CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Carga tributária de forma simplificada e com custo reduzido

Carga tributária de forma simplificada e com custo reduzido

O Brasil é o segundo país que mais paga impostos na América Latina, posteriormente Cuba, conforme o ranking da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Todavia a carga tributária brasileira chegou a 32,4% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017, segundo dados da Receita Federal.

O alto peso dos impostos é uma das questões que mais preocupam as empresas, por isso é preciso analisar e fazer um bom planejamento tributário para não ser pego de surpresa com taxas inesperadas.
Surpreendentemente, existem até mesmo formas de reduzir legalmente a carga tributária través de incentivos concedidos pelo governo.

Então vamos ver como simplificar a carga tributária da sua empresa e diminuir os custos.

Escolha o regime tributário adequado para sua realidade

Certamente precisar reenquadrar a sua empresa em um novo regime tributário ao longo de um ano pode ser uma dor de cabeça. Da mesma forma, enquadrá-la de forma errada pode também causar problemas e prejuízos. Por isso, faça com que a sua equipe contábil simule as opções e opte pela melhor para a sua empresa. Assim, tenha certeza de que você adotou corretamente um dos três regimes tributários a seguir:

Simples Nacional:

Para empresas que se enquadram como Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, conforme previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Para adotar o Simples Nacional, sua empresa precisa ter primordialmente um faturamento de no máximo R$4,8 milhões. Então, não se esqueça de formalizar sua opção pelo Simples junto à Receita Federal.

Lucro Presumido:

Costuma ser aplicado para prestadores de serviços. Em síntese, podem optar pelo Lucro Presumido empresas cuja receita total no ano-calendário anterior tenha sido igual ou inferior a R$ 78 milhões e que não estejam obrigadas à tributação pelo lucro real. Ademais, pode ser uma opção vantajosa para empresas com lucro maior que 32% do faturamento bruto. Já que a base de cálculo para o IR (Imposto de Renda) e a CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) são sempre as mesmas para esse regime e obedecem à uma tabela feita pela Receita Federal.

Lucro Real:

A empresa paga o IR e a CSLL sobre a diferença positiva entre receita da venda e os gastos operacionais em um período. Assim sendo, a carga tributária depende dos custos de construção. Em resumo, é um regime que costuma funcionar para empresas com um grande volume de faturamento e negócios com margens de contribuição apertadas.

Utilize os incentivos fiscais de forma eficaz

O governo dá alguns incentivos fiscais que podem ser utilizados pela sua empresa para diminuir a carga tributária. Por isso, pesquise e verifique junto à sua equipe se você pode participar de alguns como o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT),  Regime Especial de Tributação (RET), Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Por outro lado, há também a possibilidade de conseguir a desoneração da folha de pagamento: assegurada pela Lei 12.546, verifique se sua empresa pode contar com esse incentivo.

Entregue as declarações dentro dos prazos

Não se esqueça de entregar as declarações dentro dos prazos estipulados pela Receita Federal, como resultado você terá problemas e possivelmente pagará multas. Para o Simples, o prazo para as declarações costuma ser até o final de janeiro. Já para os outros regimes, fique atento para os prazos no calendário da Receita Federal e também preste atenção às datas para o regime de apuração, que costuma ser trimestral.

Seu time! Escolha um bom contador

Um bom contador pode fazer sua empresa economizar muito dinheiro, ou ao menos evitar multas e despesas inesperadas. Certifique-se que sua equipe contábil conhece o setor da construção e as particularidades que a sua atividade possui quanto aos regimes tributários e incentivos fiscais! Se o seu contador não é especialista, incentive-o a se especializar. Esse é um investimento em treinamento que pode dar grandes resultados!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!