Dicas de como estruturar sua construtora para 2021

Área do Cliente

Dicas de como estruturar sua construtora para 2021



12 de novembro de 2020
Dicas de como estruturar sua construtora para 2021

Certamente o mundo muda muito rápido, basta comparar a forma como estamos trabalhando hoje com o mesmo período do ano passado: a diferença entre a realidade que enfrentávamos antes e a que enfrentaremos depois pandemia com certeza refletirá muitas mudanças! Na gestão das construtoras não será diferente, é preciso estar preparado para enfrentar 2021 da melhor forma possível! Vem com a gente ver dicas para estruturar a gestão da sua construtora para o ano de 2021!

Quais serão as prioridades na gestão de construtoras para 2021?

Como pudemos ver ao longo de 2020, é preciso ter uma estrutura financeira firme para aguentar possíveis meses ruins. Quando se falou em lockdown e em paralisar atividades, muitas empresas tiveram que arcar com custos de pessoal e operacionais sem estarem recebendo nenhuma entrada em caixa. Isso reforça a importância de ter uma boa Gestão financeira.

A gestão financeira de construtoras trabalha com margens apertadas quando se trata da compra de insumos, estoque, mão de obra. Justamente por isso é importante organizar uma reserva financeira. Uma parte do capital de giro precisa ter boa liquidez para cobrir eventuais emergências.

O preço dos insumos sofreu uma forte alta neste ano de 2020. O aço, por exemplo, chegou a ter aumento de 50% em diversos estados. Outros materiais como tijolos e cimento se tornaram escassos em diversas partes do país. Isso reflete diretamente no preço do CUB, que por consequência reflete no valor repassado aos clientes e no custo de operação das construtoras. Ou seja, organizar a gestão financeira e ter uma boa reserva em dinheiro pode ser o que faz a diferença entre quem consegue aproveitar um momento de crise para crescer e quem sofre para cumprir o trivial.

Gestão de obras para 2021: tendência de mão de obra mais barata, insumos mais caros

Ao que tudo indica, 2021 será um ano de oportunidades no setor da construção. Os financiamentos imobiliários estão recebendo incentivos governamentais, as taxas de juros estão baixas, é um bom momento para o comprador. Apesar de o preço de muitos insumos ter aumentado, o custo da mão de obra diminuiu, em boa parte devido ao aumento do desemprego em meio à pandemia. A construção civil é um dos setores que tem oferecido mais vagas, e isso deve continuar.

As construtoras precisam estruturar a gestão de obras para que tenham agilidade ao equilibrar os valores e as etapas de execução: se por um lado o preço de um insumo dispara em um mês, se pode economizar em outro item, o importante é não deixar o ritmo de produção se perder de vista. Quem tem grandes estoques de materiais de construção que estão em falta no mercado pode até lucrar revendendo estes itens. Com uma gestão de compras e de obras organizada você consegue saber até que ponto consegue adiantar etapas da obra, quando deve comprar certo tipo de material e quando ele está excedente. Consegue fechar cotações vantajosas e não deixar os prazos de execução de obra saírem do controle.

O canteiro de obra é o centro nervoso das construtoras, e por isso merece ser bem gerenciado. O foco para 2021 deve ser produzir com agilidade e ajustes constantes para aproveitar o quanto antes o mercado imobiliário aquecido.

Gestão de pessoas

A pandemia fez com que as etapas de pagamento de folha, conciliação bancária, contratação e demissão se tornassem cada vez mais digitalizadas e remotas. A vida da sua equipe de gestão de pessoas e o controle de toda a gestão financeira e contratual que a atividade envolve se tornam muito mais fáceis quando a construtora conta com a ajuda da tecnologia para automatizar estas tarefas.

A emissão das folhas de pagamento, comissões, horas extra e até o cálculo do valor de férias, demissões, auxílios, tudo pode ser feito de forma automatizada com o auxílio da tecnologia, como com um ERP, por exemplo. O UAU da Globaltec é parceiro de várias construtoras para estruturar toda essa gestão de forma totalmente remota e em boa parte automatizada.

Organizar a casa com a tecnologia

2020 acelerou aquilo que já era tendência: o trabalho que não é manual ou físico está sendo feito de forma remota. O uso da tecnologia para unificar o trabalho e a gestão das empresas é uma realidade em 2020, e continuará sendo daqui em diante. Sua empresa já conta com sistemas de gestão? Qual é a tecnologia empregada para proporcionar boas condições de trabalho remoto à sua equipe financeira, comercial, aos gerentes e diretores?

Um ERP, como o UAU, oferece uma visão global da gestão dos negócios da construção, organizando toda a estrutura da sua empresa em uma única plataforma ao mesmo tempo que permite utilizar outras ferramentas para obter informações específicas. Já sabe o que o UAU pode fazer pelas construtoras? Dá uma olhada nos nossos cases de sucesso!

Um bom momento para o mercado imobiliário

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o setor de imóveis movimentou R$10,82 bilhões em julho, uma alta de 16,7% em comparação com o mês anterior e de 61,5% em relação a 2019. Segundo o Índice Fipe Zap, todas as capitais do país apresentaram aumento no valor de venda dos imóveis em outubro de 2020. A perspectiva é boa. Os investidores, ao perceberem que o real desvaloriza frente ao dólar e que a bolsa de valores anda instável, optam cada vez mais por um investimento clássico e que não desvaloriza: comprar imóveis.

Esse é um bom cenário para as construtoras, mas a sua gestão está arrumando a casa para aproveitar as oportunidades de 2021? Portanto, caso não esteja, comece agora! E não se esqueça de escolher as ferramentas certas de gestão: elas podem ser a chave do seu sucesso!

contato



Noticias relacionadas

Descubra a diferença entre investimento e custo na contratação de um ERP

Reduzir custos é palavra de ordem para as empresas da área de construção civil. No entanto, identificar e diferenciar...

Saiba mais!
Lei de Proteção de Dados

Lei de proteção de dados: O que é a LGPD e como isso impacta o segmento de construção

Trouxemos neste artigo detalhes sobre a lei, como e de que forma essa conformidade pode impactar o segmento da...

Saiba mais!
Desvendando o eSocial na construção civil

Desvendando o e-Social na construção civil

Todas as empresas, inclusive as do segmento da construção civil, devem ficar atentas, pois o eSocial entra em vigor em...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: