficiente.

A Globaltec é empenhada em proporcionar inovação para o segmento da construção civil. Com isso, promove constantemente atualizações em seus sistemas para alinhar os seus produtos ao que de mais moderno se pratica em termos de gestão de processos.

Se interessou pelo sistema ERP UAU para análise de viabilidade? Entre em contato com a Globaltec para receber mais informações detalhadas e implantá-lo o quanto antes no seu negócio.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!