Os imprevistos são comuns no cotidiano do canteiro de obras, mas até mesmo o não-planejado pode ser previsto para quem consegue se organizar, não é mesmo? O setor de compras é essencial e estratégico para essa organização. Com as compras de materiais em dia, o fluxo de suprimentos se sincroniza com a produção. Para que as finanças não saiam de controle, um bom planejamento deve contar com uma boa gestão de compras, principalmente das compras emergenciais. O ERP UAU é a ferramenta ideal para planejar as compras de materiais, controlar os estoques e manter o controle do orçamento. Vamos ver na prática como isso acontece!
Problemas que a falta de materiais pode causar
A falta dos materiais de construção certos na etapa em que eles são necessários é uma das dores de cabeça mais comuns nos canteiros de obra. É hora de montar a armadura da construção, mas falta ferro, o que fazer? A compra emergencial é a solução, mas geralmente quando ela é necessária, a urgência faz com que o preço pago pelo material seja mais alto. Você paga mais pelo material e ainda perde dinheiro com a equipe ociosa, o que gera atrasos na obra. Além disso, muitas vezes é preciso comprar o que está disponível no fornecedor, sem a possibilidade de escolher o material de melhor qualidade.
Resumindo, os principais problemas que a falta de materiais causa são:
- Custo alto do material
- Orçamento fugindo do controle
- Equipes ociosas
- Atrasos na obra
- Uso de material de menor qualidade
Como evitar as compras emergenciais? Com um setor de compras especializado
Muitas construtoras e incorporadoras não priorizam o setor de Compras, mas isso é um erro! O setor de Compras é um dos setores que mais gera economias para as empresas da construção, por isso é essencial que esteja bem estruturado.
Mas, como estruturar o setor de Compras?
Um processo de compras de materiais bem estruturado é apoiado na tecnologia, com cotações em diferentes fornecedores, segurança nas transações e está em sincronia e integração com os setores de orçamento, financeiro e a boa gestão de estoque e logística.
O ERP UAU tem a solução perfeita para dar o apoio estrutural que o seu setor de Compras precisa! O módulo de Suprimentos do ERP UAU trabalha da seguinte forma:
Gestão do fluxo contínuo de suprimentos
Controlando os materiais que entram e saem dentro do sistema, o seu setor de Compras fica atento às necessidades do cronograma físico e financeiro da obra e acompanha o tempo todo a relação entre Previsto x Realizado.
Múltiplas cotações com diferentes fornecedores e compra dentro do sistema
Faça diferentes cotações para um mesmo material dentro do sistema, compare de acordo com seus critérios prioritários (preço, qualidade, prazo, por exemplo) e faça o pedido que for melhor para sua empresa.
Aplicação prática da Curva ABC nas Compras
Com a possibilidade de ter várias cotações para diferentes produtos, você pode escolher quais critérios importam mais de acordo com a classificação de importância de cada insumo na Curva ABC.
Automação e integração entre Orçamento e Compras
Com o ERP UAU você tem a gestão de todas as etapas da construção de um empreendimento no mesmo sistema. Portanto, o trabalho realizado pelos orçamentistas está integrado aos demais departamentos que também trabalham no sistema: finanças, contabilidade, compras. O trabalho de cada setor alimenta o de outro, e com todos os dados no mesmo lugar, os erros e inconsistências diminuem bastante.
Conheça mais sobre o módulo de Suprimentos do ERP UAU e fale com a nossa equipe de atendimento para contratar essa solução que vai revolucionar o seu setor de Compras!