fbpx

Área do Cliente

Descubra como realizar o cálculo do POC a favor da sua obra



06 de junho de 2019
Descubra como realizar o cálculo do POC a favor da sua obra

Como gestor no canteiro de obras, você sempre será sobrecarregado com trabalho e muitas vezes pode ficar aquém do tempo. Se não ficar atento aos detalhes, pode acabar ignorando questões importantes.

Gerenciar significa manter-se atualizado, ser organizado e garantir que o trabalho seja preenchido corretamente todos os dias. Você tem que priorizar o trabalho e os problemas.

Sua empresa já ouviu falar sobre o termo Percentage of Compliance (POC)? E melhor ainda, usar esse termo na construção civil? Se ainda não, vamos explicar com detalhes como esse sistema se aplica nesta área.

E se você já conhece, vamos reforçar essa categoria para auxiliar você a entender melhor o termo e sua aplicação. Acompanhe a leitura e não perca nenhum detalhe.

O que é PoC?

Não é só de engenharia civil que vive a construção. Sua importância é tão significativa socialmente e economicamente que diversas outras empresas estão ligadas a ela. Sendo assim, este segmento possui uma maneira diferente de calcular as receitas.

Dentro desse modo é que entra o POC (Percentage of Compliance), que nada mais é do que uma tradução de Percentual de Confiança. Esse tipo de método especial realiza o cálculo, reconhecendo as receitas conforme a obra avança em seu trabalho.

É uma forma mais precisa de acompanhar os gastos diante de cada processo dentro do canteiro de obras.

Porque calcular dessa forma?

É simples. Na venda de um produto, ou ate mesmo a prestação de um serviço, o valor pago por ele é exatamente aquele se recebe, de acordo com o que lhe foi dado. Entende? Não há mais nada ser mensurado. Entrega-se o produto, ou pratica-se o serviço e o valor é pago.

Já na construção civil não acontece da mesma forma. Não dá para saber os valores futuros. Fazer uma estimativa é ótimo, mas ninguém pode adivinhar e contar com imprevistos ou pequenas alterações na obra.

Por essa razão é tão importante utilizar o método POC para o calculo na construção civil. Só assim, há uma eficiência e precisão para calcular o que se gasta na obra à medida que se gasta. Não há perdas e nem desperdícios.

Qual sua importância para construção civil?

Muito mais do que se possa imagina, o POC traz inúmeros benefícios à construção civil. Ele não só dará as receitas obtidas com maior exatidão, como também será um aliado para garantir compradores e investidores a capacidade financeira de sua empresa.

Um cálculo mais preciso é necessário para dar ao comprador uma ideia razoavelmente precisa do custo para ajudá-lo a decidir se o trabalho pode ser realizado como proposto ou se precisa ser reduzido ou até mesmo não realizado, dependendo da disponibilidade de fundos e benefícios diretos e indiretos.

Para obras do governo, por exemplo, é necessário obter uma sanção apropriada para alocar a quantia necessária. Os trabalhos são frequentemente liberados com base em quantia fixa, caso em que o cálculo deve apontar o que será gasto durante a obra. Porém, como há situações que não podemos prever é necessário que se estime o mais próximo possível.

Cálculo de Materiais

A partir da estimativa de um trabalho, é possível determinar materiais e em que quantidades necessárias para a obra à medida que forem solicitados. Tudo de acordo com sua necessidade, sem ter que comprar a mais ou a menos.

Cálculo do trabalho

O número e o tipo de trabalhadores de diferentes categorias que terão que ser empregados para concluir o trabalho no tempo especificado podem ser encontrados a partir de um cálculo também.

Cálculo da planta

Um cálculo mais preciso ajudará na determinação da quantidade e do tipo de equipamento necessário para completar o trabalho.

O cálculo de uma obra e a experiência de um bom gerenciamento permitem estimar muito de perto o tempo necessário para completar um item de trabalho ou o trabalho como um todo.

Considerando que a importância de conhecer o custo provável não precisa de ênfase, a estimativa de materiais, mão de obra, planta e tempo é imensamente útil no planejamento e na execução de qualquer trabalho.

Como realizar o cálculo do POC?

Não é uma tarefa para o gestor da obra, e sim para um contador. É necessário analisar o andamento da obra de forma detalhada levando em consideração todos os custos ocorridos até o momento, o que foi orçado desde o início até o término da obra.

Você tem que entender o custo da construção. Ser informado sobre o custo de materiais, pessoas, equipamentos e todo o processo. Você não conseguirá ficar a par de todos os detalhes e avaliar os custos mais minuciosos. Mas você pode estar ciente de quanto dinheiro está indo para onde de acordo o cálculo que o POC fornece.

Como posso realizar os processos no canteiro de obras com mais precisão?

Manter o controle de tudo é difícil. Se você está fazendo isso sozinho, é praticamente impossível. E por isso você precisa de software de construção de gerenciamento de projetos. Com software ERP UAU, você pode acompanhar seu orçamento para garantir que ele permaneça dentro da sua estimativa original.

Não tenha receio em usar toda a tecnologia a seu favor e em prol do canteiro de obras. Quanto mais precisão em cada detalhe, mais produtividade e mais lucro. É mais tranquilidade em cada etapa da obra.

Gerenciar um canteiro de obras realmente acarreta muito trabalho. Um gestor de construção deve manter o projeto dentro do orçamento, no prazo e, é claro, de acordo com vários códigos, leis e diretrizes.

Com tantos fatores para acompanhar, quanto mais eficiente você puder ser, mais fácil será o trabalho em si. O trabalho executado por sua empresa afetará diretamente a qualidade do projeto em si, bem como os lucros obtidos e o tempo ocupado.

Por fim, planeje tudo sempre. Como o gestor do projeto de construção, precisa começar a planejar antes que a construção se inicie. Além disso, você deve revisar e evoluir seus planos até terminar o trabalho. Do início ao fim, ou seja, o projeto, a pré-construção e as etapas reais de um projeto exigem um grande planejamento. Esse planejamento nunca permanece consistente e tem que ser revisado de vez em quando à medida que a carga de trabalho se desdobra. Por isso a utilização do POC é tão necessária. É uma forma de planejamento que tornará o projeto uma realidade.

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: