CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

GlobalNews: mercado de loteamentos cresce quase 200% durante a pandemia

O mercado de loteamentos registrou um crescimento de quase 200% durante a pandemia em comparação com o ano passado, de acordo com reportagem do Jornal do Comércio. A pandemia fez com que todas as pessoas pensassem e repensassem suas situações de moradia.

A necessidade de passar mais tempo em casa para fazer isolamento social fez com que as pessoas percebessem a importância de terem mais espaço em suas residências e, principalmente, áreas de lazer ao ar livre. Essa mudança de cenário se deve muito a uma mudança de perfil nas buscas do consumidor de imóveis.

De acordo com artigo da Fast Company, 40% das pessoas pelo menos consideraram deixar as grandes cidades durante a pandemia, se não para o interior, para as regiões de subúrbio, com mais espaço e conforto.

A tendência durante a pandemia foi de que muitas profissões e estudos passassem para a modalidade à distância, em casa, o que gerou a necessidade de espaço para o home office. Além disso, o tamanho dos imóveis e os espaços de lazer como piscina, quintal, churrasqueira passaram a ter mais importância para a qualidade de vida. A busca por casas e lotes/terrenos para construção de casas aumentou devido a essa demanda por maior espaço e conforto.

Não precisar mais ir ao trabalho ou à escola/universidade pessoalmente retirou a importância de estar perto dos grandes centros urbanos, e aumentou a procura por imóveis mais distanciados. Esses imóveis proporcionam maior espaço e liberdade por um menor preço, aumentando a qualidade de vida do morador.

Morar em apartamentos pequenos e centrais tornou-se muito mais desconfortável e sem propósito, ou seja, houve uma inversão brusca das tendências no mercado da construção.

O Raio-x Fipe/Zap de outubro de 2020 mostra que a maioria dos compradores de imóveis têm o objetivo de morar no imóvel (61%), enquanto a finalidade investimento corresponde a 39% das respostas na pesquisa.  Quanto à intenção de compra de imóveis, a grande maioria deseja adquirir imóvel para moradia própria (86%), enquanto o investimento é objetivo de apenas 14%.

Isso demonstra que muita gente procura soluções para sair do aluguel e ganhar mais espaço e conforto em suas moradias, a busca é por qualidade de vida.

As loteadoras têm apresentado um grande escoamento do estoque de lotes e terrenos, sejam comerciais ou residenciais. Dentre os imóveis comerciais, destacam-se os terrenos voltados à logística, ainda segundo a reportagem do Jornal do Comércio

Isso se deve também ao aumento das compras online, que aquecem o setor de transporte e entregas internas no país, e também à forte atividade de exportação, que geralmente demanda uma logística de transportes marítimo e terrestre combinados, com muitos pátios de containers e centros de distribuição.

Mercado de loteamentos residenciais

Quanto aos loteamentos residenciais, a maior tendência no mercado de loteamentos é o financiamento direto com as construtoras e incorporadoras, que muitas vezes é mais fácil para o consumidor do que a aprovação de um financiamento de imóvel pronto, de acordo com reportagem do portal Terra.

O preço do lote residencial é mais barato e garante a liberdade de realizar o projeto que o cliente deseja e conforme o orçamento permitir. A burocracia do financiamento bancário, principalmente para a comprovação de renda em um período de Economia instável, costuma ser o maior impeditivo para a compra, e o financiamento direto com a construtora ou incorporadora é uma alternativa mais acessível ao consumidor.

A Caixa Econômica também modificou em agosto de 2020 linhas de crédito para financiamento de lotes urbanizados. Podem ser financiados valores entre R$ 50 mil e R$ 1,5 milhão, com taxa de juros efetiva de até 8,5% ao ano + TR, quota de financiamento de até 70% sobre o valor de avaliação do terreno e prazo de até 240 meses para pagamento da dívida.  

Para a aquisição de lote houve uma mudança significativa de aumento do financiamento de 50% para 70% do preço do terreno, o que também contribui para o aquecimento do setor do mercado de loteamentos.

Veja também Loteamentos: como otimizar tempo e recursos financeiros na geração de novos negócios.

Agende um diagnóstico gratuito com um especialista!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!