CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Escrituração Fiscal Digital (EFD): entregue obrigações do SPED com o ERP UAU

Todas as empresas que emitem e tomam notas fiscais precisam declarar suas movimentações financeiras ao governo e ficar em dia com os impostos sob o risco de serem penalizadas pela Receita Federal. A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é uma obrigação que faz parte do SPED Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital), você sabe como a sua empresa trata destas tarefas? Com um sistema de gestão como o ERP UAU a sua empresa da construção e do setor imobiliário consegue declarar todas as informações de forma rápida, vamos ver como funciona?

O que é a EFD?

A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é um arquivo digital com um conjunto de dados e documentos fiscais, bem como de registros referentes a impostos que incidem sobre as operações de cada empresa, especificamente o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de todos os produtos e serviços que a empresa prestou, vendeu, comprou ou contratou.

É uma das exigências que fazem parte do SPED Fiscal, o controle fiscal exigido mensalmente pelo governo e que deve ser entregue todo dia 20 com os dados do mês anterior (é bom também ficar de olho nos prazos da Sefaz de cada estado do país, pois eles podem variar).

A EFD é um arquivo digital que deve ser submetido a um programa validador do SPED (oferecido para download pelo governo) e que verifica a consistência das informações prestadas no arquivo. Por isso é importante sua empresa ter dados fiscais corretos que possam ser levantados com facilidade todos os meses. O controle interno é essencial para que sua contabilidade não saia do controle!

É bom lembrar que sua empresa deve contar com um certificado digital para assinar as informações da EFD validadas dentro do programa do SPED. O governo exige certificado digital tipo A1 ou A3 emitido por autoridade certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para que você possa assinar e transmitir as informações com segurança.

O que é exigido na EFD?

O governo exige todos os meses que o documento da EFD ICMS IPI contenha informações:

1 – as relativas às entradas e saídas de mercadorias bem como aos serviços prestados e tomados, incluindo a descrição dos itens de mercadorias, produtos e serviços.

2 – as relativas à quantidade, descrição e valores de mercadorias, matérias-primas, produtos intermediários, materiais de embalagem, produtos manufaturados e produtos em fabricação, em posse ou pertencentes ao estabelecimento do contribuinte declarante, ou fora do estabelecimento e em poder de terceiros e de terceiros de posse do informante;

3 – as relativas à produção de produtos em processo e produtos acabados e respectivos consumos de insumos, tanto no estabelecimento do contribuinte quanto em estabelecimento de terceiro, bem como o estoque escriturado;

4 – qualquer informação que repercuta no inventário físico e contábil, no processo produtivo, na apuração, no pagamento ou na cobrança de tributos de competência dos entes conveniados ou outras de interesse das administrações tributárias.

Ou seja, em resumo, todas as informações que envolvam os impostos IPI e ICMS, relativas à compra e venda de produtos ou à contratação e prestação de serviços. A fonte principal destas informações está nas notas fiscais que entram e saem da sua empresa! Fique também atento às informações que envolvem frete e transporte como a nota de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e a Manifestação de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e).

Como entregar a EFD com o ERP UAU da Globaltec

As empresas da construção que contam com o ERP UAU para gestão fiscal saem à frente na hora de entregar as obrigações mensais ao governo! O sistema permite que você cadastre todas as notas fiscais que sua empresa movimentou no mês e gere o arquivo XML de acordo com o período de apuração e as informações desejadas.

Com o UAU você registra fornecedores, compras, vendas, movimentações de transporte, todos os dados que dizem respeito ao que a EFD exige. Também é possível detalhar a apuração das informações sobre os impostos que cada obrigação fiscal exige, no caso da EFD, o ICMS e o IPI.

Conheça o módulo Contabilidade do UAU e entenda como sua gestão contábil fica muito mais simples com o controle detalhado que um sistema de gestão proporciona!

contato
UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!