Área do Cliente

Como fazer um fluxo de caixa eficiente



20 de setembro de 2021

Ter uma boa gestão do fluxo de caixa faz com que a empresa possa ter uma completa avaliação das receitas e despesas. Do mesmo modo, isso faz com que se criem estratégias que levam a resultados positivos. Muitas vezes essas informações financeiras tão importantes não estão bem claras ou ficam difíceis de visualizar. Assim, a tecnologia entra como uma solução para dar a visão do todo para a gestão financeira.

O que é gestão de recebíveis?

A gestão de recebíveis envolve processos relacionados a pagamentos que a empresa tem a receber, sejam boletos, cheques, pagamentos com cartão de crédito ou outros.

Por isso, é importante ter um controle detalhado que permita prever os recebíveis que entrarão a prazo. Isso é essencial para poder controlar o fluxo de caixa de maneira realista. Também não se pode perder de vista a atualização das contas de acordo com a pontualidade do pagamento por parte dos seus clientes.

Ou seja, uma boa gestão de recebíveis também leva em conta a inadimplência, atualizando a previsão de entrada de dinheiro e agindo para prever perdas que influenciem a longo prazo.

Como melhorar o fluxo de caixa com ajuda da tecnologia

O fluxo de caixa envolve fazer o controle tanto do dinheiro que entra quanto do que sai para ter uma completa noção do balanço financeiro. Portanto, vai além da gestão de recebíveis, levando também em conta os pagamentos que são pela sua empresa.

A boa gestão financeira é aquela com um fluxo de caixa bem atualizado, com dados integrados, fáceis de interpretar, que permitem ter uma visão do todo e tomar decisões rápidas. Isso impede que as finanças saiam de controle, permite a previsibilidade do lucro, das receitas, das dívidas e dá ao gestor todas as ferramentas para que tome ações com base em informações.

A empresa faz o fluxo de caixa junto às tradicionais planilhas combinadas umas às outras. Porém, essa solução não é a melhor, nem a mais fácil para visualizar e atualizar o todo. A tecnologia auxilia bastante nesse processo: já pensou em contar com um sistema de gestão integrada? Do contrário, a automatização que uma ferramenta dessas permite economiza muitas horas de trabalho e dores de cabeça!

Gestão financeira com um ERP para construção civil

O ERP UAU é um bom exemplo de como a gestão financeira se beneficia do auxílio de um sistema de gestão. Com a solução de Gestão Financeira do UAU, sua empresa da construção organiza a gestão de recebíveis, faz conciliação bancária e pagamentos dentro do próprio sistema, paga tributos, autoriza pagamentos, gerencia financiamentos e muito mais!

Contudo, a gestão financeira com o auxílio de um software gera automaticamente um fluxo de caixa com base no que você registra como recebido e a pagar, auxilia a fazer campanhas de prevenção de inadimplência, envia avisos de cobrança, tudo de forma automatizada. Não é preciso mais se preocupar em atualizar aquilo que sempre se repete: o sistema permite automatizar os processos repetitivos e não mais gastar o tempo e a energia da sua equipe financeira em tarefas que não agregam aos resultados.

Além disso, é possível ter uma visão global e em tempo real da realidade financeira da empresa, do fluxo de caixa da obra, acompanhando o lucro previsto ou eventuais problemas que precisam de solução rápida para evitar que se tornem maiores. Ter esses dados na sua tela a qualquer momento permite uma gestão financeira estratégica, com um bom equilíbrio e controle das entradas e saídas.

Como é feito o fluxo de caixa na sua empresa? E a gestão de recebíveis? Considere adotar uma solução inovadora!



Noticias relacionadas

Qual é o melhor sistema de gerenciamento de obras?

O trabalho na construção civil e no setor imobiliário pode ser muito beneficiado com o uso das tecnologias certas,...

Saiba mais!

BDI – Conheça as melhores práticas para o segmento da construção civil

Você calcula os BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) nos seus empreendimentos? O cálculo correto desse elemento orçamentário é fundamental...

Saiba mais!
Os benefícios de um sistema para controle de energia elétrica na construção civil

Os benefícios de um sistema para controle de energia elétrica na construção civil

É hora de construtoras e incorporadoras prestarem atenção nos sistemas para controle de energia elétrica que agregam valor econômico...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: