De fato olhar com atenção para a fatura da energia elétrica pode ser o ponto de partida na hora de economizar luz e dinheiro!
Os benefícios diretos são conhecidos de todos: a sustentabilidade e a economia no bolso. Mas o que poucos sabem é que a tecnologia pode ser a maior aliada nessa tarefa com o uso de um sistema para controle de energia elétrica.
Portanto, é hora de construtoras e incorporadoras prestarem atenção nos sistemas para controle de energia elétrica que agregam valor econômico e social às suas obras!
Selos e certificações de excelência energética agregam valor às construções
Decerto, um sistema para controle de energia elétrica possibilita monitorar o uso da energia em uma construção ou empresa. Analisando os fluxos, identificando desperdícios, automatizando economias. Ou seja, é uma forma inteligente de confrontar a fatura da energia elétrica enviada pela concessionária, distribuir energia, encontrar soluções automatizadas que auxiliam a manter um custo baixo e otimizar o uso da energia, tudo com base em dados sólidos.
Selos e certificações de excelência energética agregam valor às construções
A energia sustentável já corresponde a um terço da produção global de acordo com a IRENA (International Renewable Energy Agency). Somente em 2018 a capacidade de produção de energia solar aumentou em 24% no mundo, e o Brasil também está contribuindo com esse aumento significativo.
Gráfico: produção de energia renovável e não renovável
Fonte: IRENA (https://www.irena.org/newsroom/pressreleases/2019/Apr/renewable-energy-now-accounts-for-a-third-of-global-power-capacity)
O governo brasileiro tem seguido a tendência mundial de valorizar a produção de energia sustentável. Iniciativas como o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) e o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET) incentivam (inclusive financeiramente) as indústrias e construtoras a obterem certificações que comprovam a utilização de energia sustentável e iniciativas que diminuem o consumo de energia elétrica.
Selos e certificações de excelência energética agregam valor às construções
Há alguns selos de excelência e certificações de energia sustentável que podem agregar valor aos empreendimentos imobiliários. Assim é possível aderir às certificações até mesmo na fase de projeto.
A cima de tudo, a certificação é um caminho interessante para as construtoras e incorporadoras. Pois possibilita demonstrar um resultado final ao cliente com maior assertividade ao mesmo tempo em que posiciona a empresa como sustentável e consciente de forma mais efetiva. Tudo isso importa, pois afinal, a compra de um imóvel está cada vez mais associada a um estilo de vida.
Veja algumas certificações que bem como podem trazer benefícios:
Procel: Oselo Procel Edificações é emitido pela Eletrobras em parceria com o Inmetro e pode ser outorgado desde a etapa de projeto até a conclusão. Também auxilia a encontrar alternativas para financiamento de iniciativas sustentáveis.
PBE: A etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, também em parceria entre o Inmetro e Eletrobas e classifica as construções em relação aos regulamentos técnicos não só o mais eficiente (A) mas também o menos eficiente (E).
ISO 50001: A ISO é uma federação mundial de organismos nacionais de normalização e trabalha com adesão voluntária aos seus programas. A ISO 50001 é uma norma publicada pela ABNT em 2011. Que especifica a implementação e manutenção de um sistema para que controle a energia elétrica em empresas. Logo que de fato diminui os custos e torna a gestão energética mais abrangente através de uma política implementada e organizada com esse fim.
Selos e certificações de excelência energética agregam valor às construções
Os benefícios de implantar um sistema de gerenciamento de energia são de grande valor não apenas para as empresas. Mas também para os consumidores. O preço do imóvel com eficiência energética pode ser aumentado com a garantia de que nesse ínterim, o seu custo de vida vai ser menor e melhor gerenciado. A construtora ou incorporadora ou loteadora que trabalha com tecnologia e gestão diferenciada de energia elétrica consegue se destacar no mercado. Chamando a atenção entre seus concorrentes e com toda a certeza, economiza energia e custos também nos seus processos internos.
Contudo, um sistema de gerenciamento de energia auxilia no planejamento, orçamento, execução e gestão na sua obra. Bem como, posteriormente, facilita a distribuição da energia, gestão das cobranças e evita a inadimplência. Enfim, a principal solução da Globaltec, o ERP UAU é uma destas soluções que facilita a gestão de empresas que pretender investir em energia sustentável no país.