CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Sua empresa realiza a gestão de Programas Habitacionais?

As empresas da construção que procuram financiamento para seus empreendimentos, certamente devem ficar atentas aos recursos disponibilizados pelo governo para os Programas Habitacionais em 2020.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou no final de dezembro que disponibilizará R$ 69,5 bilhões para financiamentos em habitação e saneamento em 2020.

A expectativa é contratar 526 mil moradias, beneficiar 4,9 milhões de pessoas com saneamento e gerar 1,3 milhão de empregos no país. Mas sabemos que para trabalhar com recurso público é preciso ter muita organização e capacidade de prestar contas, não é mesmo?

Sobretudo, para acessar os financiamentos governamentais, sua construtora ou incorporadora deve desenvolver uma boa Gestão de Programas Habitacionais. Isso pode ser feito de forma inteligente através de um Sistema de Gestão Habitacional. Vamos ver como funciona?

https://www.youtube.com/watch?v=BeCmeVNWnXs

Como me preparar para fazer uma boa gestão de Programas Habitacionais

Para garantir que sua empresa possa participar dos sorteios e da distribuição de recursos públicos, antes de mais nada, é preciso preparar dossiês, relatórios, projetos com suas devidas aprovações, certificações e estar a par dos sorteios e processos de financiamento.

Assim sendo, um dos pré-requisitos básicos é a certificação pelo PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Desenvolvido pelo governo brasileiro para garantir a melhor qualidade das habitações por meio da gestão moderna e transparente das obras.

Certificação PBQP-H

Sem dúvida, a certificação PBQP-H é essencial para construtoras e incorporadoras que pretendem trabalhar com recursos do Minha Casa Minha Vida, do BNDES e da Caixa Econômica Federal. Além disso, é recomendável trabalhar com sistemas de gestão de qualidade auxiliares e também com um bom Sistema de Gestão de Programas Habitacionais.

Para as empresas que planejam e executam as construções contando com recursos governamentais, como os financiamentos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, o custo precisa se manter baixo, pois as medições precisam ser bem feitas e metódicas.

Em um financiamento da Caixa Econômica, por exemplo, a liberação dos recursos depende da avaliação do Cronograma Físico Financeiro. Por parte de um engenheiro designado pela instituição. Já que o engenheiro da Caixa acompanha a execução da obra mês a mês. Comparando o resultado encontrado no canteiro de obras com o planejamento do cronograma físico financeiro, liberando recursos apenas em cima do que foi executado. Se o cronograma previa toda a execução das fundações, por exemplo, em um mês, e na obra executou-se apenas 80% do previsto, apenas 80% dos recursos serão liberados. Além disso, se a fiscalização detectar vícios construtivos, pode solicitar que alguma parte da execução seja refeita a cargo da construtora e sem nenhum recurso adicional. Ou seja: a falta de qualidade pode gerar retrabalho e prejuízo.

Por esses motivos, a gestão precisa ser detalhada e muito afinada para evitar prejuízos e para que uma boa margem de lucro seja possível. Portanto, um Sistema de Gestão de Programas Habitacionais é uma ferramenta fundamental. Auxiliando o acompanhamento dos recursos existentes, sua liberação e possíveis sorteios disponíveis. Passando pela comunicação integrada com os órgãos governamentais até o acompanhamento da gestão de amortização com a obra em andamento.

Entenda os benefícios de usar um sistema de gestão de Programas Habitacionais

A boa gestão de programas habitacionais precisa contar não apenas com processos automatizados e inteligentes de medição, mas também com planejamento e acompanhamento, e isso pode ser obtido através de um Sistema de Gestão de Programas Habitacionais.

No caso do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), a amortização é liberada conforme o andamento das medições: a cada etapa entregue, o governo disponibiliza uma parte do pagamento. Portanto, se sua empresa não conseguir organizar o cronograma físico financeiro para estar de acordo com as medições, complica a liberação dos recursos, o que pode travar o andamento das obras e acarretar prejuízos.

Então, a solução da Globaltec auxilia o seu negócio no gerenciamento dos processos habitacionais que envolvem financiamento público do início ao fim. Automatize processos! Com o ERP UAU você realiza de forma simples e com agilidade:

  • Dossiês e processos de habitação
  • Integração com sistemas governamentais
  • Relatórios personalizados
  • Gestão de amortização
  • Gestão de medições
  • Gestão de Cronogramas
  • Controle de Qualidade
  • Gestão de estoque
  • Controle da execução da obra

Quer saber mais sobre como nosso sistema pode trabalhar pela sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma visita!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!