Dicas de marketing para acelerar as vendas em seu shopping center

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Dicas de marketing para acelerar as vendas em seu shopping center



25 de fevereiro de 2020
Dicas de marketing para acelerar as vendas em seu shopping center

A melhor forma de usar o marketing para acelerar as vendas em seu shopping center certamente é conhecer mais a fundo as ferramentas disponíveis e que dão resultado! Por isso, preparamos para você algumas dicas de marketing que vão te ajudar a repensar a sua estratégia para captar e fidelizar clientes. Então vamos lá?

Por que ser estratégico no marketing?

Para cada tipo de negócio é preciso chegar a uma combinação de marketing diferente. Por exemplo, se você busca atingir a vários tipos de público, é recomendado manter uma parte do marketing tradicional (como outdoors, spots de TV e rádio, promoções, folhetos, etc), além disso, combinar com uma boa dose de marketing digital e de conteúdo (ações em redes sociais, vídeos, newsletters, promoções online, anúncios). 

O perfil do cliente que você procura é determinante para planejar suas ações de marketing. Assim sendo, você procura captar mais clientes consumidores ou mais clientes empresariais? Acima de tudo, é importante saber que dentro do marketing de conteúdo existem 2 vertentes, o Marketing B2B (Business to Business), ou de empresa para empresa, e o B2C (Business to Consumer), de empresa para consumidor. Portanto as técnicas aplicadas são diferentes dentro desses dois perfis. A princípio, para atrair um cliente empresarial você precisa construir uma relação mais específica, focada para o lado racional e útil. Mas para atrair um cliente consumidor é preciso construir uma relação de confiança e sentimento. Então em qual estratégia focar? Pense no perfil que você deseja atrair e monte uma Persona.

Definindo uma Persona

Existem ferramentas gratuitas que te ajudam a definir uma Persona (ou até mais de uma) para sua estratégia de marketing para shopping center. Contudo, é importante lembrar que mesmo que o seu cliente ideal seja uma empresa, você deve imaginar a persona como uma pessoa, aquela pessoa ideal de acordo com o perfil que você imagina ser responsável por tomar a decisão em relação ao que você deseja vender.

Vamos a um exemplo. Primeiramente, a Persona é o seu cliente ideal. Supondo que você deseja atrair um lojista para o seu shopping, portanto o primeiro passo é dar um nome e sexo à sua persona, com idade e cargo que exerce. Vamos chamar nossa Persona de Joana, mulher, 55 anos, sócia proprietária de uma empresa de comidas naturais. Mas onde ela trabalha? Como se informa? Qual a sua escolaridade? O que gosta de fazer nas horas livres? Quais os problemas e desafios que Joana enfrenta e que eu posso ajudar a resolver?

De acordo com essas questões já é possível avançar na estratégia de marketing necessária. Você pode identificar mais de uma persona, mas cuidado para não exagerar. E não esqueça de incluir imagens (pode ser de banco de dados) para ajudar na representação visual da sua persona, isso ajuda a visualizar melhor o caminho a seguir.

Usando o marketing digital da forma correta em 2020

O marketing digital já está sendo aplicado há um certo tempo, e por isso vem se transformando aos pouquinhos. As redes sociais mais interessantes para o seu negócio podem mudar rapidamente, por isso é importante usar a inteligência e acompanhar a evolução das ferramentas.

Existem perfis diferentes de usuários de redes sociais. O Instagram, por exemplo, é uma rede com jovens e jovens adultos, no entanto, o Facebook já trabalha com um público entre adulto e idoso. Por outro lado, redes novas como o TikTok têm a presença de adolescentes. E por fim, para as empresas, o Linkedin, as newsletters e blogs podem funcionar melhor por serem mais presentes no ambiente de trabalho. Seja como for, construa um caminho (ou jornada) para o seu cliente, buscando sempre encantá-lo.

Ferramentas para ajudar a sua gestão

A tecnologia é sua aliada para a gestão do shopping e para implementar o marketing para shopping center, existem sistemas tanto pagos quanto gratuitos que são essenciais para levar suas estratégias ao próximo nível.

ERP UAU

O ERP UAU tem um módulo voltado para a gestão de shoppings centers, permitindo que você use o sistema para várias atividades, como: gestão de contrato de lojistas, rateio de despesas, relacionamento com o cliente, gestão de carteira, fundo promocional.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google e que permite cadastrar o seu site através de um código inserido na programação da página. Com esse código ativado e cadastrado, você pode usar a ferramenta para ver dados sobre visitação, leitura do seu conteúdo, canais de acesso, diversas estatísticas sobre o acesso ao seu site.

Google Ads ou Adwords

Essa ferramenta coloca anúncios nas páginas de pesquisa do Google de acordo com um termo escolhido. Você pode escolher pagar pelo Custo por Clique ou pelo Custo por Impressões. Funciona como um leilão pelo espaço de anúncio por tema. Você pode comprar o anúncio para “shopping center no bairro Azul” por exemplo, e seu shopping aparecerá entre os primeiros resultados. Vale a pena ver como funciona!

E então, o que está esperando para avaliar e colocar em prática as suas estratégias de marketing?



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