CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Fatores importantes que ajudam no crescimento de uma obra

O crescimento de uma obra não pode ser baseado apenas no contexto econômico em que ela está inserida, ainda que isso possa influenciar de alguma forma. O mercado local e a economia do país não interferem tanto no crescimento das obras que contam com bons planejamentos e índices de produtividade. Vamos ver alguns fatores importantes para sua obra crescer em qualquer cenário?

Planejamento físico-financeiro

Uma das maiores dificuldades que pode se encontrar em uma obra é organizar o planejamento financeiro e a execução para que sigam em harmonia e equilíbrio. É muito fácil perder a mão nos gastos e sair do orçamento, não é mesmo? Por isso é essencial ter o controle do cronograma físico-financeiro sempre que possível.

O controle do planejamento físico-financeiro geralmente se faz com um bom cronograma físico-financeiro, conforme o que está determinado na NBR 13531. Para fazer um cronograma físico-financeiro é preciso definir algumas coisas antes de mais nada:

  • Definir etapas da obra;
  • Organizar prazos para cada etapa;
  • Organizar e distribuir os custos para cada etapa e prazo.

Depois de organizar toda a obra em um cronograma, é preciso acompanhá-lo por meio de vistorias, bem como manter controles destas vistorias. Você não precisa necessariamente utilizar planilhas para fazer e acompanhar seu cronograma físico-financeiro. Um sistema de gestão como o ERP UAU pode te ajudar a ter um controle ainda mais detalhado!

O módulo Obras do UAU permite fazer o planejamento, programação e o controle físico e financeiro da obra com várias ferramentas detalhadas, como controle de contratos, diário de obras, composição de custos unitários, visualização de números, reajustes, contenções, aditivos: todas as informações ficam no mesmo sistema, dessa forma nenhuma informação será perdida! O controle de sua obra fica mais seguro, ágil e móvel, correspondendo à realidade que se encontra no dia a dia!

Produtividade na obra

As equipes de execução de obra estão afiadas? Falta material? O estoque de materiais de construção e EPIs está organizado? Como anda a gestão dos equipamentos? O canteiro de obras tem um bom fluxo de trabalho? Todos esses fatores interferem na produtividade do seu canteiro de obras!

Não é fácil medir a produtividade na obra, mas é possível! É preciso olhar para os investimentos que foram feitos em insumos, equipamentos, equipe e para os resultados que estão sendo obtidos no canteiro de obras: eles são compatíveis? Estão dentro do esperado? Como fazer para equilibrar as expectativas com a realidade? A produtividade total dos fatores pode te ajudar a chegar neste equilíbrio!

Produtividade total dos fatores (PTF)

A produtividade total dos fatores, ou PTF, diz que se deve procurar obter a maior produção com a mesma quantidade de recursos (ou até menos) para alcançar melhores resultados. Esse conceito pode ser aplicado à construção: fazer o máximo possível com menos recursos. Em resumo, a produtividade total dos fatores é definida na relação entre produtividade do trabalho e produtividade do capital. Ela pode ser calculada por meio de funções que podem ser adaptadas ao contexto da construção.

Usando o Ciclo PDCA no planejamento da obra

O planejamento financeiro de uma obra pode ser feito por meio do que se chama de Ciclo PDCA. Em inglês, a sigla significa Plan, Do, Check, Act, ou em português: Planejar, Desempenhar, Checar e Agir, nesta ordem. A utilização do Ciclo PDCA no planejamento financeiro da obra deve ser feita desde o começo, passando por etapas de constante ajuste. Essa metodologia sempre pode ser reiniciada e reaplicada também em etapas menores da obra. Tão importante quanto executar é avaliar se a execução está indo de acordo com o esperado e desejado!

Gostou das nossas dicas? Para sua obra crescer cada vez mais, conte com o ERP UAU para fazer a gestão integrada e detalhada das atividades da sua construtora, incorporadora ou loteadora!

contato
UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!