CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Descubra o que é a ficha de verificação de serviço (FVS)

Ficha de Verificação de Serviço (FVS), o que é?

Certamente a inspeção de qualidade dos serviços na construção é muito importante para conseguir manter um padrão e para aderir a programas de qualidade como o PBQP-h. Assim sendo, você vai precisar ter Fichas de Verificação de Serviço que controlem os processos desde o início até o fim. Por isso, vamos ver o que é esse documento e como a tecnologia pode ajudar no controle de qualidade dos seus empreendimentos?

O que é de fato a Ficha de Verificação de Serviço (FVS)?

De fato, a Ficha de Verificação de Serviço (FVS) é um documento para conferir se um serviço ou etapa da construção foi executado dentro das normas técnicas e do padrão de qualidade. Portanto, devem ser definidos os parâmetros que dizem respeito a cada etapa. Desde a fase inicial da edificação até os últimos detalhes. Por conseqüência, as fichas servem para aprovar ou apontar problemas na execução de diferentes etapas construtivas. Ao final, devem conter um espaço para aprovar, reprovar ou aprovar em reinspeção a qualidade do serviço executado. Bem como apontar quais melhorias são necessárias para a aprovação.

É possível fazer Fichas de Verificação de Serviço também para subserviços. Embora o nível de especificidade depende de quais parâmetros a construtora adota e define como importantes de medir e inspecionar para seu controle de qualidade.

Quais são as informações necessárias no FVS

Primeiramente, é importante mapear junto aos gestores de obra quais são as sequências construtivas para o serviço a ser verificado. Ou seja, quais as etapas que precisam ser controladas por FVS. Por exemplo, o artigo de Silva e Oliveira, de 2016, para cada uma dessas etapas é preciso elaborar uma Ficha de Verificação de Serviço com:

  • Os Itens de Inspeção: o que será inspecionado nesta etapa construtiva;
  • O Método de Verificação: como medir a qualidade da execução de cada item;
  • Tolerância: medidas mínimas, máximas, ou qualquer outro parâmetro para determinar o limite do aceitável como de boa qualidade.
  • Descrição do problema e soluções: espaço para quem está inspecionando a obra apontar que problemas verificou e como solucioná-los.

Benefícios de usar Fichas de Verificação de Serviços (FVS)

Contudo, alguns programas de controle de qualidade têm fichas específicas para verificar a execução dos serviços. Mas somente sendo aprovado por meio dessas fichas é que a construção e a construtora podem conseguir o selo de qualidade desses programas.

Eventualmente órgãos que financiam habitações no Brasil, como a Caixa Econômica, fazem inspeções com seus engenheiros designados e somente liberam os recursos para a próxima etapa após a aprovação da qualidade de execução dos serviços pelas suas próprias FVS.

Enfim, por esses motivos é interessante que a sua construtora mantenha um controle próprio de qualidade com base nos objetivos que deseja alcançar em cada obra. Os gestores de obra precisam trabalhar a elaboração das FVS de acordo com o padrão que estão exigindo para cada edificação.

Principais exigências da FVS

Se sua construtora trabalha com imóveis de alto padrão, provavelmente terá exigências maiores nas suas FVS quanto ao acabamento de rebocos, pisos, limpeza dos ambientes, utilização de tubulações de qualidade, instalação de portas e janelas, entre outros itens. Se sua construtora trabalha com imóveis de interesse popular ou baixo custo, também precisa controlar a qualidade, talvez com parâmetros diferentes, mas que darão a segurança de que não ocorrerão vazamentos, retrabalhos ou erros que possibilitem reclamações futuras.

A verificação de qualidade dos serviços ajuda a garantir que sua construtora está executando os serviços corretamente, demonstra profissionalismo e protege contra reclamações ou processos que possam ocorrer futuramente, no pós-entrega. As FVS são documentos que registram esse controle de qualidade e comprovam que a construtora está comprometida com a entrega de um produto de qualidade ao seu cliente.

UAU Mobile – FVS na palma da mão

Sem dúvida com o apoio de um sistema de gestão, como o ERP UAU, sua empresa da área da construção tem muito a ganhar. Um dos recursos que o UAU disponibiliza é a Ficha de Verificação de Serviço (FVS) dentro do aplicativo de celular UAU Mobile. Dessa forma, você pode preencher as FVS diretamente da obra, através do seu celular, e o documento passará a fazer parte de todo o sistema UAU, integrando o trabalho do canteiro de obras com o do escritório.

Clique aqui e veja neste vídeo um pouco mais sobre a FVS no UAU Mobile!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!