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Conheça as KPIS na construção civil

Como sua empresa mede o sucesso do projeto de construção? Para muitos de nós, é fácil ver as finanças como um dos principais indicadores de desempenho. O maior e melhor indicador é se está acima ou abaixo do orçamento. Lucramos ou não?

Como os proprietários e executivos de projetos geralmente estão olhando para métricas de alto nível, é fácil para as equipes serem conduzidas puramente pelo dinheiro. De fato, boa parte das construtoras priorizam as metas financeiras imediatas em detrimento da resiliência organizacional.

No entanto, há uma série de outros KPIs na construção civil essenciais que podem revelar se um projeto está no caminho certo, fornecendo insights mais acionáveis sobre quais mudanças precisam ser feitas. Acompanhe a leitura do artigo e conheça alguns deles.

Organizando os índices de desempenho

Embora sua empresa possa medir muitos detalhes de um projeto, a análise de desempenho eficaz exige a priorização de um número limitado de categorias principais de preocupação para acompanhar o sucesso geral do projeto e a integridade da construção. Estas seriam questões financeiras e não financeiras que podem ser quantificadas.

Rastrear e interpretar cuidadosamente uma série de indicadores-chave de desempenho (KPIs) ajuda a construtora a ter uma resiliência de longo prazo, além de atingir metas financeiras de curto prazo.

Os KPIs são como sinais vitais que mostram se a sua obra está funcionando de acordo com o planejado. Por exemplo, comparando uma construtora com um motor de automóvel, note que a análise do motor é baseada em mais do que quantos quilômetros ele faz por litro. Da mesma forma, embora as métricas básicas do projeto de construção envolvam custos e tempo, o lucro não é a única questão de desempenho a ser medida.

Quando se observa que os indicadores geralmente são dados quantitativos, como números ou porcentagens, que apresentam um quadro rápido de uma condição, percebemos as evoluções e desempenho de forma ampla e geral.

Segurança

Um local mais seguro implica menos riscos e custos a longo prazo. Se ocorrerem problemas, eles podem definir seu projeto no que diz respeito a tempo e dinheiro. Além disso, os incidentes de segurança podem significar pagamentos de indenizações mais altos ou baixos.

Portanto, conhecer e entender sua classificação de segurança é fundamental para reduzir seus custos e manter sua equipe produtiva.

Qualidade total do projeto

Ter uma melhor compreensão da qualidade total de seus projetos ajudará a reduzir as mudanças e o retrabalho. Portanto, manter um controle sobre as métricas de qualidade é uma maneira infalível de manter o orçamento e a programação. Os seguintes KPIs de construção ajudarão sua equipe a manter um alto nível de qualidade:

Forma de atuação

Métricas de desempenho podem revelar a produtividade de um projeto. Medindo e compreendendo como o tempo e os esforços estão sendo gastos, as equipes podem ajustar e alocar recursos ou ferramentas adicionais para as áreas que mais precisam deles para alcançar as metas do projeto. Aqui estão alguns KPIs relacionados ao desempenho da construção:

Funcionários

Embora o acompanhamento do desempenho de seus funcionários seja crucial para um projeto bem-sucedido, medir seu desenvolvimento e satisfação também é essencial para o sucesso. Os funcionários que estão investidos e felizes poderão trabalhar com mais eficiência a longo prazo e contribuir mais para o resultado final.

Sem mencionar que, a rotatividade de funcionários é uma despesa importante e reduzir esse custo pode salvar as equipes grandemente.

KPI e tecnologia

Para que os KPIs funcionem, as empresas precisam incentivar todos os funcionários a entender e participar dos processos que essas ferramentas de desempenho englobam. Para melhorar a velocidade e a suavidade da implementação, ajuda a fornecer treinamento inicial para funcionários influentes – como o mestre de obras e outros gestores de campo – que estão dispostos a demonstrar repetidamente como e por que os KPIs são importantes.

Ao mesmo tempo, esses líderes precisam de um excelente suporte de software, incluindo consultoria virtual e no local. Todos precisam de uma hierarquia de apoio e do conhecimento de quem procurar ajuda.

Você pode pensar que os incentivos à participação em qualquer setor seriam baseados principalmente em funcionários financeiramente compensadores. No entanto, um processo de orientação é um dos melhores motivadores disponíveis.

Implementando KPI na construção civil

Os principais colaboradores treinam outros funcionários para se tornarem também bons treinadores. Isso cria confiança e autoestima. Este princípio de uma “pirâmide” de capacitação funciona em várias indústrias. Quando os empregadores de qualquer empresa oferecem treinamento efetivo, eles estão tratando a equipe de uma maneira que os fará querer permanecer.

Outros incentivos populares podem envolver prêmios e comemorações por atender ou superar os KPIs. No entanto, esses incentivos devem estar claramente conectados aos resultados esperados e ser anunciados no início da implementação.

Delegando funções

Outra oportunidade para ganhar adesão dos principais funcionários é designar funcionários-chave responsáveis pelo rastreamento e compartilhamento de dados de medição em toda a empresa. No entanto, primeiro forneça treinamento sobre como o software de desempenho da empresa mede e avalia o progresso, seja sobre dinheiro, qualidade ou satisfação do empregado.

Por fim, usar apenas o orçamento como seu principal indicador de desempenho é muito parecido com o cálculo das calorias de um bolo para avaliar sua ele faz bem o não para o corpo. Sabemos que, embora seja um ponto a ser avaliado, não é o suficiente para avaliar se o

bolo nos fará bem ou não. Avaliar os ingredientes, a forma de cozimento e como fica depois de assado, mostrará de forma mais específica se o resultado cumpre as expectativas.

Claramente, as finanças puras não devem ser o principal indicador de desempenho. Então, por que eles são constantemente o foco principal do projeto? Outras medições críticas precisam ser levadas em conta para acompanhar o progresso das construções e a produtividade – os principais fatores que levarão as equipes que desejam o sucesso.

Adicionando novos KPIs de construção relacionados à segurança, qualidade, desempenho e equipe são fundamentais para entender a história completa do seu projeto. Com o tempo, isso permitirá um melhor controle de custos e aumentará o resultado final da obra.

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