fbpx

Área do Cliente

Construção modular: conheça essa tendência que irá transformar o mercado de construção civil



09 de abril de 2019
Construção modular: conheça essa tendência que irá transformar o mercado de construção civil

Há evidências convincentes de que a construção modular é o caminho a percorrer para todos os novos projetos de construção civil. É seguro dizer que uma pessoa leiga não consegue identificar a diferença entre a construção modular e a realizada no local.

Por isso, chegou a hora de ver a forma como os edifícios modulares realmente fazem a diferença. Quais são as vantagens que tornam os edifícios modulares o futuro da construção? Veremos algumas delas!

O que é a construção modular?

Para esclarecer de forma precisa, vamos especificar o que é um edifício modular pré-fabricado. Essencialmente, é um edifício de estrutura de madeira regular que, por acaso, é construído em módulos de salas pré-fabricadas em um ambiente de fábrica controlado.

É uma maneira ecologicamente correta de construir prédios de madeira regulares, porque quase não há resíduos produzidos, os entulhos no local são poucos a nenhum e o material de construção principal – a madeira – é um recurso natural renovável.

As casas modulares não são de forma alguma comparáveis aos barracos surrados que vêm à mente quando alguém começa a falar sobre construções modulares. A construção modular segue os mesmos padrões da construção no local e, devido a testes regulares na fábrica, os edifícios geralmente são ainda melhores do que os edifícios construídos no local.

Por que a construção modular está ganhando evidência?

A questão mais precisa seria, por que a construção modular está sendo mais comentada agora. A construção modular é conhecida e usada de forma eficiente e lucrativa há décadas. Porém, as mudanças que alteram “as regras do jogo” em campos conservadores, como a construção, civil não são aceitas com muita frequência. Sendo assim, o que causou o aumento repentino de popularidade na construção modular?

A revolução tecnológica

Em primeiro lugar, o uso crescente de modelagem digital emparelhado com novas técnicas de fabricação, como a impressão 3D, ampliaram a visão das pessoas – estamos usando cada vez mais robôs e tecnologias na fabricação de tudo, de carros a móveis. Essa mudança está chegando à construção e a aplicação mais eficaz para essas tecnologias é a construção modular.

Redução da mão de obra qualificada

Em segundo lugar, a construção modular alivia a carga de trabalho. A capacitação é o diferencial para o empregado na área de construção civil. Experiência, habilidade e conhecimento estão escassos neste segmento.

E não se pode “ir treinando” alguém durante o projeto. É necessário mão de obra qualificada para o trabalho, ou seja, não havendo, a construção modular ganha ainda mais espaço na engenharia civil.

A combinação perfeita para o crescimento

A combinação de novas possibilidades tecnológicas, mudanças na economia, perda de mão-de-obra qualificada na indústria e o aumento do custo neste segmento, fizeram com que o rápido crescimento da construção modular fosse quase inevitável. Quando adicionamos o aumento dos padrões de qualidade, as demandas dos clientes e o desejo de um projeto mais rápido, descobrimos que a construção modular preenche todos os requisitos.

Como será o futuro modular?

Apague definitivamente a imagem dos estereótipos de prédios modulares sendo genéricos ou sem recursos. Edifícios modulares podem ser feitos de forma perfeita e de aparência moderna, não perdendo em nada para as construções no local.

Quase todas as principais escolas de design estão ensinando o básico do pré-fabricado e a próxima geração de arquitetos e engenheiros estará equipada para tornar os edifícios pré-fabricados mais empolgantes.

A pré-fabricação não estabelece limites para a personalização, porque, da mesma forma que qualquer outro edifício de estrutura de madeira, elementos e recursos de parede individuais podem ser adicionados aos módulos da sala. Isso significa que um prédio não precisa ser “apenas uma caixa” ou sem recursos – pode ser qualquer coisa que você deseja que seja.

Quais são as vantagens imediatas da construção modular?

Se você é um cliente de negócios que esteja procurando construir novos prédios para seus para seus empreendimentos, o futuro pode começar agora mesmo. Se você escolheu a construção modular como a tecnologia para erguer seu próximo prédio, talvez esteja imaginando quais seriam os benefícios imediatos para você? Nós diremos:

  • Economia de custos – a construção modular é eficiente. Não há materiais desperdiçados por causa do dano do tempo. Os custos com mão-de-obra são menores porque menos mão-de-obra é necessária e o tempo total de conclusão é menor, o que significa ser muito mais rápido.
  • Economia de tempo – Não há atrasos causados pelo tempo ou pela mão de obra não qualificada. A preparação do local e a construção dos módulos ocorrem ao mesmo tempo, o que resulta em uma conclusão mais rápida do seu projeto.
  • Trabalho – A força de trabalho na fábrica da casa é altamente especializada para um determinado processo, o que significa que eles trabalham rapidamente e fornecem alta qualidade. Por outro lado, os membros da equipe de instalação não precisam ser altamente qualificados como artesãos qualificados.
  • Controle de qualidade – os módulos pré-fabricados são construídos em um ambiente de fábrica controlado. Eles são projetados e construídos com os mesmos padrões que os edifícios construídos no local e os testes regulares na fábrica garantem a alta qualidade dos módulos que saem da fábrica.
  • Impacto no local – as construções modulares deixam um impacto mínimo no local da construção, o que significa menos obras e custos na restauração após a conclusão da construção. A construção modular requer um movimento mínimo para entregar os materiais no local. Isso é perfeito quando os veículos de transporte precisam transitar e manobrar em ruas movimentadas.
  • Sustentabilidade – o desperdício mínimo de material e o uso de madeira como material de construção principal, que é um recurso renovável, torna a construção modular amigável ao meio ambiente.
  • Uso de material e logística – pedidos consistentes e determinados fornecedores para as matérias-primas, o que significa que se pode negociar preços melhores. Com isso é
  • certo de que não há atrasos ou problemas na logística. Isso se traduz diretamente nos custos reduzidos para os clientes.

A construção modular é o futuro da engenharia civil. São inúmeras as vantagens. Poderíamos listar várias delas, porém, seria necessário artigos com mais detalhes. Sendo assim, saiba mais sobre o assunto e renda-se a inovação, praticidade e a perfeição que essa tendência proporciona.

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: