Data Driven na construção civil: a tendência que não tem volta

Área do Cliente

Data Driven na construção civil: a tendência que não tem volta



08 de setembro de 2020

Você sabe o que significa ser uma empresa Data Driven na construção civil? Data Driven é uma forte tendência na mentalidade dos negócios mais modernos. Trata-se de ser totalmente adaptado para utilizar a seu favor a infinidade de dados que nossos tempos tecnológicos produzem, centrando os negócios em informações e dados. Então, vamos ver mais de perto como ser uma empresa Data Driven no mercado da construção?

Data Driven ou Orientado a Dados: o que é e por que é importante

Em português, Data Driven ser traduz por “Orientado a Dados”, é uma estratégia de inteligência corporativa que utiliza os dados coletados e produzidos pela sua empresa ou coletados na internet para fazer análises preditivas, identificar padrões de comportamento, tendências e oportunidades de negócio. Ou seja, ser uma empresa “orientada a dados” é saber tratar e interpretar os dados disponíveis para gerar negócios com eficiência. Com o grande volume de dados gerados pela informatização crescente de nossas vidas, essa é uma tendência da qual não se pode escapar. Uma hora ou outra, todas as empresas do mundo terão que passar a olhar para seus dados.

Também faz parte desse processo se organizar para coletar e gerar dados, bem como encontrar os meios certos de tratá-los, só então eles serão úteis e inteligentes. Gerar e coletar informações hoje tem sido muito fácil, pois há várias ferramentas de marketing digital, softwares e sistemas de gestão que registram múltiplas informações. O pulo do gato está em processar os dados, ou seja, é como a leitura para o ser humano: de nada adianta ter muitos livros e revistas não souber ler e interpretar o conteúdo. Sendo assim, de nada adianta também coletar e gerar dados se não houver como interpretá-los e torna-los úteis para os negócios.

A importância de ser Orientado a Dados hoje é estar na frente quando se trata de atendimento ao cliente e de uma gestão empresarial de alto nível. As empresas da construção têm se tornado mais complexas, tratando desde a parte burocrática, passando pelo planejamento e execução de obra até a venda e pós-entrega. Essas áreas geram e trabalham muitos dados que precisam “conversar” entre si para que a gestão possa ter uma visão global e não se perca em relatórios infinitos.

Quando todas as áreas de uma empresa da construção estão integradas e gerando informações inteligentes numa mentalidade data driven é possível ter muitos benefícios a nível de gestão, como:

  • Identificar padrões na rotina de trabalho,
  • Conhecer os clientes e o perfil da empresa a fundo,
  • Ver onde estão os gargalos de produtividade,
  • Identificar oportunidades de melhoria,
  • Gerar novos negócios com análises preditivas,
  • Ter uma visão real do que acontece na empresa,
  • Controlar orçamentos e recursos,
  • Monitorar compras e estoque,
  • Identificar padrões positivos e negativos na gestão financeira,
  • Identificar maus hábitos de gestão.

Já os benefícios no atendimento ao cliente são outros. O cliente espera um atendimento personalizado e extremamente pessoal. Sendo data driven, sua empresa consegue atender essa expectativa. É importante chegar ao cliente já informado sobre o seu perfil e a situação em que ele se encontra, seja ela de compra de imóvel, de aluguel, de negociação de dívida ou outra. Isso também vale para a captação de clientes: quanto mais informações for possível colher de antemão, melhor. Assim sua empresa consegue agir de forma pontual e eficiente no atendimento e o cliente se sente valorizado e compreendido.

Os desafios da construção civil orientada a dados

A atividade da construção ainda reluta para se tornar digital em certos pontos. O setor de planejamento e projetos já há muito se vale de ferramentas digitais de gestão, desenho e orçamento. O BIM é totalmente baseado em conceitos Data Driven. Mas a gestão de obra, a gestão financeira, a comercial, todas as áreas de uma empresa da construção também precisam entrar em uma mentalidade moderna. Tornar uma empresa data driven, ou orientada a dados, exige um grande esforço na mudança de mentalidade, não se trata de apenas adotar uma ou outra ferramenta, mas de repensar a cultura de trabalho como um todo.

Muitas vezes as construtoras, incorporadoras e loteadoras acabam centrando unicamente seus esforços e investimentos na parte prática de seus negócios: as obras. O maior desafio que a construção civil enfrenta para se tornar data driven é a mudança de pensamento: é preciso enxergar a gestão empresarial e a presença digital como algo estratégico, diferencial e essencial para os negócios.

Como se tornar Data Driven: Ciclos da unidade de dados

Para começar a mudar a cultura da empresa para uma direção voltada a dados, é necessário montar um plano com etapas e objetivos. A esse plano, chamamos de “Ciclo de unidade de dados”. Funciona assim:

1º passo – Definição de Objetivos

O que sua empresa espera atingir com os dados que vai coletar e trabalhar? Melhorar processos gerenciais? Vender mais? Construir mais? Diminuir custos? Quais são os objetivos a médio e longo prazo em cada área da sua empresa (Marketing, Vendas, Compras, Financeiro, Execução, Planejamento, etc.)? Visualize onde quer chegar.

2º passo – Planejamento

De forma prática, o que é preciso fazer para alcançar os objetivos? Quais ferramentas serão necessárias? Preciso de um sistema de gestão? Servidores? Mudança de cultura? Quanto vai custar? Onde obtenho os dados, como vou trabalhá-los? É nessa etapa que uma boa consultoria pode te ajudar. Na Globaltec trabalhamos com consultores credenciados e experientes que auxiliam a sua empresa nesse momento caso sua escolha seja pelo ERP UAU para estruturar os seus dados e a sua gestão.

3º passo – Coleta de Dados

Aqui começa a ser colocada em prática a cultura data driven: hora de coletar dados, seja por fontes externas ou aqueles gerados pela sua própria empresa. O volume de informações disponíveis hoje é muito grande, o que nos leva ao próximo passo.

4º passo – Análise de Dados

Como dissemos anteriormente, tão importante quanto ter os dados é saber processá-los e analisá-los. Aqui a sua equipe já deve ser capaz de transformar os dados em relatórios, gráficos e insights que geram ideias e ações para alcançar os resultados desejados. As melhores ferramentas no mercado, como o ERP UAU, facilitam esse processo integrando a maioria dos dados, facilitando o treinamento das equipes e a transição cultural para que consigam ser gestores que amam trabalhar com dados.

5º passo – Ações

As ações surgem a partir dos relatórios e insights gerados pela análise dos dados que sua equipe já fez, sempre tendo em mente os objetivos definidos no primeiro passo. Aqui está a maior oportunidade de usar a tecnologia da informação a favor dos negócios de forma prática. É onde os dados se transformam em mudanças.

6º passo – Medir resultados

Como saber se as ações e análises estão dando resultados? É preciso mensurá-las. Cada área da empresa precisa de uma “régua” diferente para medir seus resultados. O que significa sucesso para uma ação de vendas é diferente do que significa sucesso para uma ação do setor de planejamento, e assim por diante. Certamente é preciso olhar para todo o ciclo com frequência para ver se está tudo funcionando como o esperado.

E então, sua empresa da construção está pronta para ser Data Driven?

Por isso, conte com a Globaltec e o ERP UAU para estruturar a gestão de sua empresa da construção e orientá-la aos dados!



Noticias relacionadas

Entenda o que pode mudar na legislação sobre os distratos

Entenda o que pode mudar na legislação sobre os distratos

No ano passado, cerca de 40 mil contratos de venda de imóveis na planta foram cancelados no Brasil, o...

Saiba mais!
Descubra porque contratar uma consultoria na construção civil

Descubra porque contratar uma consultoria na construção civil

Muitas empresas no segmento da construção estão contratando o serviço de consultoria para resolver questões internas. Redução de custos,...

Saiba mais!

Globaltec disponibiliza BI com dashboards exclusivos

A Globaltec desenvolveu uma tecnologia de BI com painéis de controle (dashboards) exclusivos para empresas da construção civil

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: