fbpx

Área do Cliente

Descubra como as Construtechs estão impactando o mercado da construção



28 de maio de 2019
Descubra como as Construtechs estão impactando o mercado

Você já se perguntou o que é uma Construtech? Já ouviu falar desse movimento que está ganhando força a cada dia que passa? Se sua empresa quer conhecer um pouco mais sobre o assunto, este artigo veio de encontro a todas as suas dúvidas.

Não deixe de acompanhar cada detalhe e saiba mais como as Construtechs estão revolucionando o mercado da construção civil. Acompanhe a leitura e fique por dentro desse mais novo tipo de empresa.

Vamos iniciar com a pergunta chave: O que é uma Construtech?

As Construtechs nada mais são do que startups que surgiram com intuito de trazer soluções tecnológicas para o mercado da construção civil. Elas têm o objetivo de solucionar os problemas de empresas como mineradoras, empreiteiras, imobiliárias, construtoras e até de consumidores que alugam, compram e vendem imóveis. A ideia principal é facilitar a rotina dos profissionais dessa área.

Esse tipo de empresa vem ganhando força pelo modo como dão suporte aos seus clientes. É uma forma de descomplicar vários detalhes burocráticos e físicos que atrapalham o andamento dos negócios. Entre 2018 e 2019 tem crescido no mercado de forma significativa.

O que de fato faz uma Construtech?

Se há um interesse em buscar essa startup é preciso saber se os serviços prestados se encaixam nas demandas que você possui, certo? Então vejamos, quais trabalhos de fato, são atribuições das Construtechs:

Gestão de canteiros de obra

Não é preciso mencionar que o canteiro de obras é um local que precisa de gerenciamento rigoroso para que o projeto não atrase. Uma Construtech fica responsável por isso. E não estamos falando de alguém só “olhando” como as coisas estão.

Se trata de uma equipe de gestores controlando e “destravando” qualquer empecilho que comprometa o bom andamento da obra.

Gerenciamento de resíduos

Parece que hoje em dia, tudo é na base do “gerenciamento”. E é isso mesmo. É importantíssimo gerenciar de forma eficiente cada parte do projeto. E uma maneira de otimizar todo trabalho e reduzir custos que, na maioria das vezes as empresas nem sabiam que tinham.

E é exatamente isso que o gerenciamento de resíduos faz. Se trata de um conjunto de ações destinada a cumprir etapas de coleta, transporte e tratamento de todos os resíduos no canteiro de obras. E vocês concordam que resíduos são o que não faltam em um canteiro de obras. Ou seja, gerenciamento mais do que necessário.

Segurança do trabalho

Alguém deseja passivo trabalhista em sua obra? É claro que não. E a segurança do trabalho está aí cuidando para que isso realmente não aconteça. As Construtechs também oferecem esse tipo de serviço.

Seu canteiro de obras atuando de maneira segura, dentro das normas e garantindo muito mais estabilidade para os colaboradores. Isso permite um trabalho seguro para seus funcionários, o que é o mais importante, e também evita qualquer dor de cabeça com processos trabalhistas no quesito “acidentes de trabalho”.

Como as Construtechs farão tudo isso?

Como seu próprio nome sugere, por meio da tecnologia. Os programas de software como ERP UAU e como o BIM por exemplo, permitem que os projetos sejam arquitetados digitalmente do início ao fim.

Isso significa que toda a equipe do projeto pode analisar e planejar todo o processo de construção antes de mover uma única pá de terra. Também permite uma reavaliação passo a passo do projeto e reduz o risco de erros dispendiosos e oportunos.

O mesmo é realizado no gerenciamento de resíduos. Acha difícil? Vamos ao exemplo. Existe um tipo de tecnologia em que um sensor de lixeira permite que você saiba quanto o contêiner de lixo está cheio.

Esse sistema permite que você monitore facilmente a capacidade de seu contêiner de qualquer lugar, fornecendo análises detalhadas para ajudar a empresa a rastrear seus resíduos.

Ter visibilidade completa do seu contêiner pode ajudar a reduzir os custos. Esses dados também podem ajudar a reduzir as emissões de combustível otimizando as programações de coleta de lixo.

Outro exemplo está nos projetos de construção que envolvem muitas máquinas a serem transportadas para o local, o que cria um risco de extravio ou roubo de maquinário, potencialmente custando milhões às empresas a cada ano.

Essas máquinas também representam um risco à segurança se não forem bem geridas. Em resposta a essas questões, algumas empresas estão implementando códigos de barras ou QR Codes, em seus equipamentos para resolver esse problema. Com um leitor digital é possível rastrear os equipamentos no inicio e no final de cada dia de trabalho, através da leitura desses códigos.

Percebe as facilidades tecnológicas invadindo o canteiro de obras?

Como as Construtechs estão impactando a construção civil?

Além das pequenas amostras citadas acima, as Construtechs vieram para alavancar o mercado da Construção Civil no quesito tecnologia. O mundo é digital, tecnológico e caminha cada vez mais em torno destas evoluções. Por isso, a construção civil necessita de empresas que possam introduzir métodos tecnológicos em seus projetos.

A construção é considerada um dos setores com maior intensidade de informações, pois muitos processos exigem tempo real e ampla troca de informações entre trabalhadores e partes interessadas. Usar a tecnologia certa no momento certo é crucial para atingir os objetivos de tempo, custo e qualidade do projeto de construção.

Como obter os serviços de uma Construtech?

É vital que as empresas avaliem suas necessidades tecnológicas antes de optar por uma solução. Uma das maiores limitações para qualquer indústria de construção é o software que eles usam, onde as informações só podem ser acessadas de um único local.

A escolha do software certo abre novos horizontes e permite acesso remoto a informações sem estar vinculado a uma localização geográfica específica.

Avanços tecnológicos recentes tornaram os locais de construção mais produtivos e menos estressantes.

É disso que o segmento de construção precisa. Mais empresas dispostas a somar e cuidar dos detalhes que dificultam a realização dos projetos. E não é preciso se preocupar com os empregos dos funcionários, pois o elemento humano é vital para operar e gerir toda essa tecnologia que veio nos brindar.

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: