2021 foi um ano positivo para a construção civil, que cresceu 7,6% de acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). A previsão da entidade para 2022 é que o crescimento da construção civil desacelere, mas se mantenha na casa de 2%.
O otimismo é baseado na projeção de crescimento de 0,5% a 1% do PIB e a taxa Selic a 11,5% no final de 2022. Os contratos já fechados em 2021 devem carregar os bons resultados do setor ao longo de 2022.
Expectativas para o mercado da construção civil em 2022
Os indicadores de confiança do setor imobiliário residencial levantados pela parceria ABRAINC-Deloitte mostram algumas tendências de compra no mercado de imóveis:
- A procura por imóveis de médio-alto padrão deve se manter devido às condições atrativas de financiamento;
- A procura por imóveis que se enquadram no Programa Casa Verde e Amarela diminuiu, ainda que o maior déficit habitacional se encontre nessa faixa de renda;
- O preço dos imóveis deve apresentar forte alta em 2022 e a localização deve voltar a ser um fator decisivo para fechar a venda;
- 90% das empresas do setor esperam realizar lançamentos de imóveis em 2022;
- 81% das empresas do setor da construção civil esperam adquirir terrenos nos próximos meses.
Marco Legal do Saneamento e oportunidades no setor de infraestrutura
Há oportunidades de negócio também no setor de infraestrutura, com a atualização do Marco Legal do Saneamento. O Marco Legal do Saneamento quer garantir o atendimento de 99% da população com água potável e 90% com tratamento e coleta de esgoto até 2033.
Apesar deste ano ser eleitoral e com menos obras públicas, os governos devem lançar iniciativas que atendam a essa demanda em breve, portanto, quem trabalha com obras públicas deve ficar de olho!
Alta de preço de materiais de construção civil deve ser contida em 2022
O ano de 2021 viu alguns materiais de construção sofrerem aumentos de até 100% em alguns locais do país. Por isso, o preço do ferro em tubos, conexões e vergalhões foi o responsável pelo maior aumento, bem como tijolos, cerâmica, condutores elétricos.
A alta do INCC (Índice Nacional de Custos da Construção Civil) acumulada em 2021 foi de 14% de acordo com o IBRE/FGV.
No entanto, os custos subiram puxados pelo recuo industrial causado pela pandemia, uma maior demanda dos consumidores e a alta cotação do dólar que favoreceu o mercado externo e não interno.
Portanto, em 2022 a produção industrial deve retomar um ritmo mais parecido com a normalidade, o que ajuda a conter os aumentos dos preços dos materiais. É esperada também uma leve queda na demanda, por isso, a oferta deve se equilibrar e os preços devem estabilizar.
Tendências tecnológicas para a construção civil em 2022
BIM
O BIM segue sendo uma realidade no setor da construção civil. Não se deve esquecer que há um programa nacional para disseminação da Building Information Modelling no Brasil, a Estratégia BIM BR.
De acordo com um estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e divulgado em 2020, alguns fatores motivam a implantação do BIM no futuro, por exemplo:
- Melhor gestão administrativa,
- Redução de custos e prazos,
- Maior segurança dos dados
- Aumento da produtividade.
Estratégias Omnichannel
A venda e o relacionamento com clientes via Omnichannel também deverá crescer em 2022. Omnichannel nada mais é do que colocar todas as comunicações da empresa para cooperar.
Pesquisa da Harvard Business Review, em colaboração com outros institutos de pesquisa, identificou que 73% dos consumidores usam vários canais para se relacionar, procurando a melhor solução. A estratégia Omnichannel otimiza todos esses canais para que o usuário tenha uma melhor experiência.
São exemplos de estratégias Omnichannel:
- Utilizar chatbots e assistentes virtuais;
- Mensagens personalizadas no whatsapp que funcionam como filtro de interesse;
- Automação de demandas simples: emissão de 2ª via, acompanhamento de entregas, etc;
- Anúncios segmentados em redes sociais (o Instagram é uma boa plataforma para anunciar e lançar imóveis e empreendimentos);
- Personalização de vídeos e comunicação via e-mail e mensagens nas redes;
- Realidade aumentada;
- Tornar a experiência online melhor ou igual à experiência offline.
Sustentabilidade e tecnologia nas construções e no marketing
Um estudo da Deloitte mostrou como deve ser o comportamento do consumidor de imóveis em 2040. Algumas das tendências apontadas para o futuro são:
- Espaços compartilhados: a preferência ainda é por espaços individuais, mas para diminuir os custos, alguns espaços compartilhados entram na pauta.
- Metragens equilibradas: tamanho e conforto devem ganhar importânica em equilíbrio com os benefícios de áreas comuns, tudo para que o preço não suba demais.
- Espaços modulados: a personalização dos espaços é uma tendência, as famílias querem imóveis que possam mudar junto com elas.
- Imóveis ecofriendly: os compradores de imóveis estão mais atentos ao impacto ambiental causado pela construção, às áreas de preservação, contato com o verde, economia de água e energia. A ideia é causar um impacto positivo no mundo.
- Residências conectadas: a automação deve se tornar cada vez mais parte da rotina.
Conforme o relatório “A Ascensão da Mídia Sustentável”, divulgado pela Dentsu International e a Microsoft Advertising, 91% dos entrevistados esperam que as empresas sejam mais transparentes e dêem o exemplo sobre as ações positivas que fazem.
Por isso, as empresas da construção devem trabalhar a sustentabilidade no seu material de divulgação. Também é interessante adotar práticas sustentáveis no dia a dia, como economia de energia, menos uso de papel, usar materiais recicláveis.
Ser sustentável é também ser transparente nas finanças: os clientes de imóveis querem saber como a empresa age em números e que causas apoiam.
Cloud computing na construção civil
Cloud computing, ou computação na nuvem é uma realidade para todas as empresas do mundo. A automação de dados e a gestão com estruturas de tecnologia online é uma tendência para os próximos anos, inclusive na construção civil.
Porém, cerca de 46% das companhias têm preocupações com segurança e complexidade como impeditivos para adotar o cloud computing.
É seguro manter os dados na nuvem? Basta escolher uma solução confiável, com backups e dispositivos de segurança.
A Global Cloud, da Globaltec é um exemplo de solução disponível para o mercado da construção, trazendo benefícios para a sua empresa.
A adoção de cloud computing cresceu 67% no mundo em relação a 2012, segundo levantamento feito em 855 empresas por North Bridge Venture Partners e GigaOM Research. E a sua empresa, já participa dessa tendência?
E então, está pronto para aproveitar as oportunidades de 2022?
Comece já a preparar sua estratégia para o futuro, sempre contando com a tecnologia como aliada para a gestão e o desenvolvimento dos negócios!