
Certamente os projetos de loteamento são detalhados sob vários aspectos, desde o arquitetônico até o comercial, passando pela legalização. É claro que a projeção de lucro, a viabilidade econômica e o cumprimento dos requisitos básicos determinados em lei são importantes para o sucesso de um loteamento, mas não se deve parar por aí. Então esses são apenas os requisitos básicos de um empreendimento, mas qual será o seu diferencial? Além disso, o loteamento em questão oferece mais do que o essencial? Em outras palavras, o que o torna especial e atrativo para o seu cliente?

Portanto,as empresas que não pensam em oferecer conforto e bem-estar ao cliente estão fadadas a se perderem no mercado. Em síntese, o cliente não quer ser o dono de um lote de tamanho mínimo. Apertado entre o máximo de lotes possíveis naquela área, com o mínimo de infraestrutura. Isso não faz o cliente se sentir especial. Pelo contrário, faz pensar que está se resignando a comprar algo de baixa qualidade, dá a sensação de impotência. Assim sendo, não é esse o efeito que deseja atrelar à imagem da sua empresa e também não é o propósito pelo qual você trabalha, não é mesmo?
Vejamos quais são os 7 passos para um estudo de viabilidade de um loteamento com o intuito de deixar seu cliente satisfeito com a compra. Entretanto, não se esqueça que você pode contar com um sistema de loteamento para gerenciar todas as etapas do seu loteamento.
Definição da área a ser loteada
Primeiramente devemos definir a área a ser loteada, é claro. Antes de tudo, é necessária uma avaliação da área realizada por um profissional responsável e baseada em normas como a NBR 14653-1 (2001), que dispõe não apenas a avaliação de bens, como também fornece e detalha metodologias para medir os valores atuais e os custos das benfeitorias. Por
consequência, são métodos como o evolutivo, o involutivo, capitalização de renda, entre outros.
Contudo, pense além do lucro. Veja quantos lotes podem caber naquela área, calcule a previsão do retorno financeiro de acordo com a metodologia escolhida. Mas, não se esqueça de trabalhar com diversidade de tamanhos e opções para públicos diferentes. Assim você pode realizar o sonho de mais gente. Também é interessante prever (dentro do que o orçamento permite, é claro) um espaço de lazer ou um diferencial. Algo como a criação de uma praça, uma área verde, um lago, portal, algo que dê uma sensação de que o empreendimento foi pensado para o conforto do cliente e não apenas para lucrar.
Estudo topográfico
Posteriormente escolhida a área, empregada a metodologia de avaliação escolhida. É hora de realizar um levantamento topográfico detalhado com o auxílio de um topógrafo. Medições de tamanho, taludes, curvas de nível, sistemas de água, esgoto e até mesmo da qualidade do solo vão influenciar diretamente na viabilidade de um empreendimento, pois determinam o custo do trabalho a ser realizado pela loteadora. Certamente esse levantamento influencia na terraplenagem, drenagem, no sistema de esgotos e água e também na determinação dos espaços verdes.
Projeto arquitetônico
Primordialmente o projeto arquitetônico de um loteamento deve ser feito por um engenheiro ou equipe de engenheiros experientes, com alto detalhamento dos lotes e vias, estrutura, seguindo as normas vigentes no município para evitar problemas futuros. Sobretudo lembre-se de trabalhar também com plantas humanizadas para a hora da venda, com esquemas de cores para lotes de tipos diferentes, ressaltando o diferencial que o empreendimento oferece em matéria de espaços comuns.
Inegavelmente um bom projeto é essencial para alavancar as vendas e mostrar ao cliente as qualidades do lote que está comprando.
Projeto de implantação do loteamento
Decerto o projeto de implantação vai além do arquitetônico. Precisa determinar não só o projeto urbanístico, mas também incluir paisagismo, arborização, calçamento, sinalização viária, pavimentação, rede de coleta de águas pluviais, rede de esgoto, rede de água, rede elétrica e terraplenagem. Além disso o projeto de implantação precisa mostrar como e onde cada uma das obras de infraestrutura se dará na prática.
Projeto hidráulico e elétrico
Ao passo que engenharia sanitária e a engenharia elétrica são responsáveis por esses projetos, que preveem a captação da água das chuvas, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e o abastecimento e distribuição elétrica para o loteamento. São essenciais para a aprovação do empreendimento e, apesar de não “aparecerem” tanto nas vendas, precisam ser feitos com todo o cuidado para entregar um produto de qualidade.
Aprovação do loteamento
A depender da localização do empreendimento, há diversas etapas de aprovação a serem cumpridas. A maioria delas envolve a legislação municipal e a aprovação por órgãos da prefeitura. Tenha certeza de que sua equipe de projeto e engenharia está familiarizada com a legislação local para evitar embargos e entraves burocráticos que podem atrapalhar o andamento das obras.
Projeto comercial e marketing
O lançamento e a divulgação do empreendimento precisam estar coordenados com as etapas da obra e com o propósito do empreendimento. Quais imobiliárias serão parceiras? Será feita alguma promoção? É preciso preparar um material de marketing com as plantas humanizadas, um texto de apresentação, destacando os diferenciais para o bem-estar do cliente. Explique o seu projeto de forma apaixonada para a equipe de comunicação e eles tratarão de traduzir o propósito do seu empreendimento em um discurso de vendas que encantará seus clientes!

Para garantir que o seu empreendimento será um sucesso, você pode contar com a tecnologia para gerenciar diversas etapas. O ERP UAU oferece uma solução pensada especialmente para loteadoras. Com o módulo do sistema de loteamento do UAU você pode gerenciar: O lançamento do loteamento; A carteira de recebíveis; Administração do loteamento; Vendas e revenda; Relacionamento com cliente; Comissões. Conte conosco para tornar o trabalho da sua loteadora um sucesso! Saiba mais em: https://www.globaltec.com.br/contato/