O mercado da construção tem passado por grandes transformações tecnológicas, uma verdadeira revolução nos últimos anos. Da prancheta à realidade aumentada muita coisa mudou e ainda vai mudar, por isso é preciso estar sempre atento às novidades: para não ser engolido por elas! Separamos 5 tecnologias que são tendência na construção civil para você ficar de olho e saber para onde estamos caminhando.
Cidades inteligentes e IoT: tendências na construção civil
As cidades inteligentes são voltadas para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes com a otimização dos seus recursos, como o transporte público, utilização de energia, espaços públicos, vida ao ar livre, acesso à internet.
Isso pode significar usar informações para planejar e melhorar operações, como exemplo podemos citar estudar o tempo médio que um cidadão passa no transporte público e tomar iniciativas para melhorar essa média. Mas, também, uma cidade inteligente precisa de um bom planejamento e de medidas aplicáveis, como pensar no desenvolvimento sustentável e em planejamento urbano, com prédios inteligentes.
A IoT (Internet of things, ou internet das coisas) está totalmente ligada às cidades se tornarem cada vez mais inteligentes, também é o que possibilita as casas e objetos do dia a dia se tornarem mais inteligentes. Como exemplo, podemos citar os smartwatches, que coletam dados sobre nossa saúde e os integram com o smartphone.
As smarthomes são também uma tendência, com controles de iluminação, climatização e segurança integrados ao smartphone. Nas cidades, a internet das coisas serve também para automatizar operações como a cobrança de pedágio, coleta de lixo, entre outras. Um exemplo de vanguarda entre as smartcities é Barcelona, que tem um projeto totalmente voltado para esse conceito.
Impressão 3D
A impressão 3D pode ser usada na construção civil de várias formas, desde a elaboração de maquetes, impressão de peças até a construção de paredes. Entre os benefícios da impressão 3D na construção estão: diminuição do desperdício, possibilidade de usar estruturas mais inovadoras, automatização, redução de custos com mão de obra, maior rapidez na construção. As tecnologias de ponta permitem imprimir até mesmo concreto em 3D, uma técnica chamada Concrete Printing.
Drones, realidade virtual
O uso de drones já é uma realidade para fazer mapeamento de terrenos, levantamentos topográficos, estudos de viabilidade. Também serve para fazer acompanhamento e inspeção de obra, gravar imagens para divulgação do empreendimento.
Nessa mesma ideia, o uso de realidade virtual já é uma realidade para fazer visitas virtuais tanto em empreendimentos em construção quanto em imóveis prontos a venda e para alugar. Ainda mais em tempos de pandemia, que as visitas pessoalmente na obra e nos imóveis não são recomendadas, a realidade virtual tem se tornado uma alternativa viável e interessante.
Bioconcreto e construções verdes
O bioconcreto é uma tecnologia que foi desenvolvida na Universidade Técnica de Delft, na Holanda. Trata-se de colocar bactérias na mistura do concreto juntamente com lactato de cálcio. Quando há alguma falha ou fissura (de até 8mm), a umidade que penetra acorda esses organismos que começam a consumir o lactato de cálcio e, por fim, produzem calcário, tendo como resultado a cura das patologias do concreto.
As chamadas construções verdes são, na verdade, autossustentáveis e ecológicas. Uma construção verde é aquela planejada para uma utilização mínima de energia, geração de energia limpa para abastecimento próprio, captação e reutilização de água, aquecimento e resfriamento naturais, diminuição do impacto ambiental com a arborização.
É uma mudança de mentalidade no modo de construir: pensar o empreendimento dentro do planejamento urbano, focar na sua sustentabilidade, na sua utilização na pós-entrega e na autonomia do abastecimento do imóvel.
Solicite seu diagnóstico gratuito. Entre em contato com um de nossos especialistas com +15 anos de experiência no mercado imobiliário e construção civil.