CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

O que é uma estrutura de painel monolítico em obras?

Na área da construção civil estamos sempre em busca de utilizar novos materiais que sejam mais eficientes e sustentáveis, não é mesmo? O painel monolítico é um dos materiais do momento, você sabe o que é e como usar nas suas obras? Vem com a gente para descobrir!

  • O que é uma estrutura de painel monolítico?

Os painéis monolíticos são feitos de poliestireno expandido (abreviando, EPS), material mais comumente conhecido como isopor. Junto ao isopor são utilizadas malhas e barras de aço com diferentes resistências, dependendo da aplicação da estrutura. Como o painel leva uma armação de estrutura em seu interior, pode ser utilizado como autoportante, ou seja, como elemento estrutural que diminui o uso de pilares e vigas.

A origem do painel monolítico está na Itália, foi uma solução encontrada para ter uma estrutura mais resistente a terremotos e que proporcionasse isolamento térmico e acústico. A capacidade de construção com painéis monolíticos pode chegar até 5 pavimentos, mas no Brasil, por enquanto, recomenda-se utilizar esse material para até 2 pavimentos.

  • Quais os benefícios de utilizar painéis monolíticos nas obras?

Esse material pode ser utilizado de maneira autoportante, ou seja, diminuindo a necessidade de elementos estruturais como pilares e vigas. Portanto, ao utilizar essa novidade em uma obra, os custos com armações de ferro, lajes e outros materiais pode ficar mais baixo. É uma ideia interessante, visto que o preço destes materiais tem subido muito nos últimos meses. Os custos com água e energia também ficam menores, diminuindo assim o impacto ambiental da sua obra.

O isopor é um excelente isolante térmico, o utilizamos até mesmo para transportar alimentos que necessitam manter uma temperatura – seja ela fria ou quente. Para as construções, o painel monolítico também traz as características de manter um conforto térmico, seja em regiões muito quentes ou muito frias. Onde há uma grande amplitude térmica durante o ano, o painel monolítico pode ser uma solução para evitar constantes rachaduras e patologias nas alvenarias!

Quando você optar por construir com painéis monolíticos ou EPS, geralmente deverá fazer uma encomenda ao fornecedor já com o detalhamento de todo o material que será necessário, assim as peças chegam até o canteiro de obra como um “quebra-cabeça” a ser montado no local. Isso também traz mais rapidez para a execução da obra, e pode ser indicado também para fazer reformas e ampliações não muito complexas.

É importante ressaltar que para utilizar os painéis monolíticos na sua obra, é preciso tomar alguns cuidados e fazer um certo planejamento. Os painéis costumam chegar na forma de placas de isopor com as armaduras já feitas. Quando houver a necessidade de fazer alguma emenda ou recorte, o engenheiro responsável deve acompanhar de perto a execução da obra e verificar como fazer o reforço da armação do painel monolítico. Isso é importante ao estabelecer aberturas para portas, janelas e fazer os furos para estrutura hidráulica e elétrica, bem como nas emendas de um painel com outro.

A maior desvantagem de utilizar os painéis monolíticos na sua obra é o maior risco de incêndio, que requer, inclusive, que haja toda uma preparação com substâncias que retardam as chamas. Esse método construtivo não é indicado para construções muito altas e com alto risco de incêndio. Antes de utilizar este material em sua obra, consulte as normas NBR e ABNT para saber se ele se adequa ao que você precisa.

  • Algumas normas relativas ao uso de painel monolítico (EPS) em construções
  • ABNT NBR 16866:2020 – Poliestireno expandido (EPS) — Determinação das propriedades — Métodos de ensaio;
  • ABNT NBR 7973:2007 – Poliestireno expandido para isolação térmica – Determinação de absorção de água;
  • ABNT NBR 8081:2015 – Espuma rígida de poliuretano para fins de isolação térmica – Permeabilidade ao vapor de água;
  • ABNT NBR 11752:2007 –Materiais celulares de poliestireno para isolamento térmico na construção civil e refrigeração industrial;
  • ABNT NBR 11948:2007 – Poliestireno expandido para isolação térmica – Determinação da flamabilidade;
  • ABNT NBR 11949:2007 – Poliestireno expandido para isolação térmica – Determinação da massa específica aparente;
  • ABNT NBR 12094:1991 – Espuma rígida de poliuretano para fins de isolamento térmico – Determinação da condutividade térmica – Método de ensaio;

ABNT NBR 8082:1983 – Espuma rígida de poliuretano para fins de isolação térmica – Resistência à compressão – Método de ensaio.

Qual é o melhor sistema de gerenciamento de obras?
UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!