Dicas para organizar sua carteira de clientes

Área do Cliente

Dicas para organizar sua carteira de clientes



21 de janeiro de 2021

As construtoras, incorporadoras, imobiliárias e loteadoras precisam manter um bom relacionamento com os clientes para seguirem vendendo e não perderem bons contratos, mas muitas vezes a falta de organização prejudica a gestão da carteira de clientes. Quer saber como melhorar a sua gestão e relacionamento com o cliente? Vem com a gente ver algumas dicas para organizar sua carteira de clientes!

Plano de ação de acordo com o perfil: segmentação

Você conseguiu juntar um bom número de clientes e de potenciais clientes, mas não sabe como trabalhá-los? Existem algumas formas de organização que podem te ajudar a ter mais clareza.

Primeiramente, é importante separar as bases de dados dos clientes com contratos já fechados e dos potenciais clientes (que ainda não fecharam negócio), cada uma deverá ser trabalhada de formas diferentes.

Quanto aos clientes já consolidados, você pode dividi-los de acordo com perfis de prioridade relacionando-os à lucratividade, dificuldade, perfil socioeconômico, padrão de pagamento ou outro critério que seja pertinente. Você pode utilizar a metodologia de classificação em Curva ABC, dividindo-os em 3 categorias, por exemplo:

  • Grupo A – Clientes que ofereçam rentabilidade alta;
  • Grupo B – Clientes que ofereçam rentabilidade intermediária.
  • Grupo C – Clientes que ofereçam rentabilidade baixa.

Quanto aos clientes em potencial, é preciso trabalhar a partir do produto que o fez a entrar em contato com a sua empresa. No caso de o cliente ter demonstrado interesse em um imóvel, por exemplo, é possível saber qual a faixa de valor, local e padrão de imóvel interessa àquele cliente. Com essas informações você pode trabalhar outros produtos da sua carteira e ser mais certeiro no atendimento.

Usando um CRM

Sua empresa conta com o apoio de um sistema CRM (Customer relationship management)? Esse tipo de tecnologia serve para gerenciar todas as interações com clientes e potenciais clientes (prospects), relacionando-os com perfis, fazendo-os caminhar no funil de vendas e te permitindo controlar a disponibilidade de unidades em tempo real. O ERP UAU conta com um módulo de CRM para facilitar o atendimento de pré-vendas, vendas e pós-vendas na sua empresa!

Ações pontuais para recuperar clientes: distratos, inadimplência, indecisão

O olhar apurado do gestor para os padrões que se repetem entre os seus clientes faz toda a diferença! A partir da identificação de problemas recorrentes é possível fazer pequenas ações de recuperação e esperar resultados muito positivos! Alguns dos exemplos mais comuns no mercado são:

  • O cliente que parecia decidido, mas começa a mudar de ideia: seus vendedores podem trabalhar em cima das dificuldades que o cliente está encontrando, a maioria costuma ser burocrática;
  • Alterações de comportamento durante a jornada de compra: há realmente a intenção de compra? Sua equipe de vendas pode refazer um diagnóstico de tempos em tempos;
  • O financiamento não foi aprovado: como orientar o cliente a cumprir os requisitos mínimos?
  • Inadimplência depois do fechamento de contrato: você pode organizar avisos de cobrança, campanhas de renegociação, entrar em contato para tentar recuperar essa renda que não está entrando e fazer o máximo para evitar o distrato;
  • Distrato: há muito a se fazer antes de chegar a esse ponto, sua equipe deve tentar ao máximo a renegociação. Mas, caso seja necessário chegar até o distrato, sua equipe deve estar bem orientada quanto à aplicação de multas de quebra de contrato e como realizar as cobranças devidas.


Veja mais dicas de quando tomar ações pontuais neste post.

Redes sociais para manter contato

A maioria dos clientes gosta de utilizar as redes sociais para se relacionar com a empresa e até mesmo resolver problemas. Sua equipe está preparada para o atendimento via redes sociais? Especialmente quando se trata de vendas, o Whatsapp é a rede preferida: mas cuidado para não virar bagunça!

Tenha certeza de que o seu cliente também tenha outros canais de fácil acesso para entrar em contato com a sua empresa: e-mail, chatbot, aplicativo e portal do cliente. Varie as formas de manter contato com seu cliente, assim cada um pode escolher o canal de comunicação que preferir, o papel da sua empresa é facilitar a interação!

Gestão da carteira de clientes com ajuda da tecnologia

Com um sistema de gestão completo como o ERP UAU sua empresa consegue:

  • Identificar padrões de comportamento;
  • Segmentar prospects e clientes;
  • Trabalhar a comunicação com clientes;
  • Agilizar e automatizar cobranças;
  • Controlar a inadimplência;
  • Gerenciar a disponibilidade de unidades, calcular comissões;
  • Gerenciar contratos;
  • E muito mais!

A tecnologia pode fazer muito pela gestão da sua carteira de clientes, entre em contato conosco para saber em detalhes o que podemos fazer juntos!

contato


Noticias relacionadas

Dicas de como estruturar sua construtora para 2021

É preciso estar preparado para enfrentar, vem com a gente ver dicas para estruturar a gestão da sua construtora...

Saiba mais!
Checklist para fazer a contratação de mão de obra na construção civil

Checklist para fazer a contratação de mão de obra na construção civil

Abordamos os meios alternativos de admissão de funcionários, com um checklist dos aspectos mais importantes das contratações no setor.

Saiba mais!
Dimensionamento de cidades e comunidades para o futuro é o tema central da EFS 2017

Dimensionamento de cidades e comunidades para o futuro é o tema central da EFS 2017

A construção civil é uma das atividades econômicas de maior prestígio econômico, não apenas no Brasil, mas em todo...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: