CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Descubra as novas tecnologias para construção civil

Descubra as novas tecnologias para construção civil

Um quadro mais claro está emergindo dos tipos de tecnologias que estão subindo ao topo na construção. Muitas das tecnologias mais comentadas e procuradas da atualidade estão concentradas em ajudar a indústria a enfrentar desafios contínuos em relação à mão de obra, produtividade, segurança e lucratividade.

É a tecnologia que ajuda as empresas a fazer mais com menos, continuando a atender à crescente demanda. Pensando nisso, compilamos uma lista de 5 tecnologias que esperamos ver na construção nos próximos anos. Acompanhe!

1. Blockchain

Talvez mais conhecido como a tecnologia por trás de moedas digitais como o Bitcoin. O Blockchain na verdade tem algumas aplicações surpreendentes para a indústria da construção que finalmente estão sendo analisadas com seriedade.

Um uso em particular é o contrato inteligente. Que aproveita o sistema de contabilidade distribuída da Blockchain para criar um registro digital permanente de cada transação. Além da ordem de materiais e o status de cada tarefa a ser concluída em um ambiente unificado acessível a qualquer pessoa no projeto.

Liberando as empresas para se preocupar menos com porcas e parafusos dos contratos e se preocupar com os reais. Tornando mais fácil o trabalho com vários subcontratantes do que o controle de prazos e acordos com papel e caneta. Já que grande parte do processo acontece automaticamente, sem intervenção humana.

2. Mobilidade no canteiro

Aplicativos que permitem ganhar mobilidade mudaram drasticamente a construção. Eles derrubam muros, bordas e outros limites físicos, permitindo que os dados de campo sejam imediatamente enviados para os gestores. Abrindo portas para o acesso à informação, dando início a um renascimento da colaboração e comunicação para a indústria.

Graças a essas soluções, todos os dados de projeto relevantes podem ser facilmente acessados. Por qualquer trabalhador de qualquer lugar usando um smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel. E, como tudo está conectado, as atualizações feitas em qualquer lugar são feitas automaticamente em todos os níveis. Garantindo que todos os planos e documentos importantes estejam sempre atualizados. 

3. Realidade Virtual e Aumentada

A Realidade Virtual e aumentada estão encontrando pontos de apoio na construção. Predominantemente para melhorar a segurança através de melhorias na formação e disponibilização de mais informações para os trabalhadores no campo.

Os programas de treinamento em Realidade Virtual são uma forma segura de os operadores aprenderem as habilidades de operar máquinas pesadas sem os riscos associados à vida e à integridade física. A tecnologia melhorou a ponto de criar um ambiente simulado. Se aproximando de maneira realista das condições do mundo real.

Já a Realidade Aumentada está proporcionando aos construtores, planejadores e arquitetos uma visão totalmente nova dos projetos. Permitindo que eles vejam não apenas simulações realistas de como os projetos acabados parecerão. Mas interagindo também com modelos digitais realistas e façam alterações dinamicamente.

4. Modelagem de Informações de Construção (BIM)

Ao falar sobre as tecnologias mais indispensáveis, a discussão provavelmente incluirá Building Information Modeling, ou BIM, que realmente se destacou nos últimos anos como uma das inovações de tecnologia de construção mais prevalentes.

O BIM utiliza modelos 3D inteligentes interativos que representam com precisão estruturas, sistemas e características de construção existentes. Esses modelos são então compartilhados entre os principais do projeto em todos os níveis, fornecendo uma caixa de proteção virtual para, por exemplo, simular como as mudanças na forma ou função se manifestariam no mundo real, sem levantar um único martelo.

5. Drones

Com seu tamanho diminuto, custos de manutenção relativamente baixos, facilidade de implementação e versatilidade, talvez não seja de se estranhar que os drones tenham entrado na construção. Recentemente, vimos suas capacidades expandirem-se a partir de simples fotografias aéreas para abordar tudo, desde a pesquisa até a segurança, até a criação de modelos 3D extremamente precisos.

A tecnologia Drone surgiu na construção como um método de coleta de dados, e as empresas estão usando a perspectiva única da aeronave para acompanhar o progresso do trabalho, monitorar materiais e locais de equipamentos, e garantir a segurança do trabalhador. 

A demanda mundial por construção nunca foi tão grande. Os desafios atuais só se expandirão com essa demanda e tornarão mais difícil para as empresas crescerem e serem lucrativas. Aquelas que adotarem as tecnologias mais recentes estarão posicionadas para o sucesso!

E você, o que achou dessas tecnologias? Comente abaixo e compartilhe duas opiniões conosco!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!