Automação da gestão de carteira de recebíveis

Área do Cliente

Automação da gestão de carteira de recebíveis



13 de outubro de 2020

Você sabia que é possível diminuir custos e melhorar a gestão de sua carteira de recebíveis com a ajuda da automação? Aqui na Globaltec nós desenvolvemos ferramentas que ajudam a estruturar os seus dados e facilitam na hora da tomada de decisões importantes, vem ver como funciona a automação da gestão de carteira de recebíveis no ERP UAU!

Como acontece a automação da carteira de recebíveis

A gestão de recebíveis nada mais é do que cuidar do dinheiro que sua empresa está para receber dos seus clientes. Isso se dá por meio da emissão de boletos, cobrança por cartão de débito, crédito. O ERP UAU te auxilia nesse processo estabelecendo a conexão entre a sua empresa e o banco para automatizar os seus processos de recebimento por meio dos módulos PRO UAU e Vendas.

Quando seu ERP e o seu banco estão configurados para se integrarem, é possível transmitir informações de forma automática: a cobrança é feita sem que você tenha trabalhos adicionais.

A cobrança automática de boletos de recebíveis funciona assim: o sistema analisa seus novos contratos e quais parcelas da sua carteira estão próximas da cobrança, comunica ao banco que será necessário emitir um boleto, o banco retorna o arquivo com as informações necessárias, o ERP processa essas informações, confirma a cobrança e já gera a linha digitável com o boleto e o envia em formato pdf via e-mail para cada um dos seus clientes. Fácil, não?

O mesmo acontece com a cobrança de cartão de crédito, o sistema cuida de tudo para você automaticamente! Assim você consegue ter mais uma opção de pagamento disponível para o seu cliente: o boleto e o cartão de crédito.

Você não precisa mais se preocupar em gerar a linha digitável de cada boleto ou em organizar cada cobrança de cartão, o sistema fica responsável por fazer isso sozinho e no horário agendado e escolhido pela sua equipe. Dessa forma o trabalho da sua equipe financeira fica mais rápido e simples e o seu cliente ganha mais possibilidades de pagamento!

Por que automatizar a gestão da certeira de recebíveis

  • Diminuição de custos com a gestão e emissão de boletos;
  • Evitar inadimplência dos clientes;
  • Emissão automática de segunda via para clientes;
  • Avisar clientes do vencimento automaticamente;
  • Comunicação integrada entre o seu banco e o seu financeiro: rapidez nas cobranças;
  • Maior agilidade no trabalho da sua equipe financeira;
  • Automatização de cobranças recorrentes;
  • Automatização do atendimento ao cliente;
  • Melhoria da saúde do fluxo de caixa da sua empresa.

Evitando a inadimplência com ações preventivas automatizadas

A inadimplência é algo que nem os clientes, nem as empresas desejam, não é mesmo? A experiência nos mostra que é mais fácil evitar a inadimplência do que recuperar o cliente inadimplente. Por isso, dentro do UAU você pode criar campanhas de automação para evitar a inadimplência.

A automação para evitar inadimplência funciona assim: você automatiza o envio do boleto, cria um aviso (pode ser via e-mail ou SMS) alguns dias antes do vencimento do boleto, cria um aviso para quando o boleto tiver passado alguns dias do vencimento e avisos de cobrança que desejar. Chamamos isso de régua de cobrança: a quantidade e o tipo de avisos é ajustável de acordo com as políticas da sua empresa e evita que seu cliente caia na inadimplência!

Facilitando a adimplência dos clientes

Você pode criar chatbots (o atendimento virtual automatizado aos seus clientes) ou até mesmo um site onde o cliente pode ele mesmo gerar a segunda via dos seus boletos: o UAU tem parcerias que dão essa opção para a sua empresa!

É possível também criar campanhas de fidelidade e oferecer descontos: tudo de forma automatizada. O sistema pode ser programado para buscar os contratos dos clientes que são bons pagadores e criar um sistema de bônus. Se sua empresa tem uma política de descontos para pagamentos antes do vencimento, isso também é programável e fácil de automatizar dentro do UAU.

Reparcelamentos

O seu cliente pode também entrar em um site com a cara da sua empresa e escolher uma das opções de renegociação e reparcelamento que sua empresa optar por oferecer. Dessa forma o cliente tem a autonomia de realizar acordos e emitir novos boletos com os valores aprovados pela sua empresa e processados pelo ERP UAU. 

O UAU oferece todas essas possibilidades para que sua empresa do setor da construção e imobiliário facilite a vida dos seus clientes e garanta que seus recebíveis estarão em dia, melhorando o seu fluxo de caixa!

Ficou com dúvidas?

Entre em contato com nossos consultores e saiba como implementar essas soluções na sua empresa!



Noticias relacionadas

Escolhendo um software de gerenciamento de obra eficaz

Escolhendo um software de gerenciamento de obra eficaz

Você sabe como escolher um software de gerenciamento de obra eficaz? Separamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha!

Saiba mais!
Saiba como o ERP pode ajudar no gerenciamento de empreiteiros

Saiba como o ERP pode ajudar no gerenciamento de empreiteiros

Descubra como um ERP pode facilitar os processos de sua empresa mantendo uma gestão de contratos eficiente.

Saiba mais!
O papel estratégico do mestre de obra na construção

O papel estratégico do mestre de obra na construção

Conduzir um empreendimento não é tarefa fácil, a pessoa que o gerencia deve ser profissional em cada detalhe, conheça...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: