CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Como o decreto n°10.306 impacta a construção civil no Brasil?

Você já deve ter ouvido falar que as obras públicas no Brasil passariam a exigir o uso de BIM, e isso agora se tornou realidade por meio do Decreto nº 10.306. O governo publicou o documento em abril de 2020 estabelecendo etapas graduais para implementação de BIM em licitações pra obras públicas de novas construções, reformas e ampliações. A primeira etapa já começa em janeiro de 2021! Vamos entender as principais implicações para as empresas da construção?

Quais são as fases para implementação do BIM em obras públicas?

O decreto nº10.306 estabelece 3 fases para implementação gradual do BIM em licitações do governo, são elas:

A 1ª fase inicia em 1º de janeiro de 2021: o BIM passa a ser utilizado para novas obras, ampliações e reabilitações com os seguintes itens:

  • Elaboração dos modelos de projetos de arquitetura e engenharia nas disciplinas de estruturas, instalações hidráulicas, instalações de aquecimento, ventilação e ar condicionado e instalações elétricas; extração de quantitativos e documentação gráfica.

– A 2ª fase inicia em 1º de janeiro de 2024: o BIM passa a ser implementado também na fase de orçamento, planejamento, execução e controle de obra.

– A 3ª fase inicia em 1º de janeiro de 2028: o BIM abrangerá também o gerenciamento e a manutenção do empreendimento após a sua construção, englobando todo o ciclo construtivo da obra até a sua manutenção (pós-entrega).

O que as empresas da construção precisam fazer para se adaptar?

Primeiramente, se sua construtora, incorporadora ou loteadora deseja trabalhar em obras públicas, precisa começar a implementar BIM na estrutura de projeto e execução de obra. A mudança é tanto cultural quanto tecnológica e requer paciência e cuidado para que a adaptação seja feita da forma correta. Separamos algumas dicas para que você tenha sucesso neste processo:

Estude o Decreto nº 10.306 e organize sua estratégia para implementar BIM a partir dos prazos estabelecidos

Em que pé sua empresa está quanto ao uso de BIM? Este é o primeiro levantamento a ser feito. Dependendo do nível de maturidade do uso desta nova metodologia de projeto dentro da empresa, sua organização e estratégia será diferente. Caso não tenha iniciado a transição para o BIM ainda, é hora de iniciar. Em todas as situações, é importante ter profissionais capacitados na sua equipe e montar um plano de ação com prazos e metas para conseguir cumprir o exigido quando chegar a hora.

Conte com uma consultoria BIM especializada para sua empresa da construção

Hoje no mercado já existem diversas consultorias especializadas tanto na implementação de softwares BIM quanto na metodologia de trabalho como um todo. O BIM é mais do que projetar em 3D e agregar informações de insumos, envolve todas as etapas construtivas de uma obra, níveis de desenvolvimento diferentes desde o planejamento até a pós-entrega.

Consultorias como a nossa parceira TocTec facilitam a transição para o BIM para quem não sabe por onde começar e ajudam na maturação do processo de implementação para quem estagnou.

Qualifique sua equipe

Sua empresa precisará de gente especialista em BIM para que possa navegar com tranquilidade pelas novas exigências do governo. Vale a pena investir nos colaboradores mais comprometidos e interessados em novas tecnologias ou contratar especialistas para o seu quadro.

Não fique para trás

O decreto do governo impulsiona em direção à transição para a implementação de BIM em obras de engenharia e arquitetura de todo o país. A realidade é que a transição ocorrerá gradualmente em todo o setor, mesmo fora do circuito de obras públicas. Se sua empresa tomar a decisão de se adaptar a trabalhar em BIM, terá também as vantagens que esta metodologia traz para a organização de todas as construções, não apenas em licitações. O BIM já não é mais o futuro: é o presente!

contato
UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!