CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Como funciona o seguro fiança na prática para o mercado imobiliário

Como funciona o seguro fiança na prática para o mercado imobiliário

Na hora de alugar um imóvel, a Lei do Inquilinato determina que o locatário deve fornecer algum tipo de garantia de que será bom pagador. Afinal, os proprietários e imobiliárias podem sair muito prejudicados caso aconteça o famoso “calote”. Sendo assim, o seguro fiança é uma das alternativas de garantia de aluguel que funciona bem tanto para a imobiliária e o proprietário quanto para o locatário. Vamos ver mais sobre as vantagens que o seguro fiança proporciona na prática?

O que é seguro fiança

Muitas vezes o locatário não tem como conseguir um fiador ou desembolsar o valor de caução. Isso acaba fazendo com que a imobiliária perca alguns negócios se não estiver preparada. O seguro fiança é uma alternativa de garantia que o locatário pode contratar no lugar de caução ou de um fiador. Funciona de forma parecida com o seguro de automóveis, o locatário contrata uma apólice em uma seguradora, mas o beneficiado, neste caso, é o proprietário do imóvel. Dessa forma, caso o locatário não consiga honrar seus pagamentos, o proprietário será beneficiado pelo seguro.

Quanto custa um seguro fiança

O preço do seguro fiança depende da duração do contrato e da cotação da seguradora com a qual a imobiliária ou seu cliente trabalharem. São diversos planos e coberturas em diferentes seguradoras, tais como: Porto Seguro, Tokio Marine, Mapfre, entre tantas outras. A média de preços costuma girar em torno de 1 aluguel e meio por ano. Tudo depende da cobertura do plano! Esse valor pode ser cobrado de formas diferentes, mas as mais comuns são: em 1 entrada + 6x ou de forma diluída nos boletos de aluguel do locatário. Tudo depende de como a imobiliária decidir trabalhar.

A cobertura comum do seguro fiança costuma ser do valor de aluguel e taxas de condomínio e IPTU. Porém existem planos que compreendem outros impostos, como taxa de lixo, esgoto, e até mesmo contas de água e luz. É possível também aliar o seguro fiança aos seguros residenciais que cobrem danos como roubos, incêndios, vazamentos, tempestades, enchentes. A imobiliária pode trabalhar juntamente com uma corretora de seguros e oferecer esses planos aos seus clientes.

Para quem é indicado o seguro fiança

O seguro fiança é o mais indicado para clientes que não desejam desembolsar o valor de caução ou não desejam ter um fiador para garantia de sua locação. O cliente que opta por seguro fiança costuma ter um perfil mais independente e não deseja desembolsar um grande valor de uma só vez. Lembrando novamente que segundo a Lei do Inquilinato, o locatário precisa fornecer algum tipo de garantia, e o seguro fiança é uma das modalidades aceitas para esse fim.

O seguro fiança também é indicado para proprietários que desejam estar tranquilos em relação aos riscos de seus investimentos. Garantindo assim que sempre terá retorno financeiro.

Vantagens e desvantagens

As vantagens do seguro fiança são que o proprietário fica preservado em seus ganhos em caso de inadimplência do cliente ou de qualquer eventualidade. Ou seja, maior tranquilidade para o investidor. Já que para o locatário, é uma opção que representa um pouco mais de custo agregado ao valor do aluguel. O que é uma desvantagem, mas também dá a possibilidade de alugar mesmo que não tenha como desembolsar o valor de caução ou não possa ter um fiador, tornando a locação mais ágil.
Muitas vezes a rapidez na aprovação dos papéis é essencial para que o locatário consiga o imóvel desejado e também para que o proprietário não perca dinheiro com um imóvel parado. O seguro fiança diminui a burocracia e agiliza a aprovação do cadastro dos clientes que alugam com a imobiliária.

Benefícios de um ERP para sua imobiliária

Você sabia que com um sistema de gestão (ERP) como o UAU a sua imobiliária pode configurar propostas de seguro e outras taxas automaticamente, evitando o trabalho manual? Um sistema de gestão especialista no mercado da construção dá mais agilidade à sua imobiliária na hora de fechar negócios de venda e aluguel, receber propostas, emitir boletos, padronizar cobranças e calcular comissões automaticamente.

Quer saber como o UAU pode levar a gestão da sua imobiliária ao mais alto patamar? Entre em contato conosco!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!