CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Rescisão no mercado imobiliário e da construção – descubra o passo a passo de como calcular

Como calcular rescisão passo a passo para o mercado imobiliário e da construção civil

O mercado imobiliário e da construção civil costuma ter uma alta rotatividade de trabalhadores. Principalmente nos cargos de venda de imóveis (corretores) e na força de trabalho que executa as obras, como pedreiros e serventes. Há também alguns contratos específicos da área e que exigem atenção especial, como o contrato por obra certa.  Por isso, o departamento de Recursos Humanos de imobiliárias, construtoras e incorporadoras precisa tomar certos cuidados tanto na hora de contratar quanto na hora de calcular a rescisão. Vamos ver como fazer o cálculo da rescisão passo a passo?

Por que as pessoas são demitidas?

Demitir funcionários ou terminar contratos em andamento às vezes é necessário. Mas se essas tarefas não forem feitas da forma correta, podem acarretar disputas judiciais e até mesmo gerar insatisfação e diminuir a motivação nas equipes. O departamento de recursos humanos deve sempre verificar como anda o desempenho e eficiência das equipes. Para isso, o coordenador ou gestor de cada time deve avaliar a performance e a satisfação de cada um que trabalha sob sua responsabilidade.   

As pessoas que são demitidas geralmente apresentam problemas para se adaptar à cultura organizacional da empresa. Não compartilham dos valores e objetivos da equipe ou tiveram dificuldade para alcançar as metas. Por isso é extremamente importante deixar claro na hora da contratação qual é o objetivo da empresa, a filosofia de trabalho, quais são as expectativas e metas a serem cumpridas. A entrevista de emprego é o momento para perceber se há ou não compatibilidade entre o possível empregado e o empregador. Dessa forma é possível evitar boa parte das demissões, pois um funcionário desmotivado geralmente não se integra e não apresenta uma boa performance.  

O que é necessário saber para demitir e calcular uma rescisão

Para demitir alguém, mesmo que o funcionário esteja causando problemas e tensões no ambiente de trabalho, o respeito deve vir em primeiro lugar. É importante dar oportunidades para que o trabalhador melhore seu desempenho. E quando todas as chances forem esgotadas e mesmo assim for necessário demitir, é melhor fazê-lo cara a cara e sempre deixar claro o quanto antes quais obrigações a empresa vai cumprir. A transparência ajuda a todos nessa tarefa difícil. Deixe claro para o funcionário que será dispensado como tudo funcionará. Qual o tipo de dispensa, quanto tempo terá que cumprir de aviso prévio, como e quando saberá os valores que receberá da rescisão.

É preciso tomar cuidado na hora do cálculo das rescisões, na anotação da dispensa na Carteira de Trabalho e no pagamento das verbas dentro do prazo. Senão a empresa pode ser enquadrada na multa prevista no artigo 477 da CLT.

Para calcular os valores de uma rescisão é preciso seguir alguns passos:

Passo 1- Identificar de qual tipo de contrato de trabalho se trata: se por tempo indeterminado; temporário ou por obra certa. Ver se há alguma cláusula que foge do normal. Contratos de empreitada ou de prestação de serviços não são regidos pela CLT, somente pelas cláusulas do próprio contrato.

Passo 2- Verificar qual é o tipo de dispensa: dispensa sem justa causa; dispensa por justa causa; pedido de demissão; rescisão indireta; rescisão por culpa recíproca. O tipo de dispensa determina se é necessário pagar férias, 13º, seguro-desemprego, multa de 40% sobre o FGTS

Passo 3 – Verificar as datas de início e fim do contrato. Ver qual é a base de cálculo para valores de rescisão, benefícios, férias, aviso prévio de acordo com o tipo de dispensa e o tempo de trabalho do funcionário.

Qual a base de cálculo das rescisões?

No Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) devem constar todas as bases de cálculo utilizadas para as verbas de rescisão. Assim o empregado saberá qual a origem dos valores pagos. As bases de cálculo, os valores e as obrigações variam de acordo com o tipo de dispensa, o contrato, acordos e o tempo de serviço.

No cálculo de aviso prévio, costuma-se utilizar a média de salário dos últimos 12 meses anteriores à data de desligamento. Para as férias, a base costuma ser também a média do dos últimos 12 meses caso haja férias vencidas, ou proporcional à quantidade de meses trabalhados desde a contratação ou das últimas férias. Para o cálculo do 13º deve-se levar em conta a média salarial do último ano-calendário (de janeiro a dezembro). Pode ser que os valores sejam diferentes devido a cláusulas contratuais, acordos de convenção ou adicionais a serem levados em conta.

Calculando horas extras, adicionais e comissões

No caso de haver horas extras trabalhadas, adicionais noturnos, adicionais de periculosidade, bônus, gratificações, abonos de insalubridade ou comissões, esses itens também devem ser considerados para o cálculo das médias salariais da rescisão.

Caso o trabalhador tenha horas acumuladas no banco de horas, elas devem ser pagas e calculadas como horas extra. Caso o trabalhador esteja “devendo horas” no banco de horas, elas NÃO DEVEM ser descontadas no cálculo da rescisão.

Como um Sistema de Gestão ajuda a calcular a rescisão?

São tantos detalhes para levar em conta para cada demissão que a tarefa pode se tornar um tanto complicada, e por isso a tecnologia é a melhor parceira para o dia a dia de trabalho dos Departamentos Pessoais. Com a ajuda de um sistema de gestão, ou ERP, é possível ter o controle de todas as horas trabalhadas, horas extras, comissões, abonos, salários, férias para cada funcionário de acordo com o seu regime de trabalho. Tudo é feito de forma automatizada e de acordo com os parâmetros da CLT e os determinados pela empresa, o que facilita – e muito – o momento de demissão.

Benefícios do ERP UAU

O ERP UAU é especialista no setor imobiliário e da construção, e por isso, está preparado para registrar os contratos de trabalho mais comuns do setor de forma assertiva. Na hora da rescisão, os cálculos serão feitos de acordo com todos os dados já computados no sistema desde a contratação: da média salarial às horas extras, comissões, férias, 13º e adicionais. Tudo é feito de forma simples e automatizada: é o fim da dor de cabeça no cálculo das rescisões!

Ao invés de quebrar a cabeça para fazer cada cálculo à mão, a equipe de Recursos Humanos poderá se concentrar em revisar os cálculos e trabalhar para evitar problemas para a sua empresa e proporcionar uma transição suave para que o trabalho das equipes continue.


Portanto, quer saber como o ERP UAU atua no cálculo de rescisão contratual? Conheça a solução Folha de Pagamento do ERP UAU: o módulo do sistema que registra toda a caminhada do funcionário dentro da sua empresa, simula rescisões e gera folhas de pagamento de forma automática.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!