CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Software para orçamento de obras – Tudo que você precisa saber

Certamente fazer um bom orçamento para os empreendimentos imobiliários é o ponto essencial para o sucesso de uma obra. É necessário ser preciso, mas também adaptável, acompanhar as eventuais mudanças que acontecem ao longo da execução da obra, mas não deixar os custos saírem de controle. Sendo assim, um bom software de orçamento de obras é aquele que se adapta às suas necessidades e dá possibilidades de integração, análises, históricos, cronogramas, entre outras vantagens. Então, vamos ver neste artigo como avaliar se um software de orçamento é para você e para sua empresa.

Vantagens do software de orçamento

Os bons orçamentistas precisam fazer mais do que memoriais descritivos. É preciso dispor da possibilidade de fazer múltiplos cálculos, comparar históricos, fazer a apropriação dos custos, cálculos de Curva ABC, BDI, são muitas complexidades a serem levadas em conta. Os softwares de orçamento são grandes aliados para dar um passo além e superar a barreira de usar apenas planilhas para trabalhar. Mas, quais são as vantagens que um software de orçamento traz para o trabalho do orçamentista da construção civil?

EAP do Orçamento (Estrutura Analítica do Projeto)

A EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é uma organização hierárquica do projeto em blocos de tarefas, ou pacotes de trabalho. Cada bloco é uma etapa entregável, e cada item inferior nessa hierarquia representa um detalhamento. É quase como organizar seu projeto em uma árvore de tarefas. Essa ferramenta é muito útil antes mesmo de elaborar o cronograma, pois ajuda a determinar as prioridades tanto no tempo de execução quanto no orçamento. Um bom software de orçamento oferece essa e outras possibilidades.

Detalhamento do orçamento por etapas

É claro que um orçamento global é necessário, mas as possibilidades de ajuste, controle de adições e economias ficam perdidas se não for possível detalhar o orçamento em etapas. Como avaliar em qual etapa houve maior desvio do planejado se não há controle por etapas? Um software de orçamento de obras com planejamento por etapas permite fazer análises mais inteligentes e correções rápidas.

Apropriação de custos por itens e fornecedores

O orçamento inteligente deve levar em conta a apropriação de custos por itens e fornecedores. Afinal, sem olhar para a prática, o orçamento vira apenas teoria. Um software para orçamento de obras está preparado para te ajudar com essa tarefa de comparar custos diretos e indiretos, orçado e executado. Dessa forma as correções e ajustes se tornam mais ágeis, não é mesmo?

Integração com metodologia BIM

O BIM é um método que veio para ficar. Se a sua empresa ainda não utiliza, com certeza deverá se adaptar a ele no futuro. Um bom software de orçamento deve estar por dentro dessa tendência, preparado para integrar a etapa de orçamento a essa metodologia, possibilitando a compatibilização dos projetos.

Integração com Project e Excel

Praticamente todo orçamentista tem suas planilhas de estimação, e isso não é problema. Mas, para agregar ao trabalho, é preciso integrá-las a outras ferramentas. Se o costume é fazer o trabalho com o Excel e o Project, é possível trabalhar integrando os arquivos desses softwares a um outro software para orçamento de obras. Afinal, o Excel e o Project são ótimas ferramentas, mas não são especializadas em obras. Um software especialista traz a capacidade de utilizar os arquivos de costume e agregar novas análises, cálculos, detalhamentos, integrações, trazendo um novo olhar para o trabalho. Essa pode ser a chave de mudança que vai elevar a qualidade do trabalho do orçamento.

Curva ABC de Insumo e por Serviço

A Curva ABC, ou a regra do 80/20, é uma técnica muito utilizada para focar o orçamento naquilo que realmente importa em uma obra. Um software para orçamento de obras ajuda a calcular a Curva ABC por insumos e por serviços, garantindo que os custos estarão bem empregados.

Cálculo de BDI por serviço

O Cálculo de BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) por serviço leva em conta as despesas indiretas (ou seja, aquelas não tão óbvias quanto a mão de obra e os insumos). É um cálculo essencial para ter uma estimativa melhor do custo real do empreendimento e prever a margem de lucro com maior confiança. Um software para orçamento de obras te ajuda a calcular o BDI por serviço, levando em conta as incertezas, tributos e uma margem de operação que aproximam o orçamento da realidade.

Cronograma orçamentário

Um software para orçamento de obras deve, é claro, ter boas opções para organizar o cronograma orçamentário e o cronograma físico-financeiro. Comparar o planejado e o executado ao fim de cada etapa pode trazer excelentes insights para a melhoria contínua.

Histórico comparativo por orçamento

Comparar fornecedores, comparar orçamentos anteriores com o atual, comparar serviços, tudo isso fica mais fácil se o registro do histórico de orçamentos for inteligente.

Planilha orçamentária

Para além do Excel, os softwares para orçamento de obras trazem suas próprias opções para a elaboração de planilhas orçamentárias dentro de uma nova ferramenta.

Múltiplos orçamentos por obra

Cruze diversos orçamentos, elabore opções e analise qual a melhor, tudo isso é possível com um software para orçamento de obras.

Dicas valiosas na hora de avaliar o software de orçamento

Quais são as suas prioridades ao trabalhar com orçamento de obras? Onde estão as suas dificuldades? Que solução te falta? Qual aspecto do orçamento de obra sua empresa precisa melhorar? Respondendo a essas questões, você terá a descrição do software de orçamento que melhor funciona para as suas necessidades. Não se esqueça de procurar por uma solução especialista em obras e que ofereça a possibilidade de integração com outras ferramentas!

Solução de Orçamento da Globaltec – ERP UAU 

O ERP UAU, o sistema de gestão da Globaltec, é especialista em construção civil. Dentro do UAU, há um módulo voltado apenas para Orçamentos. Nele, é possível desfrutar de todas as vantagens que descrevemos neste artigo! E além disso, o módulo de orçamento fica integrado ao de gestão de obra, compras, gestão financeira e muito mais. Assim, a sua obra terá um melhor acompanhamento físico-financeiro, trazendo maior sinergia para o trabalho de todos os profissionais envolvidos no projeto e execução dos empreendimentos.

Diferencial: BIM

Com o UAU, você consegue uma total integração à metodologia BIM, compatibilizando projetos e integrando o trabalho feito com o orçamento ao trabalho dos outros profissionais da construção antes mesmo de passar à etapa construtiva. O BIM, de certa forma, permite “ensaiar” a execução do empreendimento antes mesmo de tudo começar!

https://www.globaltec.com.br/contato/
UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!