CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

O papel estratégico do mestre de obra na construção

Conduzir um empreendimento não é uma tarefa simples. Para isso a pessoa que o gerencia deve se doar por inteiro e ser profissional em cada detalhe. Assim deve ser o papel do mestre de obras na construção.

Ele deve garantir que o projeto seja concluído com segurança, assegurando que a obra seja executada no prazo e dentro do orçamento permitido. Ele entra no processo bem no início do projeto para ajudar o cliente no planejamento preliminar.

Ele possui um papel de destaque em toda a construção, por isso, este artigo tratará da necessidade de um mestre de obras que conduz o empreendimento de forma estratégica.

Funções essenciais para um mestre de obras

Engana-se quem acredita que o mestre de obras precisa apenas supervisionar os trabalhadores no canteiro de obras. Essa função corresponde a um encarregado. Ele sim desempenha melhor esse papel de monitoramento e supervisão.

Já o mestre de obras, precisa atuar como um líder em toda construção, não só no momento em que ela está acontecendo. Ele deve acompanhar tudo do início ao fim, se comunicando com os mais diversos públicos a fim de integrar as informações e passa-las aos responsáveis por cada área. Suas funções fundamentais, consistem em:

Planejamento e gerenciamento de projetos

Envolve o planejamento de todo o projeto e a documentação de todos os trabalhos que devem ser concluídos. Isso ajuda a permitir orçamentos e acesso a materiais necessários

Gerenciamento de custos

Aqui, ele deve ter as despesas de cada projeto em ordem para serem gerenciadas de forma eficiente durante todo o processo. Garantir que qualquer ajuste seja feito para conter problemas inesperados ou dificuldades.

Gerenciamento de qualidade

Um mestre de obras deve certificar-se de que os contratados empregados para o projeto estejam concluindo esse processo com um padrão de alta qualidade. Monitorar o processo, para manter a qualidade a cada passo.

Administração de contratos

Contratos extensivos com o cliente fazem parte do processo de construção do projeto. As disposições contratuais devem ser cumpridas para garantir que todas as partes envolvidas estejam satisfeitas, e o mestre de obras participa dessa gestão.

Gerenciamento de segurança

Como um canteiro de obras pode ser um local perigoso, com muitos riscos á segurança, o mestre de obras deve garantir que os processos corretos estejam em vigor para assegurar que não haja acidentes. O mestre de obras precisa ter certeza de que o trabalho atenda a todos os requisitos legais e regulamentos da construção.

Diferença entre o mestre de obras e o encarregado

As duas funções são essenciais, porém, não são a mesma coisa. Os dois profissionais são líderes de equipe, no entanto atuam em posições diferentes. Por exemplo, o encarregado faz parte da liderança micro, ou seja, a equipe de pedreiros, eletricistas e demais colaboradores no canteiro de obras.

Já o mestre de obras lidera o macro, que é o encarregado e sua equipe, é uma questão posição e responsabilidades diferentes. Sabemos que muitos canteiros de obras não possuem os dois profissionais, que o encarregado é o mestre de obras ou vice e versa. E isso pode acontecer, não há nada de errado. Tudo dependerá do projeto, seu tamanho, os contratados e outros fatores.

O mestre de obras como estrategista na construção

O mestre de obras é responsável por gerenciar indivíduos em várias funções apropriadas para o projeto. Antes que qualquer um dos trabalhos reais de construção possa ocorrer, os planos devem ser discutidos entre ele o arquiteto, topógrafo, compradores e demais envolvidos.

O mestre de obras é responsável por contratar a equipe relevante e necessária para concluir o projeto de acordo com o padrão do cliente. É importante que todos os membros da equipe sejam geridos de forma eficaz, para que os planos para o projeto possam ser totalmente compreendidos e desenvolvidos.

O mestre de obras precisará contratar e organizar vários profissionais e fornecedores e coordenar as atividades dos subcontratados.

Eles estão aptos a trabalhar em uma variedade de projetos. São eles:

Residencial – o que inclui todo o tipo de habitação, apartamentos e outros tipos de habitação mais pequenos

Agrícola – Neste tipo de projeto incluem abastecimento de água, drenos, celeiros e cercas especializadas. Projetos agrícolas são tipicamente focados em edifícios industriais

Comercial – nos projetos comerciais são construções de comércio privados, que podem ser centros comerciais, armazéns, bancos, hotéis e resorts

Instituições – esse tipo abrange todos os projetos exigidos pelo governo ou outras organizações públicas. Por exemplo, isso pode incluir escolas, hospitais, instalações militares, museus e delegacias de polícia.

Industriais – Estes são edifícios construídos com o objetivo de fornecer armazenamento e produção de produtos. Usinas e refinarias de petróleo estão incorporadas neste tipo de projeto.

Mestre de obras também podem ser responsáveis por estradas, pontes, túneis e projetos aeroportuários.

Habilidades necessárias ao mestre de obras

Um mestre de obras capacitado tem a obrigação de se comunicar com muitas pessoas diferentes. Portanto, algumas habilidades são essenciais.

Ele deve ser capaz de motivar sua equipe para garantir que o projeto seja concluído com alta qualidade. Ele precisa ser criativo na resolução de problemas para superar quaisquer obstáculos que possa enfrentar no processo.

Ter excelentes habilidades organizacionais e de planejamento também são importantes para que o projeto possa ser planejado de maneira eficaz e eficiente, de acordo com o cronograma.

Matemática e habilidades de TI também são fundamentais. Ele precisa ter um conhecimento profundo dos diferentes métodos de construção e software de gerenciamento de projetos. Ele precisa dessas competências essenciais para planejar o projeto e manter as informações e finanças atualizadas.

Algumas empresas também oferecem programas de treinamento, que permitem que aqueles que desejam seguir uma carreira na construção civil desenvolvam seu conhecimento e experiência enquanto trabalham para obter uma qualificação. Isso lhes permite ganhar experiência em estimativas, planejamento e compra. Com a maior experiência adquirida, mais responsabilidade pode ser realizada.

Por fim, a atuação do mestre de obras é fundamental para um empreendimento bem-sucedido. Suas habilidades são mais do que necessárias, elas fazem parte da estratégia de todo o projeto e por isso devem ser usadas de forma a contribuir para a evolução do canteiro de obras.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!