Desvendando o conceito Turn Key na sua empresa

Área do Cliente

Desvendando o conceito Turn Key na sua empresa



20 de fevereiro de 2020
Desvendando o conceito Turn Key na sua empresa

Certamente uma empresa da construção civil trabalha muito com a gestão de contratos, seja como contratante ou contratada para diversas empreitadas. Mas você conhece o tipo de contrato Turn Key e a gestão que ele demanda? Então vamos ver como esse modelo pode servir para a sua empresa e quais as vantagens para os seus negócios.

O que é Turn Key?

Turn Key é um conceito que vem do direito norte-americano e que significa
semelhantemente “Entrega de Chave”. É um tipo de contrato que implica entregar um empreendimento totalmente pronto, ou seja, uma mesma empresa é contratada para uma empreitada global, que vai desde o projeto até as chaves na mão.

Como se trata de uma modalidade “importada” de contrato, não há uma legislação específica no Brasil que a acompanhe. Por isso é recomendável olhar para lugares diferentes para uma base jurídica, como os seguintes artigos do Código Civil:

  • Artigo 610 e seguintes
  • Artigo 481 e seguintes
  • Artigo 593 e seguintes

Portanto, existem dois tipos principais de contrato Turn Key, o EPC e o EPCM. Os nomes também vêm do inglês. Então vamos diferenciá-los:

EPC – Engineering, Procurement and Construction

Nesse tipo de contrato Turn Key, uma única empresa de construção é responsável não apenas pelo projeto, mas também montagem, compra de equipamentos, materiais e execução de uma obra completa. Similarmente ao contrato de empreitada global, já bem conhecido no Brasil.

Contudo, com a modalidade EPC, é preciso definir tudo antes da assinatura: preço, prazos, serviço, condições. Tudo nesse acordo é muito fechado e calculado, é um tipo de contrato muito adotado para executar obras corporativas ou que necessitam de financiamento, pois demonstram alto grau de planejamento, algo que as instituições financeiras enxergam com bons olhos.

EPCM – Engineering, Purchase, Construction Management

Nessa modalidade de contrato Turn Key, a empresa da construção é contratada para fazer o projeto, assim como as compras e a gestão da construção. De certo, a principal diferença em relação à modalidade anterior é que dessa vez existe a responsabilidade da gestão da construção, mas não da execução em si. Ou seja, a empresa fará a gestão de uma outra empreitada que executará a obra. Da mesma forma que na modalidade EPC, há a obrigação de entregar desde o projeto, com as compras de materiais, prazos, custos, tudo já previsto, assim como a gestão da construção até a entrega das chaves.

Quais os benefícios dos contratos Turn Key?

Cada obra, cada contexto pede um tipo de contrato e de acordo diferente. A modalidade Turn Key traz algumas vantagens para quem escolhe trabalhar dessa forma:

Centralização da responsabilidade

A gestão fica facilitada com apenas uma empresa para responder pela obra, simplificando a resolução de problemas.

Maior rapidez nas obras

A centralização em uma única empresa responsável simplifica e unifica a gestão da obra. O contrato também fixa um prazo que deverá ser cumprido.

Demonstra planejamento e solidez para conseguir financiamentos:

A modalidade Turn Key costuma ser aplicada para obras de infraestrutura, corporativas ou que necessitam de financiamento público, justamente porque demonstram solidez para a entrega e envolvem um alto nível de confiança entre o contratante e o contratado.

Facilidade no acompanhamento

É mais fácil acompanhar e cobrar de apenas uma empresa responsável, e essa empresa também tem mais autonomia para tomar suas decisões internas e fazer o melhor para cumprir o combinado, sem depender de se coordenar com outros fornecedores.

Cuidados ao trabalhar com contrato Turn Key

  • Detalhar muito bem as responsabilidades relativas aos serviços, prazos e custos
  • Para quem vai contratar na modalidade Turn Key, é preciso encontrar uma empresa confiável e que ofereça garantias de entrega
  • Para quem vai prestar serviço na modalidade Turn Key, é importante garantir a qualidade dos serviços e na prestação de contas.
  • Fazer uma boa gestão da empresa para facilitar a prestação de contas e a execução dentro do cronograma físico financeiro

Sem dúvida, um bom software de gestão é uma ferramenta que auxilia a fazer sua gestão de contratos, acompanhamento de obra e toda a administração dos empreendimentos desde o projeto até a gestão de chaves. Assim sendo, o ERP UAU tem soluções que atentem diretamente o que a modalidade Turn Key necessita, fale com um dos nossos especialistas e entenda como podemos ser parceiros da sua empresa para facilitar a gestão no dia a dia!



Noticias relacionadas

4 cuidados que sua empresa deve ter ao realizar a gestão de carteira

A gestão da carteira de clientes ainda é vista como um tabu por grande parte das empresas que lidam diariamente com vendas....

Saiba mais!
Planejamento tributário na construção civil: tudo o que você precisa saber

Planejamento tributário na construção civil: tudo o que você precisa saber

Os processos mudaram, mas a alta carga tributária e o seu complexo pagamento continuam preocupando gestores de construtoras, incorporadoras...

Saiba mais!

Globaltec e TocTec juntas por mais exatidão nos projetos

Descubra como a aplicação do ERP e BIM pode contribuir com a eficiência na compatibilização de projetos na sua...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: