fbpx

Área do Cliente

5 passos para acelerar os processos contábeis na construção civil



18 de abril de 2019
5 passos para acelerar os processo contábeis na construção civil

A contabilidade é um dos aspectos mais importantes da gestão e administração nos negócios. Em empresas com várias unidades, uma equipe de contabilidade que monitora com precisão o movimento de ativos para dentro e para fora da empresa é necessária para garantir a transparência e a lucratividade.

Na indústria da construção, empresas e contratadas enfrentam desafios únicos quando se trata de contabilidade. Neste artigo, veremos 5 formas para acelerar estes processos, identificando as principais diferenças entre contabilidade de construção e práticas contábeis regulares, enfatizando a importância de adotar uma solução de software para aperfeiçoar sua contabilidade e ajudá-lo a ganhar mais dinheiro com a construção civil.

1. Entenda a contabilidade na construção civil

É importante entender que a contabilidade de construção é diferente da contabilidade regular. Um negócio típico, como um restaurante ou mercearia, usa princípios contábeis típicos.

Este modelo funciona perfeitamente para esse tipo de negócio – vendendo produtos de um local fixo. A empresa entende o custo de cada item que vende e a sobrecarga é mantida relativamente constante.

Em contraste, as construtoras “se movem” e concluem o trabalho personalizado em novos locais regularmente. Assim, as construtoras devem monitorar categorias de custos totalmente diferentes, por exemplo:

· tempo de viagem,

· custos de mobilização,

· ferramentas e equipamentos

· entrega de materiais no local de trabalho

Até mesmo a limpeza do local de trabalho quando o trabalho é concluído. Em certo sentido, o negócio não tem localização fixa e é movido para onde o cliente precisar, junto com os materiais necessários para o trabalho.

2. Integre as informações com precisão e agilidade

Se a equipe estiver criando relatórios personalizados fora do sistema contábil para trabalhos em andamento, formulários de faturamento de construção, folhas de pagamento certificadas, cálculo de custos de trabalho ou análise de produção de mão-de-obra, o sistema contábil comum não atende às necessidades da construtora.

Quando um sistema é incapaz de fornecer informações do modo como os contratados precisam ter, contadores são forçados a refazer todo o trabalho. Um sistema de contabilidade de construção consistente oferece recursos precisos, instantâneos e abrangentes de relatórios.

Esses sistemas são construídos em bancos de dados seguros e são projetados para lidar com milhões de registros e vários usuários, o que significa que eles podem produzir relatórios que podem ser facilmente compartilhados e acessados.

Isso aumenta a eficiência e garante que todos estejam na mesma página. Ou seja, a automação é fundamental para acelerar os processos contábeis.

Automatizando os processos contábeis, alguns destes relatórios serão compartilhados de forma instantânea entre colaboradores e gestores:

· folha de pagamento;

· custo estimado x custo real;

· trabalho em progresso;

· excesso / subfaturamento;

· lucros e perdas;

· balanço patrimonial.

3. Fique longe de fraudes e multas

É visível a necessidade de eficiência nos processos contábeis na construção civil. Números e dados que são enviados devem ser precisos para que nenhuma “deslize” aconteça. Relatórios não integrados certamente serão lançados sem todas as informações.

E o que pode acontecer? A penalização pelo envio incorreto dos dados. Sabemos que não há intenção de fraudes, porém, ao menor erro por parte da contabilidade a construtora pode sofrer multas pesadas.

Por isso é essencial a integração das informações de todas as áreas. Pois, no cruzamento de dados tudo se alinha e nenhuma despesa, lucro e números são ocultados.

4. Use toda tecnologia disponível

Contabilidade de construção é significativamente mais complexa do que é para a maioria das empresas. Ser capaz de rastrear, relatar e categorizar custos e outras despesas no seu negócio é importante para entender de forma única o projeto, e quais são lucrativos para o seu negócio, como cobrar clientes de forma precisa e justa, bem como, aproveitar ao máximo o seu empreendimento e recursos da empresa.

Custeio de trabalho preciso atualmente requer que relatórios diários sejam gerados em campo e enviados ao departamento de contabilidade regularmente. Contadores devem inserir os relatórios manualmente no sistema contábil regularmente, um processo que consome tempo e gera atrasos na papelada.

Uma plataforma de software integrada que permite que os funcionários da linha de frente preencham e enviem relatórios diários de custo e progresso, cartões de ponto e pedidos de alteração é uma maneira eficaz de controlar os custos incorridos durante um projeto.

Melhor ainda, os relatórios são instantaneamente digitalizados e acessíveis para os funcionários em campo e para o escritório de contabilidade, o que permite a rápida resolução de qualquer problema de custo e rastreamento preciso para garantir a lucratividade.

5. Utilize ferramentas específicas para projetos na construção civil

Fazer mais do mesmo não traz resultados inovadores. Pensando dessa forma, a Globaltec trouxe a eficiência do ERP UAU para suprir as necessidades que faltavam na obra. E ao invés de falar da destreza deste software, decidimos mostrar o que nossos clientes dizem sobre ele.

“Após a implantação do ERP UAU conseguimos otimizar vários processos, como por exemplo: a geração de pagamentos da folha para o Departamento Financeiro de forma automática (Salários, Rescisões, Férias, 13º salário, FGTS, INSS, IRRF e outros)”, conta Elvio Correia, Contador da Lourenço Construtora.

“Após varios anos de parceria e confiança os resultados alcançados são os melhores possíveis, dentre eles, agilidade e segurança na elaboração da folha, entrega no prazo hábil, consistência nos cálculos a partir das parametrizações corretas, conforme legislação em vigor”, complementa o contador, revelando a facilidade do ERP UAU ao gerar as obrigações acessórias (RAIS, DIRF, CAGED, ECD, ECF, EFD, os SPEDs).

Melhorar os procedimentos contábeis na construção civil começa com uma compreensão dos diferentes tipos de custos que você pode incorrer trabalhando em um projeto. O próximo passo é categorizar esses custos de forma eficaz, entendendo as nuances entre despesas gerais e custo com equipamento, apreciando a complexidade dos projetos que sua empresa é capaz de fazer.

Por fim, a melhor maneira de garantir uma contabilidade precisa é implementar uma solução de software que permita que os funcionários da sua empresa enviem facilmente dados sobre o custo por meio de uma plataforma integrada ao seu software de contabilidade. Essa prática economiza tempo na papelada e garante que dados importantes nunca sejam perdidos, tornando sua construtora mais lucrativa como resultado.

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: