Entenda sobre loteamento e loteadora Entenda sobre loteamento e loteadora

Área do Cliente

Entenda sobre loteamento e loteadora



16 de julho de 2021

O que é um loteamento?

Está com dificuldades de entender sobre loteamento e loteadora? Confira neste texto algumas informações importantes sobre o assunto. Compreenda as responsabilidades de uma loteadora e o que ela faz.

Loteamento é a divisão ou parcelamento de uma gleba de terras maior em frações menores com o fim de configurar unidades autônomas de lotes. Entende-se por gleba uma área que ainda não fora parcelada em frações menores.

O que é uma loteadora? O que ela faz?

Loteadora pode ser uma pessoa física, jurídica (empresa) ou uma cooperativa, constituída para fins de planejar, viabilizar e executar loteamentos. Atua no desenvolvimento urbano das cidades promovendo empreendimentos imobiliários com o objetivo de suprir as demandas do mercado.

Qual a sua importância e responsabilidade no crescimento ordenado das cidades?

No Brasil, por forte influência do catolicismo, as cidades de forma geral foram surgindo quase que sempre ao redor das igrejas. Assim, se expandindo em seu entorno, se desenvolvendo, mas com muitos problemas de planejamento.

Com o passar dos anos, em razão do crescimento populacional e o êxodo rural no Brasil, acelerou-se o processo de urbanização, que aconteceu de forma mais intensa entre as décadas de 1960 a 1980 e mantendo índices relativamente elevados nos anos seguintes.

Com a desmedida expansão das periferias urbanas, formação de favelas nas grandes metrópoles e se espalhando por todo o país, surge a necessidade de planejar melhor o desenvolvimento urbano das cidades.

Sabendo que o crescimento da maioria das cidades brasileiras ocorreu de forma orgânica e pouco de forma planejada, conseguimos entender que as loteadoras também atuaram de forma amadora. No passado, a maioria delas eram formadas por parentes, amigos, entre outros.

Agora que você teve uma breve explanação e sabe o que é um loteamento, uma loteadora e o que ela faz, sua importância e como surgiram as cidades, aprenda a fazer loteamentos com o passo a passo abaixo.



Noticias relacionadas

Desmembramento e unificação de lotes e glebas: o que é e como fazer

Desmembramento e unificação de lotes e glebas: o que é e como fazer

Vamos ver como funciona o desmembramento de glebas, terrenos e a unificação de lotes? Então acesse o conteúdo na...

Saiba mais!

Entenda sobre loteamento e loteadora

O que é um loteamento? Está com dificuldades de entender sobre loteamento e loteadora? Confira neste texto algumas informações...

Saiba mais!
Gestão de contrato eficiente no mercado de construção civil

Gestão de contrato eficiente no mercado de construção civil

Algumas funções administrativas, comerciais e financeiras se não forem bem planejadas e executadas, podem comprometer as operações e o...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos