CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Entenda sobre loteamento e loteadora

O que é um loteamento?

Está com dificuldades de entender sobre loteamento e loteadora? Confira neste texto algumas informações importantes sobre o assunto. Compreenda as responsabilidades de uma loteadora e o que ela faz.

Loteamento é a divisão ou parcelamento de uma gleba de terras maior em frações menores com o fim de configurar unidades autônomas de lotes. Entende-se por gleba uma área que ainda não fora parcelada em frações menores.

O que é uma loteadora? O que ela faz?

Loteadora pode ser uma pessoa física, jurídica (empresa) ou uma cooperativa, constituída para fins de planejar, viabilizar e executar loteamentos. Atua no desenvolvimento urbano das cidades promovendo empreendimentos imobiliários com o objetivo de suprir as demandas do mercado.

Qual a sua importância e responsabilidade no crescimento ordenado das cidades?

No Brasil, por forte influência do catolicismo, as cidades de forma geral foram surgindo quase que sempre ao redor das igrejas. Assim, se expandindo em seu entorno, se desenvolvendo, mas com muitos problemas de planejamento.

Com o passar dos anos, em razão do crescimento populacional e o êxodo rural no Brasil, acelerou-se o processo de urbanização, que aconteceu de forma mais intensa entre as décadas de 1960 a 1980 e mantendo índices relativamente elevados nos anos seguintes.

Com a desmedida expansão das periferias urbanas, formação de favelas nas grandes metrópoles e se espalhando por todo o país, surge a necessidade de planejar melhor o desenvolvimento urbano das cidades.

Sabendo que o crescimento da maioria das cidades brasileiras ocorreu de forma orgânica e pouco de forma planejada, conseguimos entender que as loteadoras também atuaram de forma amadora. No passado, a maioria delas eram formadas por parentes, amigos, entre outros.

Agora que você teve uma breve explanação e sabe o que é um loteamento, uma loteadora e o que ela faz, sua importância e como surgiram as cidades, aprenda a fazer loteamentos com o passo a passo abaixo.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!