EFD - Entregue obrigações do SPED com o ERP UAU

Área do Cliente

Escrituração Fiscal Digital (EFD): entregue obrigações do SPED com o ERP UAU



25 de fevereiro de 2021

Todas as empresas que emitem e tomam notas fiscais precisam declarar suas movimentações financeiras ao governo e ficar em dia com os impostos sob o risco de serem penalizadas pela Receita Federal. A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é uma obrigação que faz parte do SPED Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital), você sabe como a sua empresa trata destas tarefas? Com um sistema de gestão como o ERP UAU a sua empresa da construção e do setor imobiliário consegue declarar todas as informações de forma rápida, vamos ver como funciona?

O que é a EFD?

A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é um arquivo digital com um conjunto de dados e documentos fiscais, bem como de registros referentes a impostos que incidem sobre as operações de cada empresa, especificamente o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de todos os produtos e serviços que a empresa prestou, vendeu, comprou ou contratou.

É uma das exigências que fazem parte do SPED Fiscal, o controle fiscal exigido mensalmente pelo governo e que deve ser entregue todo dia 20 com os dados do mês anterior (é bom também ficar de olho nos prazos da Sefaz de cada estado do país, pois eles podem variar).

A EFD é um arquivo digital que deve ser submetido a um programa validador do SPED (oferecido para download pelo governo) e que verifica a consistência das informações prestadas no arquivo. Por isso é importante sua empresa ter dados fiscais corretos que possam ser levantados com facilidade todos os meses. O controle interno é essencial para que sua contabilidade não saia do controle!

É bom lembrar que sua empresa deve contar com um certificado digital para assinar as informações da EFD validadas dentro do programa do SPED. O governo exige certificado digital tipo A1 ou A3 emitido por autoridade certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para que você possa assinar e transmitir as informações com segurança.

O que é exigido na EFD?

O governo exige todos os meses que o documento da EFD ICMS IPI contenha informações:

1 – as relativas às entradas e saídas de mercadorias bem como aos serviços prestados e tomados, incluindo a descrição dos itens de mercadorias, produtos e serviços.

2 – as relativas à quantidade, descrição e valores de mercadorias, matérias-primas, produtos intermediários, materiais de embalagem, produtos manufaturados e produtos em fabricação, em posse ou pertencentes ao estabelecimento do contribuinte declarante, ou fora do estabelecimento e em poder de terceiros e de terceiros de posse do informante;

3 – as relativas à produção de produtos em processo e produtos acabados e respectivos consumos de insumos, tanto no estabelecimento do contribuinte quanto em estabelecimento de terceiro, bem como o estoque escriturado;

4 – qualquer informação que repercuta no inventário físico e contábil, no processo produtivo, na apuração, no pagamento ou na cobrança de tributos de competência dos entes conveniados ou outras de interesse das administrações tributárias.

Ou seja, em resumo, todas as informações que envolvam os impostos IPI e ICMS, relativas à compra e venda de produtos ou à contratação e prestação de serviços. A fonte principal destas informações está nas notas fiscais que entram e saem da sua empresa! Fique também atento às informações que envolvem frete e transporte como a nota de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e a Manifestação de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e).

Como entregar a EFD com o ERP UAU da Globaltec

As empresas da construção que contam com o ERP UAU para gestão fiscal saem à frente na hora de entregar as obrigações mensais ao governo! O sistema permite que você cadastre todas as notas fiscais que sua empresa movimentou no mês e gere o arquivo XML de acordo com o período de apuração e as informações desejadas.

Com o UAU você registra fornecedores, compras, vendas, movimentações de transporte, todos os dados que dizem respeito ao que a EFD exige. Também é possível detalhar a apuração das informações sobre os impostos que cada obrigação fiscal exige, no caso da EFD, o ICMS e o IPI.

Conheça o módulo Contabilidade do UAU e entenda como sua gestão contábil fica muito mais simples com o controle detalhado que um sistema de gestão proporciona!

contato


Noticias relacionadas

Descubra as principais mudanças para o eSocial 2020 no segmento imobiliário e da construção civil

Descubra as principais mudanças para o eSocial 2020 no segmento imobiliário e da construção civil

o eSocial vai passar por algumas mudanças em 2020, tanto no sistema quanto no prazo. Por isso é preciso...

Saiba mais!

Por que sua empresa precisa de um software para construção civil?

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de um sistema automatizado para melhorar os resultados da sua empresa,...

Saiba mais!
O que esperar no primeiro semestre de 2017 no mercado de construção civil

O que esperar no primeiro semestre de 2017 no mercado de construção civil

Após mais um ano de muitas dificuldades, o mercado de construção civil começa a apresentar reações positivas neste primeiro...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: