fbpx

Área do Cliente

Descubra como a Inteligência artificial pode influenciar o mercado da construção civil



01 de agosto de 2019

A Inteligência Artificial permite que os empreiteiros construam de maneira mais inteligente, barata e eficiente, acompanhando uma indústria que está mudando rapidamente.

Agora, me diga o que você pensa quando pensa em Inteligência Artificial? Dispositivos inteligentes? Veículos que se movem sem condutor? Todos estão falando sobre IA por um bom motivo. Inteligência Artificial é um tema atual por causa de seu potencial para mudar a forma como os seres humanos fazem quase tudo.

Não acredita? A Inteligência Artificial tomou conta de quase todos os setores, infiltrando seus telefones, residências como caixas de som inteligentes, suas seleções de filmes e até mesmo seu carro.

No entanto, você não precisa se preocupar … ainda. A AI está aqui para ajudar, permitindo que os humanos sejam mais eficientes naquilo que fazem, enfrentando desafios em todo o mundo.

Uma calculadora é uma ferramenta para os humanos fazerem matemática com mais rapidez e precisão do que jamais poderiam fazer à mão, por isso, da mesma forma, os computadores IA são ferramentas para executar tarefas muito difíceis ou muito caras para que nós mesmos possamos fazer, como analisar grandes conjuntos de dados ou manter-se atualizado sobre pesquisas.

Pensando nisso, o mundo da construção é uma daquelas indústrias preparadas para ganhar muito com a computação inteligente, criando melhores prédios, cidades e comunidades para se viver. Neste artigo você terá uma base de algumas das maneiras que a AI está mudando o mundo da construção.

Inteligência artificial na construção civil

Design aperfeiçoado

Uma das primeiras coisas a discutir quando se fala em IA e construção é o processo de design, bem como os fatores que o influenciam. O projeto de construção agora é bastante arcaico, lento para adotar novas tecnologias, atrasando, portanto, o processo de criação de um edifício.

Usando inteligência artificial, proprietários e contratados podem usar um sistema de aprendizado supervisionado para coletar dados ambientais, dados de construção, dados de materiais, etc., para identificar a melhor maneira de criar um edifício ou até mesmo uma comunidade inteira.

Um sistema de Inteligência Artificial de construção pode recomendar a um construtor quais materiais, linguagens de projeto específicas e custos são necessários para criar a residência com base nos dados disponíveis, em segundos.

Em suma, a IA permite que os empreiteiros analisem grandes quantidades de dados em tempo real, reduzindo drasticamente todo o processo de construção a uma fração do que era anos atrás.

Controle de qualidade

O processo de controle de qualidade é tedioso, mas crucial para um empreiteiro de negócios, bem como para futuros ocupantes do prédio ou residência. E, com certeza, a IA pode ajudar nesse processo. Redes neurais poderiam ser usadas para avaliar imagens coletadas por drones para comparar várias inconsistências de construção em relação aos modelos existentes.

Empreiteiros e proprietários poderão detectar quaisquer problemas ou ameaças potenciais a um edifício antes que elas aconteçam, economizando tempo e custo.

O modelo de negócios de construção

Um sistema artificialmente inteligente provavelmente conhece seus clientes melhor do que você. Atualmente, em várias indústrias, a inteligência artificial é usada para entender melhor as necessidades dos clientes, criando experiências de marca personalizadas. O mundo da construção inteligente não será diferente.

Entender as necessidades de um cliente com base em dados será a nova era da construção. A construção inteligente prevê as tendências dos clientes, adaptando seu modelo de negócios ao mercado, às vezes até em tempo real. Um construtor usando IA será capaz de prever qual combinação de serviços é mais atraente para um cliente.

Seleção, criação e conclusão de projetos

Embora ainda seja uma possibilidade remota, a construção inteligente pode ser completamente executada por um futuro sistema de IA, uma ideia que é ao mesmo tempo assustadora e estimulante para muitos na indústria.

O sistema de IA certo poderia potencialmente trabalhar com os clientes em seus projetos, produzir o design final e enviar um robô para completá-lo, tudo isso sendo executado por apenas algumas pessoas.

Impressão 3D Inteligente

Os construtores que usam a impressão 3D para construir casas não são mais apenas “lenda” antiga. Casas de impressão 3D estão se tornando comuns e este novo avanço é graças à Inteligência Artificial.

Usando robótica inteligente, os empreiteiros são capazes de construir casas em horas, em vez de semanas ou até anos. Aprendendo com as simulações, os construtores podem empregar robôs de IA para construir casas em um futuro próximo.

Construção modular e casas pré-fabricadas

Casas modulares e casas pré-fabricadas são uma adição única e relativamente nova à indústria da construção. Em suma, estas casas podem ser construídas fora do local, economizando tempo e recursos, eventualmente para serem entregues na área de sua escolha.

A IA poderia eventualmente tornar esse processo ainda mais eficiente, melhorando a coordenação da cadeia de suprimentos, um componente crucial para o sucesso desses tipos de casas.

Gerenciamento de Projetos

O gerenciamento de um projeto de construção tem vários fatores a serem considerados, com cada um deles tendo o potencial de atrasar um projeto por anos. A Inteligência Artificial pode gerenciar todas essas tarefas sem esforço.

Os futuros programas de construção irão gerenciar projetos inteiros fornecendo aos construtores os riscos do projeto, a capacidade de construção e a estabilidade estrutural de várias soluções técnicas para grandes projetos comerciais, residências unifamiliares e grandes e pequenos projetos por todo o mundo.

Por fim, Apesar das previsões de perdas maciças de empregos, é improvável que a IA substitua a força de trabalho humana. Em vez disso, ele alterará os modelos de negócios na indústria da construção, reduzirá erros caros, reduzirá as lesões no local de trabalho e tornará as operações de construção mais eficientes.

Os líderes das empresas de construção devem priorizar o investimento com base em áreas onde a Inteligência Artificial possa ter o maior impacto nas necessidades exclusivas da empresa. Os primeiros a empregarem a IA definirão a direção da indústria e se beneficiarão a curto e longo prazo.

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: