Fatores importantes que ajudam no crescimento de uma obra

Área do Cliente

Fatores importantes que ajudam no crescimento de uma obra



10 de dezembro de 2020
Fatores importantes que ajudam no crescimento de uma obra

O crescimento de uma obra não pode ser baseado apenas no contexto econômico em que ela está inserida, ainda que isso possa influenciar de alguma forma. O mercado local e a economia do país não interferem tanto no crescimento das obras que contam com bons planejamentos e índices de produtividade. Vamos ver alguns fatores importantes para sua obra crescer em qualquer cenário?

Planejamento físico-financeiro

Uma das maiores dificuldades que pode se encontrar em uma obra é organizar o planejamento financeiro e a execução para que sigam em harmonia e equilíbrio. É muito fácil perder a mão nos gastos e sair do orçamento, não é mesmo? Por isso é essencial ter o controle do cronograma físico-financeiro sempre que possível.

O controle do planejamento físico-financeiro geralmente se faz com um bom cronograma físico-financeiro, conforme o que está determinado na NBR 13531. Para fazer um cronograma físico-financeiro é preciso definir algumas coisas antes de mais nada:

  • Definir etapas da obra;
  • Organizar prazos para cada etapa;
  • Organizar e distribuir os custos para cada etapa e prazo.

Depois de organizar toda a obra em um cronograma, é preciso acompanhá-lo por meio de vistorias, bem como manter controles destas vistorias. Você não precisa necessariamente utilizar planilhas para fazer e acompanhar seu cronograma físico-financeiro. Um sistema de gestão como o ERP UAU pode te ajudar a ter um controle ainda mais detalhado!

O módulo Obras do UAU permite fazer o planejamento, programação e o controle físico e financeiro da obra com várias ferramentas detalhadas, como controle de contratos, diário de obras, composição de custos unitários, visualização de números, reajustes, contenções, aditivos: todas as informações ficam no mesmo sistema, dessa forma nenhuma informação será perdida! O controle de sua obra fica mais seguro, ágil e móvel, correspondendo à realidade que se encontra no dia a dia!

Produtividade na obra

As equipes de execução de obra estão afiadas? Falta material? O estoque de materiais de construção e EPIs está organizado? Como anda a gestão dos equipamentos? O canteiro de obras tem um bom fluxo de trabalho? Todos esses fatores interferem na produtividade do seu canteiro de obras!

Não é fácil medir a produtividade na obra, mas é possível! É preciso olhar para os investimentos que foram feitos em insumos, equipamentos, equipe e para os resultados que estão sendo obtidos no canteiro de obras: eles são compatíveis? Estão dentro do esperado? Como fazer para equilibrar as expectativas com a realidade? A produtividade total dos fatores pode te ajudar a chegar neste equilíbrio!

Produtividade total dos fatores (PTF)

A produtividade total dos fatores, ou PTF, diz que se deve procurar obter a maior produção com a mesma quantidade de recursos (ou até menos) para alcançar melhores resultados. Esse conceito pode ser aplicado à construção: fazer o máximo possível com menos recursos. Em resumo, a produtividade total dos fatores é definida na relação entre produtividade do trabalho e produtividade do capital. Ela pode ser calculada por meio de funções que podem ser adaptadas ao contexto da construção.

Usando o Ciclo PDCA no planejamento da obra

O planejamento financeiro de uma obra pode ser feito por meio do que se chama de Ciclo PDCA. Em inglês, a sigla significa Plan, Do, Check, Act, ou em português: Planejar, Desempenhar, Checar e Agir, nesta ordem. A utilização do Ciclo PDCA no planejamento financeiro da obra deve ser feita desde o começo, passando por etapas de constante ajuste. Essa metodologia sempre pode ser reiniciada e reaplicada também em etapas menores da obra. Tão importante quanto executar é avaliar se a execução está indo de acordo com o esperado e desejado!

Gostou das nossas dicas? Para sua obra crescer cada vez mais, conte com o ERP UAU para fazer a gestão integrada e detalhada das atividades da sua construtora, incorporadora ou loteadora!

contato


Noticias relacionadas

Análise de viabilidade: entenda a sua real importância no projeto

Análise de viabilidade: entenda a sua real importância no projeto

Vale lembrar que um sistema ERP, como o UAU da Globaltec, ajuda a realizar as principais análises, tais como...

Saiba mais!
Conheça as melhores práticas do mercado imobiliário

Conheça as melhores práticas do mercado imobiliário

Conheça as melhores práticas do mercado imobiliário

Saiba mais!
5 benefícios do controle em tempo real na construção civil

5 benefícios do controle em tempo real na construção civil

No texto de hoje, separamos 5 benefícios desse tipo de monitoramento que influenciam diretamente no produto final e na...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: