Covid-19: Controle de acesso nos condomínios de forma segura e eficaz

Área do Cliente

Covid-19: Controle de acesso nos condomínios de forma segura e eficaz



21 de maio de 2020

Como todos já sabem, a crise provocada pelo novo coronavírus e pela doença que ele causa, a Covid-19, fez com que as pessoas fossem obrigadas a ficar em casa e evitassem circular. Para quem mora em condomínio, essa é uma tarefa especialmente difícil, pois uma das maiores vantagens desse estilo de vida é desfrutar dos espaços de convivência. Como então, os gestores de condomínio e os síndicos podem lidar com essa situação? Nós temos uma sugestão tecnológica que é interessante para essa nova realidade que vivemos!

Problemas nas formas de acesso ao condomínio em tempos de Covid-19

O acesso ao condomínio pode se dar por várias formas, algumas das mais comuns são:

  • Portaria tradicional: com liberação pelo funcionário porteiro, lista de nomes, cadastro dos moradores;
  • Portaria com reconhecimento biométrico: o morador coloca seu polegar ou dedo indicador em um dispositivo na entrada do condomínio para liberar o acesso;
  • Portaria com códigos de acesso: o morador digita um código no painel para liberar a entrada no condomínio e no bloco;
  • Portaria com tags: o morador aproxima uma chave do tipo tag para liberar a entrada no condomínio.

Com a situação do coronavírus, os condomínios com portarias tradicionais precisaram afastar seus colaboradores por tempo indeterminado – seja pela falta de transporte público ou por estarem em grupos de risco. Isso gera uma defasagem na segurança do condomínio e pede por uma nova solução que se adapte às necessidades atuais.

Quanto aos acessos que dependem de toque – como códigos digitados em painéis, acesso com impressões digitais – eles passaram a ser perigosos, pois sabe-se que o vírus sobrevive bastante tempo em diferentes superfícies. Em materiais como plástico e aço, o vírus sobrevive de 2 a 3 dias. Por isso, é necessário intensificar a rotina de limpeza dos condomínios e pensar em uma solução alternativa para controlar o acesso e a entrada.

Outra medida importante é também limitar o acesso às áreas comuns. Alguns condomínios já contam com tags, senhas e outras formas de limitar o acesso a essas áreas, mas elas precisam ser atualizadas para evitar ao máximo o contato com superfícies potencialmente infectadas.

Como resolver a questão do acesso ao condomínio em tempos de Covid-19?

A tecnologia pode, mais uma vez, ser a solução em tempos de coronavírus. Várias mudanças na rotina já vêm acontecendo, como o trabalho remoto, o aumento das compras online, o delivery de compras de supermercado. O acesso aos condomínios pode também se beneficiar do uso de smartphones. Tecnologias como os aplicativos de acesso da Access Run oferecem uma solução muito inteligente para evitar o contato com superfícies que podem ser facilmente infectadas com o coronavírus. A tecnologia funciona para todas as portas para as quais o condomínio desejar controlar o acesso, seja a entrada principal, entrada do bloco, salão de festas, ou qualquer outra área comum.

O controle de acesso pelo Access Run se adapta ao problema do coronavírus da seguinte forma: cada morador pode baixar o aplicativo Access Run em seu celular e, ao aproximar o telefone da entrada da garagem ou da porta do condomínio, o acesso é liberado. Ou então é possível liberar o acesso no próprio celular com uma senha cadastrada, com a impressão digital ou o reconhecimento facial – dependendo da possibilidade que o smartphone de cada oferece. Dessa forma, cada um toca apenas na superfície do seu próprio telefone, ou então não toca em nada.

E o delivery, como controlar?

O aplicativo da Access Run também te dá a opção de controlar as correspondências e entregas de delivery. Também é possível enviar convites de acesso personalizados para o smartphone da pessoa que precisa acessar o condomínio. Você ainda pode visualizar em tempo real a entrada e permanência de convidados, controlando assim o fluxo de pessoas no condomínio.

Viu como é fácil? Entre em contato com a Access Run e faça um orçamento para seu condomínio!



Noticias relacionadas

Saiba como manter uma gestão de rateio eficaz

Saiba como manter uma gestão de rateio eficaz

Sua empresa conta com uma gestão de rateio eficaz? Separamos algumas dicas que vão te ajudar.

Saiba mais!
Veja o que um sistema integrado pode fazer pelo seu departamento financeiro

Veja o que um sistema integrado pode fazer pelo seu departamento financeiro

Softwares para gestão de construtoras podem fazer muito pelo equilíbrio financeiro e melhoria dos processos de seus negócios. 

Saiba mais!

Tecnologia BI Globaltec e os benefícios para uma boa gestão

Conheça os benefícios do BI para o segmento da construção civil.

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: