CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Tendências das startups no mercado imobiliário e da construção

O mercado da construção civil e imobiliário tem se tornado cada vez mais tecnológico. A indústria 4.0 é a nova fronteira, uma revolução que envolve automação de dados, inteligência artificial, robótica e digitalização de atividades anteriormente manuais. O futuro já chegou! As startups da construção e do setor imobiliário, também chamadas de construtechs e proptechs. Trazem a vanguarda da inovação para o mercado brasileiro, e apresentaram um crescimento de 23% em 2020 em relação a 2019.

Tecnológica como algo essencial

Cada vez mais se torna importante olhar para a inovação tecnológica como algo essencial para a construção e o setor imobiliário. A situação comercial causada pela pandemia de coronavírus mostrou o quanto podemos realizar apenas trabalhando via celular e computador e como os clientes potenciais podem ser atendidos remotamente. A venda de imóveis hoje, no contexto em que se deve evitar ainda o contato social. Precisa oferecer todo o tour virtual com detalhes, dessa forma o cliente pode passear pela planta humanizada ou pelo apartamento finalizado sem sair de casa. Esse tipo de tecnologia facilita – e muito – para que o cliente se encante com o imóvel.

Setor da construção civil

Já no setor de construção, uma grande tendência é ter projetos cada vez mais ágeis, com a aplicação do BIM em todas as etapas. O BIM compatibiliza dados de um empreendimento desde a etapa de planejamento e projeto de diferentes disciplinas (elétrico, hidráulico, estrutural, arquitetônico, preventivo de incêndio) até a execução, acabamento e pós-entrega. Os empreendimentos se tornam melhor planejados, os erros diminuem, as equipes se tornam multidisciplinares.

A robótica está cada vez mais perto de chegar ao canteiro de obras, ainda que o custo seja muito alto para isso hoje. Tecnologias de construção modular com materiais alternativos têm se tornado uma realidade possível e acessível, diminuindo custos e tornando as obras mais rápidas e previsíveis.

Na administração das empresas

Os sistemas de gestão trazem mais segurança e solidez dos dados, automatizando processos de pagamento, cobrança, registrando informações de obra, orçamento, execução, cronograma, além de ajudar todos os gestores a terem um acompanhamento minucioso da realidade do cotidiano de trabalho.

Os imóveis inteligentes, com automação para controles de luz, água, ar condicionado, janelas, trancas, entregas, também são tendência. Os clientes procuram cada vez mais por alternativas tecnológicas. Principalmente aquelas que prometem economia de custos em faturas de água e energia e contribuem para diminuir o impacto ambiental.

As empresas tradicionais da construção têm apostado cada vez mais em investir em startups, empresas com modelos de negócios repetíveis e escaláveis, principalmente envolvendo tecnologia. Investir em tecnologia na construção ajuda a diminuir custos operacionais, aumentar a produtividade, aumentar a segurança do trabalhador civil e diminuir acidentes.

Investimento

Com o investimento em novas startups, a esperança é de gerar inovação e impulsionar o surgimento de grandes nomes no mercado, já que como aconteceu com a Quinto Andar, OLX, Zap Imóveis, Viva Real. Para impulsionar o setor, algumas investidoras funcionam como “berçários” de startups da construção e do setor imobiliário, como a Terracota Ventures, que busca negócios tecnológicos ao longo de toda a cadeia de valor da construção: desde projetos e construção até aquisição de propriedades e utilização de imóveis.

Certamente com a ajuda de investidoras como a Terracota Ventures, todas as empresas do setor da construção e imobiliário que desejam investir em startups podem encontrar novas ideias e soluções tecnológicas para agregar às suas marcas. Empresas que não estão prontas para investir, mas que têm uma grande ideia que pode se tornar uma startup, também podem apresentar seus projetos e encontrar investidores. Dessa forma a inovação no setor construtivo se torna mais rápida e real no mercado brasileiro. Enfim, sempre há espaço e dinheiro para boas ideias, basta conectar as pessoas certas para fazer os projetos mais inovadores acontecerem.

contato
UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!