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Descubra as vantagens de gerar o e-Social com as soluções da Globaltec



20 de abril de 2021
Descubra as vantagens de gerar o e-Social com as soluções da Globaltec

Nos últimos anos, o e-Social (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) passou por algumas mudanças, e agora em 2021 há algumas novidades implementadas! O e-Social, você já deve saber, é uma obrigação que todas as empresas devem cumprir, é a forma pela qual o governo coleta as informações trabalhistas.

Em novembro de 2020 foram publicadas as Portarias Conjuntas RFB/SEPRT nº 76 e 77 que estabelecem na prática as novidades que já estavam previstas na Lei 13.874 de 2019. Vamos ver em detalhes o que muda no e-Social 2021 e como o ERP UAU da Globaltec te auxilia a cumprir com essa obrigação de forma rápida e fácil?

e-Social 2021: quais são as mudanças

A Lei da Liberdade Econômica (Lei 13.874) tinha como objetivo diminuir a burocracia e simplificar a vida das empresas ao prestar contas ao governo. Muito se falou sobre o e-Social ser extinto depois desta lei, mas na verdade, o e-Social foi apenas simplificado. O sistema segue disponível na plataforma do governo, são duas formas possíveis: o módulo simplificado (para MEI e empregadores domésticos e o módulo geral (para as demais empresas e empregadores).

Na prática o que vai acontecer é que as empresas precisam prestar atenção às Portarias Normativas publicadas em 2020 para entender os leiautes e prazos. A entrega do e-Social está dividida em 4 fases e em 4 grupos de empresas. Os grupos de empresas são os seguintes:

  • Grupo 1 – Empresas com faturamento superior a R$78 milhões;
  • Grupo 2 – Empresas com faturamento inferior a R$78 milhões, exceto as optantes pelo SIMPLES;
  • Grupo 3 – ME e EPP optantes pelo SIMPLES, MEI, empregadores pessoas físicas (exceto domésticos), entidades sem fins lucrativos;
  • Grupo 4 – órgãos públicos e organizações internacionais.

Já as 4 fases de entrega são as seguintes:

  • 1ª fase: envio das informações constantes dos eventos das tabelas S-1000 a S-1080 do leiaute do e-Social;
  • 2ª fase: envio das informações constantes dos eventos não periódicos S-2190 a S-2399 do leiaute do e-Social, exceto dos eventos relativos à Saúde e Segurança do Trabalhador (SST);
  • 3ª fase: envio das informações constantes dos eventos periódicos S-1200 a S-1299 do leiaute do e-Social; e
  • 4ª fase: envio das informações constantes dos eventos S-2210, S-2220 e S-2240 do leiaute do e-Social, relativos à SST.

Confira todos os leiautes do e-Social aqui e entenda o que você precisa organizar para cumprir esta obrigação.

No espírito de simplificar a entrega de informações para o governo, algumas das antigas obrigações das empresas já foram substituídas totalmente pelo e-Social, são elas:

  • CAGED;
  • Anotação da Carteira de Trabalho (que passou a ser 100% digital para as empresas);
  • Livro de Registro de Empregados;
  • RAIS para empresas que já prestam informações de folha de pagamento.

Entre as próximas obrigações que passarão a ser entregues também via e-Social estão:

  • CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
  • CD – Comunicação de Dispensa;
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  • DCTF – Declaração de Débitos e créditos tributários Federais;
  • MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais;
  • Folha de pagamento;
  • GRF – Guia de Recolhimento do FGTS.

Cronograma de entrega do e-Social 2021

A obrigatoriedade de entrega de informações via e-Social está sendo implementada aos poucos, por isso empresas de diferentes tamanhos possuem obrigações e prazos diferentes. No momento, o calendário de novas obrigatoriedades está assim:

  • 05/2021 – eventos de folha de pagamento do grupo 3 (optantes pelo Simples Nacional, empregador pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos);
  • 06/2021 – eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador do grupo 1 (grandes empresas);
  • 07/2021 – início do envio obrigatório de informações pelos órgãos públicos (grupo 4).

Para informações completas sobre todas as fases e grupos é preciso olhar com atenção para o calendário montado pelo governo.

Imagem:
//www.gov.br/esocial/pt-br/acesso-ao-sistema/cronograma-de-implantacao/Cronogramadeimplantacao_V02.jpg

Como entregar as obrigações do e-Social com o ERP UAU da Globaltec

As empresas do setor da construção e imobiliário que contam com a solução da Globaltec para fazer a gestão do RH não encontram maiores dificuldades para entregar as informações do e-Social. Com o ERP UAU fica fácil:

Realizar a qualificação cadastral

Uma das primeiras etapas ao começar a usar o e-Social é fazer a qualificação cadastral dos funcionários, ou seja, ver se existem divergências entre o cadastro interno da empresa e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do sistema do governo. No módulo Folha de Pagamento do ERP UAU essas informações são geradas e encaminhadas automaticamente.

Cadastrar e atualizar informações de funcionários

Ainda no módulo Folha de Pagamento do UAU é possível ter acesso a uma tela de cadastro de funcionários, à ficha de registro com informações detalhadas (obras, licenças, férias, dependentes, empréstimos, atestados, histórico de cargos, transferências), bem como verificar grau de instrução, categoria do trabalhador, vínculo empregatício, tipo de rescisão, entre outros. Todas estas informações são essenciais para o e-Social e podem ser geradas com facilidade no sistema!

Ajustar informações da empresa

Com o ERP UAU, a solução da Globaltec, você pode informar os parâmetros tributários, financeiros, de vendas, de suprimentos e demais dados relevantes para os cálculos do departamento pessoal da empresa.

Acompanhar ocorrências de Saúde do Trabalhador

Os eventos de SST (Saúde do Trabalhador) estão entre as obrigações do e-Social, e com o ERP UAU você tem o registro de todas as ocorrências. No sistema é possível verificar a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e manter informações relativas ao ambiente de trabalho (riscos, exposição, condições ambientais, etc). Ter estas informações à mão facilita – e muito – o trabalho da equipe de RH.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Ficaremos felizes em ajudar sua empresa do setor da construção e imobiliário a modernizar a gestão e automatizar os processos burocráticos do dia a dia!

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