CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Data Driven na construção civil: a tendência que não tem volta

Você sabe o que significa ser uma empresa Data Driven na construção civil? Data Driven é uma forte tendência na mentalidade dos negócios mais modernos. Trata-se de ser totalmente adaptado para utilizar a seu favor a infinidade de dados que nossos tempos tecnológicos produzem, centrando os negócios em informações e dados. Então, vamos ver mais de perto como ser uma empresa Data Driven no mercado da construção?

Data Driven ou Orientado a Dados: o que é e por que é importante

Em português, Data Driven ser traduz por “Orientado a Dados”, é uma estratégia de inteligência corporativa que utiliza os dados coletados e produzidos pela sua empresa ou coletados na internet para fazer análises preditivas, identificar padrões de comportamento, tendências e oportunidades de negócio. Ou seja, ser uma empresa “orientada a dados” é saber tratar e interpretar os dados disponíveis para gerar negócios com eficiência. Com o grande volume de dados gerados pela informatização crescente de nossas vidas, essa é uma tendência da qual não se pode escapar. Uma hora ou outra, todas as empresas do mundo terão que passar a olhar para seus dados.

Também faz parte desse processo se organizar para coletar e gerar dados, bem como encontrar os meios certos de tratá-los, só então eles serão úteis e inteligentes. Gerar e coletar informações hoje tem sido muito fácil, pois há várias ferramentas de marketing digital, softwares e sistemas de gestão que registram múltiplas informações. O pulo do gato está em processar os dados, ou seja, é como a leitura para o ser humano: de nada adianta ter muitos livros e revistas não souber ler e interpretar o conteúdo. Sendo assim, de nada adianta também coletar e gerar dados se não houver como interpretá-los e torna-los úteis para os negócios.

A importância de ser Orientado a Dados hoje é estar na frente quando se trata de atendimento ao cliente e de uma gestão empresarial de alto nível. As empresas da construção têm se tornado mais complexas, tratando desde a parte burocrática, passando pelo planejamento e execução de obra até a venda e pós-entrega. Essas áreas geram e trabalham muitos dados que precisam “conversar” entre si para que a gestão possa ter uma visão global e não se perca em relatórios infinitos.

Quando todas as áreas de uma empresa da construção estão integradas e gerando informações inteligentes numa mentalidade data driven é possível ter muitos benefícios a nível de gestão, como:

  • Identificar padrões na rotina de trabalho,
  • Conhecer os clientes e o perfil da empresa a fundo,
  • Ver onde estão os gargalos de produtividade,
  • Identificar oportunidades de melhoria,
  • Gerar novos negócios com análises preditivas,
  • Ter uma visão real do que acontece na empresa,
  • Controlar orçamentos e recursos,
  • Monitorar compras e estoque,
  • Identificar padrões positivos e negativos na gestão financeira,
  • Identificar maus hábitos de gestão.

Já os benefícios no atendimento ao cliente são outros. O cliente espera um atendimento personalizado e extremamente pessoal. Sendo data driven, sua empresa consegue atender essa expectativa. É importante chegar ao cliente já informado sobre o seu perfil e a situação em que ele se encontra, seja ela de compra de imóvel, de aluguel, de negociação de dívida ou outra. Isso também vale para a captação de clientes: quanto mais informações for possível colher de antemão, melhor. Assim sua empresa consegue agir de forma pontual e eficiente no atendimento e o cliente se sente valorizado e compreendido.

Os desafios da construção civil orientada a dados

A atividade da construção ainda reluta para se tornar digital em certos pontos. O setor de planejamento e projetos já há muito se vale de ferramentas digitais de gestão, desenho e orçamento. O BIM é totalmente baseado em conceitos Data Driven. Mas a gestão de obra, a gestão financeira, a comercial, todas as áreas de uma empresa da construção também precisam entrar em uma mentalidade moderna. Tornar uma empresa data driven, ou orientada a dados, exige um grande esforço na mudança de mentalidade, não se trata de apenas adotar uma ou outra ferramenta, mas de repensar a cultura de trabalho como um todo.

Muitas vezes as construtoras, incorporadoras e loteadoras acabam centrando unicamente seus esforços e investimentos na parte prática de seus negócios: as obras. O maior desafio que a construção civil enfrenta para se tornar data driven é a mudança de pensamento: é preciso enxergar a gestão empresarial e a presença digital como algo estratégico, diferencial e essencial para os negócios.

Como se tornar Data Driven: Ciclos da unidade de dados

Para começar a mudar a cultura da empresa para uma direção voltada a dados, é necessário montar um plano com etapas e objetivos. A esse plano, chamamos de “Ciclo de unidade de dados”. Funciona assim:

1º passo – Definição de Objetivos

O que sua empresa espera atingir com os dados que vai coletar e trabalhar? Melhorar processos gerenciais? Vender mais? Construir mais? Diminuir custos? Quais são os objetivos a médio e longo prazo em cada área da sua empresa (Marketing, Vendas, Compras, Financeiro, Execução, Planejamento, etc.)? Visualize onde quer chegar.

2º passo – Planejamento

De forma prática, o que é preciso fazer para alcançar os objetivos? Quais ferramentas serão necessárias? Preciso de um sistema de gestão? Servidores? Mudança de cultura? Quanto vai custar? Onde obtenho os dados, como vou trabalhá-los? É nessa etapa que uma boa consultoria pode te ajudar. Na Globaltec trabalhamos com consultores credenciados e experientes que auxiliam a sua empresa nesse momento caso sua escolha seja pelo ERP UAU para estruturar os seus dados e a sua gestão.

3º passo – Coleta de Dados

Aqui começa a ser colocada em prática a cultura data driven: hora de coletar dados, seja por fontes externas ou aqueles gerados pela sua própria empresa. O volume de informações disponíveis hoje é muito grande, o que nos leva ao próximo passo.

4º passo – Análise de Dados

Como dissemos anteriormente, tão importante quanto ter os dados é saber processá-los e analisá-los. Aqui a sua equipe já deve ser capaz de transformar os dados em relatórios, gráficos e insights que geram ideias e ações para alcançar os resultados desejados. As melhores ferramentas no mercado, como o ERP UAU, facilitam esse processo integrando a maioria dos dados, facilitando o treinamento das equipes e a transição cultural para que consigam ser gestores que amam trabalhar com dados.

5º passo – Ações

As ações surgem a partir dos relatórios e insights gerados pela análise dos dados que sua equipe já fez, sempre tendo em mente os objetivos definidos no primeiro passo. Aqui está a maior oportunidade de usar a tecnologia da informação a favor dos negócios de forma prática. É onde os dados se transformam em mudanças.

6º passo – Medir resultados

Como saber se as ações e análises estão dando resultados? É preciso mensurá-las. Cada área da empresa precisa de uma “régua” diferente para medir seus resultados. O que significa sucesso para uma ação de vendas é diferente do que significa sucesso para uma ação do setor de planejamento, e assim por diante. Certamente é preciso olhar para todo o ciclo com frequência para ver se está tudo funcionando como o esperado.

E então, sua empresa da construção está pronta para ser Data Driven?

Por isso, conte com a Globaltec e o ERP UAU para estruturar a gestão de sua empresa da construção e orientá-la aos dados!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!