Modelo prático do Business Intelligence para o mercado de construção

Área do Cliente

Modelo prático do Business Intelligence para o mercado de construção civil



03 de setembro de 2020
Modelo prático do Business Intelligence para o mercado de construção civil

Muito se ouve falar de Business Intelligence (BI) para a gestão dos negócios, especialmente a um nível de hierarquia mais alto nas organizações. Diretores, sócios e proprietários são atraídos pela promessa de ferramentas com gráficos e indicadores que monitoram as atividades da empresa e fazem projeções inteligentes. Mas, como isso funciona na prática no mercado da construção civil? Para quem o Business Intelligence é recomendado? Como implementar o BI e quais os benefícios? Veremos com mais detalhes a seguir.

Para quem o BI é recomendado?

Como o próprio nome já diz, Business Intelligence é uma tecnologia recomendada para empresas que desejam tornar seus negócios mais inteligentes. Essa inteligência vem por meio da organização dos dados que a sua empresa gera. Tornando-os integrados, passíveis de gerar insights, prospectar clientes, evitar inadimplências e proporcionar novas formas de olhar para os negócios.

A empresa da construção que deve utilizar o BI é aquela empresa que já está organizada para manter o registro de um grande volume de dados sobre a rotina das suas atividades. Ou então aquela que está disposta organizar a estrutura da empresa para que esses registros sejam gerados. Afinal, não há como tornar inteligentes os dados que não existem ou não são consistentes.

O BI é uma solução que proporciona uma gestão eficaz e embasada em dados estruturados e dispostos de maneira prática para que os gestores possam substituir os relatórios extensos e complexos por relatórios inteligentes gerados pela automação das informações.

Consigo analisar tendências com o Business Intelligence (BI)?

O Business Intelligence proporciona uma integração das informações colhidas na sua empresa da construção. A carteira de clientes, por exemplo, pode ser organizada conforme vários tipos de perfis. Perfil de compra, faixa salarial, padrão comportamental (casado, solteiro, com filhos), local de interesse. Dessa forma os consultores podem trabalhar melhor os clientes em potencial e direcionar a venda ou aluguel de um empreendimento mais adequado ao perfil. A gestão também fica informada sobre qual público está atingindo com cada empreendimento. O que proporciona uma visão geral que traz ideias para as futuras construções.

O fluxo de caixa das obras e da empresa também se beneficia muito ao adotar o Business Intelligence. Com o sistema bem alimentado para que a automação das informações aconteça da melhor forma, os relatórios inteligentes trazem previsões e prestações de contas fundamentais para que os gestores possam realizar seus trabalhos. Comparando o orçado com o executado e acompanhando em tempo real os desembolsos e recebimentos realizados e previstos, é possível projetar e atualizar a margem de lucro e controlar o empenho dos recursos financeiros em tempo real, por exemplo.

Preocupação com a segurança dos dados dos clientes

Uma preocupação que se deve ter hoje em dia sobre os dados dos clientes é quanto à proteção e segurança das informações e o direito à privacidade. Com a nova Lei de Proteção de Dados (LGPD), as empresas devem sempre dar ao cliente a opção de que seus dados sejam retirados da base de dados quando quiserem e também é preciso garantir a segurança das informações. A LGPD ou Lei Nº 13.709 deve entrar em vigor a partir de setembro de 2020 e prevê multa para quem descumpri-la.

Quando se trata de venda e aluguel de imóveis, lidamos com dados sensíveis como informações salariais, composição familiar, imposto de renda, dados bancários, por isso a segurança se torna cada vez mais importante. Os dados financeiros da sua empresa também devem estar protegidos, por isso é importante organizar-se para adotar um modelo compatível com Business Intelligence: dados limpos, seguros e inteligentes são mais sólidos e cumprem a nova legislação. Também aumentam a transparência da sua gestão frente a sócios e aos órgãos de fiscalização do governo.   

Como implementar o BI Globaltec na prática

O BI Globaltec é indicado para quem já utiliza o ERP UAU e o alimenta de forma constante, mas deseja melhorar a utilização dos seus dados para uma gestão de alto nível. Caso sua empresa ainda não utilize o ERP UAU, é possível implantar o sistema já com foco para a organização dos dados que possibilite o uso do Business Intelligence.

Primeiro é preciso entrar em contato com nossa equipe para contratar o módulo BI. Depois, durante a implantação, os dados da sua empresa deverão ser “saneados” para que a automação funcione corretamente. Ou seja, todos os dados que alimentam o sistema deverão ser organizados e limpos para que o BI seja eficaz. Durante todo esse processo você e sua equipe serão acompanhados pessoalmente por um consultor de implantação e passarão por um tempo de adaptação e treinamento.

Benefícios do BI Globaltec

A tendência de verticalização na gestão das empresas da construção faz com que seja preciso ter soluções que produzam e processem informações internas. Verticalizar significa procurar cada vez mais pela autossuficiência e controlar os processos da empresa. Com isso, o custo de produção aumentou e as dificuldades de integração da gestão de diferentes áreas se tornou evidente.

A diminuição do custo de produção e a gestão integrada vêm com o uso de um ERP, um sistema de gestão integrada como o UAU. E o ERP pode ser ainda mais eficiente quando organizado na direção do Business Intelligence: um sistema com dados limpos, seguros e automatizados gera relatórios, indicadores e painéis com informações que atendem às exigências de uma gestão de alto nível para as empresas da construção. O BI Globaltec traz transparência, segurança, clareza e insights para a gestão das construtoras, incorporadoras e imobiliárias, tudo com base em dados reais.



Noticias relacionadas

BI UAU – Conheça os benefícios para segmento imobiliário e da construção civil

A questão do Business Intelligence (BI), nunca esteve tão em alta como atualmente, cada vez mais gestores irão buscar novas...

Saiba mais!
Modelo prático do Business Intelligence para o mercado de construção civil

Modelo prático do Business Intelligence para o mercado de construção civil

Para quem o Business Intelligence é recomendado? Como implementar o BI e quais os benefícios? Veremos com mais detalhes...

Saiba mais!

Business Intelligence é com o ERP UAU: tire suas dúvidas

O ERP UAU da Globaltec oferece uma solução de BI para acompanhar os números da sua empresa do setor...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: