Descubra os benefícios de realizar o orçamento integrado ao BIM

Área do Cliente

Descubra os benefícios de realizar o orçamento integrado ao BIM



23 de janeiro de 2020

O orçamento de uma construção é um dos pontos chave para o sucesso de qualquer empreendimento imobiliário. Da mesma forma, é uma tarefa que pode ser executada de maneira mais inteligente se agregada ao BIM. Mas como fazer para ter sucesso nessa compatibilização entre o projeto e o orçamento? Então, vamos entender melhor?

Relembrando o que é BIM

BIM é uma sigla que traduzida significa Modelagem da Informação da Construção. Ou seja, é uma nova forma de trabalhar o planejamento e a modelagem dos empreendimentos que permite a interoperabilidade, integrando os trabalhos de vários profissionais em um único local. Além disso, implica diretamente na produtividade da gestão de planejamento de uma construção, integrando os departamentos de engenharia elétrica, estrutural, orçamentistas, arquitetos e muito mais.  

A princípio, se sua empresa não trabalha ainda com um alto nível de conhecimento em BIM, é sempre possível contratar consultorias especializadas, como a Toctec. Empresa que oferece serviços de consultoria, modelagem, integração em BIM, como também coordenação de projetos para que sua empresa entre nessa nova era da tecnologia de forma eficiente.

O que é orçamento dentro do BIM

Você que trabalha com orçamento principalmente para construção civil, já deve saber que pode utilizar BIM (Modelagem da Informação da Construção) em alto nível nas plataformas de projeto como Revit e QIBuilder para gerar o orçamento de forma compatibilizada com as etapas de projeto.

Para trabalhar orçamento dentro do BIM é preciso, antes de mais nada, ter um alto Nível de Desenvolvimento (também chamado de LOD) no detalhamento da modelagem da construção.

Ademais, LOD (Level of Development) é uma classificação criada pelo AIA (Instituto Americano de Arquitetura) para organizar as etapas de um empreendimento projetado em BIM, ou seja, separando as informações necessárias para cada etapa de visualização.

Os LODs mais utilizados são LOD 100, 200, 300 e 400. Eles correspondem ao nível de detalhamento dos materiais e objetos do projeto indo do mais simples ao mais complexo. No LOD 400, por exemplo, é possível já determinar a quantidade, espessura, marca, cor, preço dos tijolos a serem utilizados, bem como a argamassa e a tinta que farão parte do acabamento e as horas de trabalho e mão de obra necessárias para a execução.

Ou seja, tudo depende da qualidade com que o seu time trabalha com o detalhamento da modelagem em BIM.

Informações detalhadas

Assim, uma vez detalhadas as informações de orçamento dentro dos softwares que permitem modelar com BIM. Você pode isolar os arquivos correspondentes ao orçamento, inclusive separando-os por etapas, além disso, exportá-los para o seu sistema de orçamento para trabalhá-lo separadamente.

Como o BIM permite que você trabalhe o planejamento por etapas, afim de controlar e atualizar na mesma hora cada item do seu projeto. As alterações feitas por cada profissional num mesmo arquivo específico da sua construção já estarão atualizadas e compatibilizadas para que todos os responsáveis pela gestão do empreendimento possam acompanhar em tempo real e em qualquer etapa – do planejamento à execução.

O maior benefício de trabalhar orçamento em BIM

No entanto, onde ocorrem os erros na etapa de orçamento da obra? Orçar insumos ou mão de obra a mais, a menos, do tipo errado, tudo isso é muito comum e gera prejuízos tanto financeiros como no planejamento. Sem dúvida, com o orçamento em BIM, você trabalha com um nível alto de detalhamento desde a fase de projeto até a execução. As informações são compatibilizadas e atreladas a cada item modelado. A cada pequena alteração o arquivo é atualizado automaticamente, diminuindo assim, a possibilidade de que algo esteja sobrando ou faltando no orçamento.

Dessa forma, o orçamentista terá o trabalho apenas de revisar e controlar o processo de quantificação e organizar a execução da melhor forma possível.

Portanto, a maior vantagem de trabalhar orçamento em BIM é essa: a diminuição dos erros causada pela falta de compatibilização. Assim é possível fazer estudos de viabilidade mais precisos e controlar o planejamento e a execução com mais precisão e sem furos!

Integrando o orçamento BIM ao ERP UAU

Você pode integrar as suas informações de orçamento BIM ao ERP UAU em um só clique! A Globaltec trabalha sempre para acompanhar as tendências do mercado da construção civil e preparou essa facilidade para você!

O ERP UAU tem integração nativa com a modelagem BIM! Com apenas um clique, todo o planejamento feito nos softwares como Revit ou QiBuilder, por exemplo, estará detalhado no sistema UAU com todos os insumos, composição de material, volume de horas de trabalho necessários para execução da obra automaticamente e sem complicação.

A partir de então, você pode trabalhar tranquilamente dentro do módulo de orçamento com as vantagens que você já conhece:

  • Integração com Metodologia BIM
  • Acompanhamento físico dos serviços
  • Cálculo de BDI por serviço
  • Planilha orçamentária
  • Múltiplos orçamentos por obra
  • Cronograma orçamentário
  • Curva ABC por serviço e insumo
  • Visualizador por estrutura, orçamento e serviço
  • Orçamento por etapas
  • Integração com Project e Excel

Conheça o módulo de Orçamentos do UAU ERP, trabalhe com tudo que o BIM tem a oferecer: https://www.globaltec.com.br/solucoes/orcamento



Noticias relacionadas

3 fatores importantes que ajudam no crescimento de uma obra

3 fatores importantes que ajudam no crescimento de uma obra

Ao contrário do que muita gente imagina, o crescimento de uma obra não depende apenas do mercado ou da...

Saiba mais!
Como evitar desperdício na gestão de construções pesadas

Como evitar desperdício na gestão de construções pesadas

Diversas variáveis podem interferir no planejamento ao longo do tempo de execução do projeto. Saiba como evitar desperdícios na...

Saiba mais!
Descubra os benefícios do planejamento estratégico na construção civil

Descubra os benefícios do planejamento estratégico na construção civil

A falta de planejamento pode comprometer toda sua obra, desde o prazo para enrega até questões que podem influenciar...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: