Uma grande tendência na arquitetura e construção civil é utilizar tecnologias de construção modulares e sustentáveis, por isso, separamos exemplos de construções curiosas no mundo para inspirar a criação de novos empreendimentos com essas características, mostrando que se aplicam à execução de vários tipos diferentes de obra. Fique por dentro das tendências e inove nos seus projetos!
Gadia House (São Paulo)
A Gadia House foi premiada em 2014 no I Prêmio Saint-Gobain de Habitat Sustentável e recebeu em 2020 a certificação HBC (Healthy Building Certificate). Certificações como a HBC levam em conta o projeto, qualidade do ar, da iluminação, sustentabilidade, ou seja, certificam que a construção é saudável como um todo. Em seguida, a casa foi construída com um projeto totalmente sustentável, prevendo uso racional de água e energia e a utilização de materiais diferenciados, como o método construtivo modular em EPS, também chamado de painel monolítico.
Mini Sky City
Os chineses construíram um arranha-céu de 57 andares em apenas 19 dias com a utilização de blocos pré-fabricados. A estrutura foi feita com a tecnologia Histar da Arcelor Mittal, com 90% das peças pré-fabricadas em aço e pouco uso de concreto. Ainda mais, o prédio tem 800 apartamentos e 4000 escritórios, e ficou pronto em tempo recorde na cidade de Changsha. Os chineses têm liderado no quesito construções curiosas no mundo e, também, rápidas. Sempre utilizando peças pré-moldadas e tecnologia de ponta.
Fazenda Catuçaba
O projeto da fazenda Catuçaba feito pelo Studio MK27 – Marcio Kogan + Lair Reis alcançou o selo Platinum na certificação GBC (Green House Building) Brasil. Para isso, utilizou madeira certificada FSC; tijolos maciços feitos com terra do local; divisórias em wood frame com isolamento de lã de PET; vidros duplos para conforto térmico do ambiente interno; placas solares térmicas e fotovoltaicas e uma turbina eólica para a complementação do sistema. Afinal, é possível desenvolver um projeto totalmente sustentável independentemente de ser na cidade ou na zona rural!
Tetris Hostel
Por outro lado, o Tetris Container Hostel fica na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, e é composto por 15 contêineres, um projeto inovador, modular e sustentável que serve como modelo e inspiração para construções mais acessíveis e modernas, sem perder o charme e os atrativos visuais.
Avenue South Residences
O prédio modular mais alto do mundo está sendo construído em Cingapura com o projeto do escritório ADDP Architects. Assim também, as duas torres do Avenue South Residences chegarão a 200 metros de altura e as obras estão previstas para terminarem em 2026. A construção utiliza o conceito de Prefabricated Prefinished Volumetric Construction (PPVC) (Construção Volumétrica Pré-fabricada). Ou seja, a construção já chega pronta em blocos ao local onde será encaixada nos demais. Cada bloco é construído separadamente e de forma completa, da estrutura ao acabamento, e apenas encaixado na estrutura final. Essa construção é um dos exemplos de construções curiosas no mundo.
Escola Estadual Ilha da Juventude
A princípio, essa foi a primeira escola pública do Brasil com selo sustentável, inaugurada em 2012 na Vila Brasilândia, zona norte da cidade de São Paulo. Nesse sentido, o projeto foi feito pensando em causar um baixo impacto ambiental e em proporcionar um alto conforto térmico, acústico e de iluminação para os alunos. Assim, é um exemplo de obra pública com certificações de sustentabilidade, pensada para durar e gerar conforto aos usuários!
Escritório Modular Tini
Conforme criado pelo escritório espanhol delaVegaCanolasso, o Tini é um escritório de 22m² construído em módulo e entregue dentro de 60 dias, transportado de caminhão. Ele já vem completamente finalizado e mobiliado, proporcionando uma solução rápida para qualquer projeto de escritório. O escritório é quase do tamanho de um container e proporciona integração com a natureza, aplicando também eficiência energética e de iluminação.