Área do Cliente

Tendências na construção civil: 5 tecnologias que você precisa conhecer



04 de abril de 2019
Tendências na construção civil: 5 tecnologias que você precisa conhecer

Construtores e empreiteiros querem acompanhar as últimas tendências do setor de construção para que eles possam ficar à frente da concorrência. Qual gestor não quer estar por dentro do que há de melhor para os processos no canteiro de obras?

Por isso, aqui estão 5 tendências na construção civil que você precisa conhecer. É certo que elas afetarão o seu empreendimento e trarão a praticidade e eficiência tão necessária neste segmento. Confira cada uma delas!

1. O uso de drones

O uso de drones é uma das tendências mais quentes dos últimos anos. São veículos aéreos não tripulados que vieram pra ficar. Os drones equipados com câmeras e outros eletrônicos podem acessar locais remotos, coletar dados, concluir inspeções de segurança, capturar o progresso do projeto e muito mais.

Pesquisadores os usam para criar mapeamento 3D ou imagens que depois podem ser usadas para representar uma área. Essa tecnologia dará ao gestor da obra a certeza que ter os mínimos detalhes em seu campo de visão. É Segurança em cada processo. O melhor de tudo é que com os custos com drones diminuindo, o uso se expandirá nos próximos anos.

2. Inteligência Artificial

O mundo da construção é uma daquelas indústrias preparadas para ganhar muito com a computação inteligente, criando melhores prédios, cidades e comunidades para o mundo para se viver. AI está mudando. mundo da construção, veja algumas das formas a serem usadas:

Otimização de design

Uma das primeiras coisas a discutir quando se fala em IA e construção é o processo de design, bem como os fatores que o influenciam. O projeto de construção agora é um pouco lento para adotar novas tecnologias, retardando, portanto, o processo de criação de um edifício.

Usando inteligência artificial, proprietários e contratados podem usar um sistema de aprendizado supervisionado para coletar dados ambientais, dados de construção, dados de materiais, etc. Tudo para identificar a melhor maneira de criar um edifício ou até mesmo uma comunidade.

Arquitetura

Um contratado pode construir uma casa em uma nova área ou região. Um sistema de AI de construção pode recomendar a um construtor quais materiais, linguagens de projeto específicas e custos são necessários para criar a residência com base nos dados disponíveis, em segundos.

Em suma, a IA permite que os empreiteiros analisem enormes quantidades de dados em tempo real, reduzindo drasticamente todo o processo de construção a uma fração do que era anos atrás.

Controle de qualidade

O processo de controle de qualidade é tedioso, mas crucial para a construção civil e seus negócios. As redes neurais, a fundação da própria AI ajudam significativamente nesse processo. Redes neurais poderiam ser usadas para avaliar imagens coletadas por drones para comparar várias inconsistências de construção contra modelos existentes.

Empreiteiros e proprietários poderão detectar quaisquer problemas ou ameaças potenciais a um edifício antes que eles aconteçam, economizando tempo e custo.

3. BIM ou modelagem da informação na construção

O BIM (Building Information Modeling) uma das tendências de tecnologia de construção mais populares. Não é surpresa se levarmos em conta que o surgimento de um ecossistema de dados aberto e altamente colaborativo está a caminho.

A tecnologia BIM pode ser o catalisador para uma mudança fundamental na forma como gerenciamos, projetamos e desenvolvemos um projeto de construção. Existem muitos níveis diferentes de programação habilitados por meio do BIM. Temos 4D e 5D BIM que são dois exemplos muito representativos nessa direção.

De um ponto de vista geral, o BIM trará mais precisão ao processo de construção e capacitará o intercâmbio de informações importantes sobre o projeto entre as diversas partes interessadas. Além disso, espera-se que sua evolução posterior torne os projetos de construção mais produtivos e acessíveis, incluindo medidas revolucionárias de sustentabilidade e segurança.

É evidente, então, que o BIM poderia funcionar como um divisor de águas para a construção e oferecer uma descrição detalhada do desenvolvimento do projeto em um ambiente aberto e altamente colaborativo.

Construção modular vem com tudo

Parte das tendências da indústria de construção que continuaremos a ver em 2019 provavelmente serão projetos de construção modulares e pré-fabricados. Empresas construtoras modulares estão ganhando destaque, em parte porque eles podem construir edifícios residenciais e comerciais.

A construção modular é uma abordagem pré-fabricada para a construção de estruturas repetitivas. Portanto, prédios de escritórios, hotéis, apartamentos e outros prédios são ótimos para construções modulares e pré-fabricadas.

Construção pré-fabricada e modular é uma tendência crescente devido à quantidade de material, tempo e flexibilidade do mesmo. A construção modular tem a capacidade de economizar muito tempo e dinheiro para as empresas.

Como as unidades são construídas fora da área, em uma fábrica, as empresas não precisam se preocupar com o clima. As unidades também reciclam materiais que não acabam usando ou mesmo o excesso de material.

Isso ajuda a reduzir o desperdício que atualmente está acontecendo no momento. E eles podem construir unidades que atendam às suas especificações exatas com rapidez e facilidade.

4. Automações Fiscais

No segmento da construção civil o que se espera é que os processos sejam ágeis integrados e organizados. No entanto, devido a burocracia e constantes obrigatoriedades a que estamos submetidos pelo Fisco nem sempre é possível essa praticidade.

Para que isso ocorra com tranquilidade a automação fiscal é mais do que tendência, é visão além do óbvio para fornecer paz em meio a tantas obrigações fiscais. As ferramentas que têm sido criadas pelo governo para o envio de informações irão facilitar o devido cumprimento do que é exigido sem custar dias no processo.

5. Capacitação e reciclagem dos colaboradores

E por fim, não menos importante, a capacitação dos colaboradores. Aliás, essa tendência pode ser considerada uma das mais significantes. O que adianta o investimento em toda tecnologia existente se não há pessoal preparado para opera-la?

É primordial a capacitação e reciclagem constante dos colaboradores. O mercado é exigente com estes profissionais, uma vez que, profissionais despreparados são fontes de desperdício e de riscos para a obra em todos os sentidos.

Perceba quão sério é a responsabilidade de cada membro da equipe. A capacitação técnica e em outras habilidades trará a segurança e tranquilidade para todos os processos que o empreendimento concluir.

Diante das novas tendências tecnológicas no segmento da construção civil, nada mais justo do que estar ansioso para coloca-las em prática e ver os resultados positivos abrindo portas para mais novos projetos. A construção civil se atualiza todo dia e é ótimo poder propagar sua evolução para todos.



Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco:

  • Belo Horizonte (31) 3360-7209
  • Brasília (61) 4063-6229
  • Cuiabá (65) 3051-0351
  • Florianópolis (48) 3771-4727
  • Goiânia (62) 3587-1670
  • Joinville (47) 3512-0332
  • Palmas (63) 3025-8018
  • Recife (81) 4062-9769
  • Rio de Janeiro (21) 3609-2813
  • Salvador (71) 3512-6609
  • São Luís (98) 3042-1970
  • São Paulo (11) 3513-7879