CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

6 Tendências do mercado de construção civil para 2020 que você deve conhecer

6 Tendências do mercado de construção civil para 2020 que você deve conhecer

Sabemos que o mercado da construção civil está sempre em busca de novas tecnologias. Principalmente que possam trazer benefícios a todos os setores: do canteiro de obras à venda de imóveis.

Quem não se atualiza abre espaço para a concorrência. Por isso separamos algumas tendências de tecnologia para construção civil que se destacam para o ano de 2020 e que você deve conhecer, vamos a elas:

Sustentabilidade:

Essa tendência pode não parecer novidade, mas atitudes sustentáveis têm se mantido em alta e captado atenção nos últimos anos. Além disso, existem incentivos governamentais, da consciência ecológica e dos estilos de vida ecologicamente corretos, que estão cada vez mais em alta e afetam inclusive, na hora de decidir pela compra de um imóvel.

Principalmente no canteiro de obras, a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos são boas atitudes que podem ser implementadas de maneira simples e geram resultados. Seja como for, pela economia da empresa (diminuindo o desperdício), no meio-ambiente (causando menos impacto) ou na imagem da construtora (que se mostra preocupada com a causa da sustentabilidade). Outros diferenciais não só como áreas verdes, bem como o reaproveitamento de água da chuva, geração de energia solar e tomada para carro elétrico também seguem em alta para novos empreendimentos.

Sistema de automação de processo:

A automação dos processos é uma tendência que interfere diretamente não apenas na segurança. Mas também na minimização de erros e diminuição de falhas na construção civil – e ainda gera economia. Ou seja, um sistema de automação pode servir dentro de uma construtora para a cobrança automática de faturas, acompanhar o andamento físico e financeiro da obra, integrar o setor de compras e obras, entre outras vantagens que ajudam a enxergar a gestão da empresa como um todo.

Já a automação predial consiste no controle da luz e da água, dos acessos de segurança, automatização de refrigeração, aquecimento, gás. Por certo, tudo isso torna uma construção inteligente e constrói um ambiente agradável, seguro e eficiente.

Energia renovável

Já é possível gerar energia renovável no canteiro de obra por meio de painéis fotovoltaicos. E em contrapartida, diminuindo o impacto causado por uma construção que ainda não conta com infraestrutura completa. Em suma, a geração de energia própria nos empreendimentos também é uma tendência de tecnologia para construção civil. E uma demanda cada vez maior por parte dos compradores de imóveis. Por isso, uma construção autossustentável tem a sua vida útil gerenciada de forma mais inteligente. O que se torna um atrativo para quem considera os benefícios a longo prazo.

Construção com material Pré-fabricado

A pré-fabricação tem avançado muito nos últimos anos, talvez provavelmente com o barateamento das técnicas de steel frame e wood frame, que já são amplamente utilizadas no mercado de construção civil no exterior. Essas técnicas utilizam o aço galvanizado e estruturas pré-moldadas de madeira como elementos estruturais nas construções. Diminuindo assim o uso de tijolo e cimento e limitando o uso de concreto às fundações.

Robótica / Chatbot

Os robôs estão chegando à construção civil! Embora pensar na utilização de braços mecânicos não seja algo tão futurístico quanto parece. Na verdade, já há projetos em funcionamento como o SAM – sigla em inglês para pedreiro semi automático. O SAM é capaz de empilhar tijolos de forma precisa e com erros mínimos.

Quanto ao setor de gestão de uma construtora, a tendência do momento é o uso de chatbots, ou ferramentas de resposta automatizada, como a IterUp. Por meio desses recursos que utilizam inteligência artificial, é possível automatizar respostas para o atendimento a clientes, cobranças e até mesmo vendas. Facilitando assim o trabalho dos profissionais dessas áreas, que podem focar em tarefas mais complexas ao invés de gastarem tempo resolvendo problemas simples.

BIM / Projeto 3d / 5d e Realidade virtual aumentada

Você já deve ter ouvido falar sobre BIM – Building Information Technology, a tecnologia que compatibiliza os projetos de 2D a 7D. Portanto, o uso de softwares e ferramentas BIM une todas as etapas do projeto de um empreendimento, chegando até mesmo a 7 níveis. Sobretudo, o BIM integra as fases de um empreendimento, desde projeto até a execução, partindo da planta baixa em 2D, passando pelo modelo em 3D, o 4D com o detalhamento de análise de duração, 5D com os orçamentos e custos, 6D com a sustentabilidade e 7D com a gestão da construção. Empresas como a TocTec estão bastante avançadas nesse processo.

Dentro dessa nova forma de modelar e conceber projetos, a realidade aumentada é uma das tendências que mais chama a atenção na hora de encontrar erros de projeto, pois permite “passear” dentro da construção ainda na sua fase de planejamento. Isso também ajuda a equipe de vendas a mostrar para o cliente como será o resultado final, e isso pode ser feito até mesmo por meio do celular ou tablet.

De olho no otimismo do mercado

Com a contratação de mão de obra para construção em alta, o baixo volume dos estoques de imóveis no mercado e as taxas de juros para financiamentos cada vez mais atrativas, o momento é de otimismo para os próximos anos no mercado da construção civil. É uma boa hora para investir em uma tendência tecnológica que faça a sua empresa dar o próximo passo rumo ao futuro!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!