CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Acompanhamento de obra: construtoras que fazem relatórios têm mais oportunidades de crescimento

Acompanhamento-de-obra:-construtoras-que-fazem-relatórios-têm-mais-oportunidades-de-crescimento

Na gestão do canteiro de obras é onde podemos ver a saúde financeira do empreendimento e saber se os resultados estão de acordo com o planejamento. Isso só é possível fazendo um acompanhamento de obra detalhado e cheio de dados.

Além disso, há obrigações legais como o Relatório de Acompanhamento de Obra (RAO), também conhecido como Livro de Ordem, Diário de Obra ou Relatório Diário de Obra (RDO).

Esse documento e outros como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) são exigências do sistema CREA/CONFEA, que regulariza as atividades de engenharia no país. Confira no texto ações para cumprir a exigência desse relatório.

O que é relatório de obra

O relatório de obra é uma memória de obra. Nele, deve constar os acontecimentos e atividades da execução de um empreendimento.

O documento serve para comprovar a autoria dos trabalhos, verificar se o engenheiro responsável acompanhou as atividades de execução, apontar falhas técnicas e acidentes e reunir informações pontuais sobre a obra e o planejamento para uma avaliação final.

A falta do relatório de obra ou de algo semelhante que siga as instruções normativas do CREA (livro de ocorrências, boletim diário, caderneta de obra, registros eletrônicos, etc) pode ser vista como infração à lei que regulamenta o exercício da atividade de engenharia e também como uma falta ao código de ética dos profissionais do CREA.

Além disso, o engenheiro responsável responderá pela falta do documento, as omissões serão analisadas pelas câmaras dos conselhos regionais.

Regulamentando o relatório de acompanhamento de obra

O relatório de obra, além de ser uma obrigação, serve para ter um registro acompanhamento da obra. Se for acrescentado a ele um controle financeiro, se torna uma ferramenta de gestão poderosa.

Portanto, é possível fazer o relatório em meios físicos ou digitais, desde que se mantenha o registro seguindo as determinações legais.

O relatório de obra é regulamentado pela Resolução nº 1.094, de 31 de outubro de 2017, que diz que é obrigatório que o relatório contenha:


I – dados do empreendimento, de seu proprietário, do responsável técnico e da respectiva ART;

II – as datas de início e de previsão da conclusão da obra ou serviço;

III – as datas de início e de conclusão de cada etapa programada;

IV- os relatos de visitas do responsável técnico;

V – o atual estágio de desenvolvimento do empreendimento no dia de cada visita técnica;

VI – orientação de execução, mediante a determinação de providências relevantes para o cumprimento dos projetos e especificações;

VII- acidentes e danos materiais ocorridos durante os trabalhos;

VIII- nomes de empresas e prestadores de serviço contratados ou subcontratados, caracterizando seus encargos e as atividades, com as datas de início e conclusão, e números das ARTs respectivas;

IX – os períodos de interrupção dos trabalhos e seus motivos, quer de caráter financeiro ou meteorológico, quer por falhas em serviços de terceiros não sujeitas à ingerência do responsável técnico.

Vantagens de fazer um relatório de obra

Além de cumprir a lei, você pode  turbinar o seu relatório de obras com informações financeiras e ter um controle total que compara o planejado e o realizado de forma atualizada e realista.

Assim, é possível ver onde estão os gargalos para atrasos, perda de dinheiro e o que é possível melhorar. Algumas das vantagens de ter um acompanhamento de obra detalhado:

  • Cumprir as exigências legais
  • Comparar planejado com realizado
  • Verificar a qualidade das etapas construtivas
  • Corrigir problemas de execução
  • Manter o controle dos contratos e subcontratos com prestadores de serviço
  • Possibilidade de comparar evolução e custos para cada etapa de obra
  • Prestação de contas para compradores e investidores

Os relatórios de obra são separados por diferentes tempos de serviço, por dias, semanas, meses, anos, a depender da necessidade de cada empreendimento. Acompanhar a evolução desses relatórios é fonte de muita informação para os gestores de construtoras!

Porque o ERP UAU tem o melhor relatório de obras

Manter os registros em um caderno ou livro é coisa do passado. Hoje, é possível fazer as anotações diariamente em um sistema inteligente capaz de entregar relatórios automatizados, comparando com resultados anteriores e mantendo um registro fiel da realidade da obra.

O ERP UAU tem opções como o Visualizador de Resultados, Relatórios de Auditoria e Relatório de Impressões que não somente cumprem os requisitos legais do CREA, mas dão uma visão geral das contas, acontecimentos, contratos e todas as informações relevantes da obra, comparando com o planejado. Basta alimentar o sistema corretamente com dados!

Relatórios inteligentes como os do UAU facilitam aos gestores mais autonomia na hora de tomar decisões embasadas. Afinal, não é possível ficar apenas no achismo, pois os números têm muito a dizer.

Os investidores e compradores de imóveis também querem informações detalhadas da obra, e esses relatórios de obra mostram que a sua construtora é confiável e organizada.

Conheça as soluções da Globaltec e tenha relatórios mais inteligentes que tornam sua gestão otimizada!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!