CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Você sabe quais as funções de um ERP para a gestão de imóveis próprios?

Funções de ERP para gestão de imóveis

As imobiliárias precisam de um sistema para apoiá-las na gestão das atividades e que compreenda as diferenças entre vendas, aluguel e gestão de imóveis próprios.

Nos tempos em que vivemos, com a pandemia, o atendimento por vias digitais está superando o presencial: tudo pode ser feito online.

De acordo com reportagem do Estadão, as imobiliárias se adaptaram bem à necessidade dos clientes de fazer tudo por vias digitais.

A matéria traz dados da “Pesquisa da Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro”, realizada pela DataZAP, que mostra que as ferramentas tecnológicas mais procuradas pelos clientes de imobiliárias são:

  • Fotos profissionais do imóvel (65%);
  • Endereço completo do imóvel (55%);
  • Filtros específicos para busca (53%);
  • Tour do imóvel 360º (30%);
  • Contrato com corretor via vídeo (15%);
  • Assinar o contrato digitalmente (10%);
  • Fazer vistoria online (85).

Por que não digitalizar também a gestão da imobiliária e dos imóveis próprios?

Muitas vezes o que acontece é que a imobiliária trabalha com um software diferente para cada função de gestão, o que pode causar uma certa confusão administrativa.

A ferramenta ideal para gestão de imobiliária deve auxiliar com cobranças recorrentes, gestão de contratos, cálculo de descontos, emissão de boletos, avisos de cobrança, cálculo de comissão, atendimento pós-venda, portal do cliente personalizado e mais.

Será que tudo isso é possível com um único sistema?

Um ERP dá conta disso e de muito mais, integrando todas as áreas de uma imobiliária, eliminando o uso de planilhas, automatizando pagamentos, trazendo dados confiáveis e garantindo segurança de dados!

Além disso, um ERP ajuda a gerenciar campanhas de lançamento de empreendimentos de forma totalmente digitalizada!

Vamos ver o que um ERP pode fazer pela sua imobiliária e por que é uma boa ideia contar com um sistema amplo para a gestão dos negócios.

Integração entre financeiro e contábil

Os detalhes das transações imobiliárias são muitos: impostos, descontos, taxas de comissão, margens de lucro, burocracia para aprovação de financiamentos, cobranças recorrentes.

Muitas vezes fica difícil juntar todas as informações, integrar os dados dos contratos de venda e dos de aluguel com uma riqueza de dados que mostre os reais valores que geram lucro à imobiliária.

Outra questão que gera confusão de dados é a emissão de boletos de cobrança. Como ela é feita? Você tem ideia da sua taxa de inadimplência? Consegue fazer campanhas para melhorar a assiduidade do pagamento?

Os pagamentos recebidos e feitos pela imobiliária, como o repasse aos proprietários, é feito de que forma?

Você tem ideia da sua receita fixa prevista para os próximos meses? Como calcula a comissão dos corretores?

O ERP  UAU, por exemplo, permite integrar o financeiro e o contábil da sua imobiliária, o que garante:

  • Automação de pagamentos e recebimentos recorrentes;
  • Programação de avisos de cobrança;
  • Lançamento de campanhas para pagamento de inadimplentes;
  • Facilitar a emissão de segunda via de boletos para os clientes;
  • Cálculo de comissão de corretores integrado aos contratos;
  • Gestão de contratos de forma facilitada, levando em conta impostos, descontos e outros detalhes;
  • Automação do fluxo de recebimento e pagamento;
  • Facilidade para fazer conciliação bancária.

Tudo isso dá aos gestores uma visão completa e detalhada dos fluxos financeiros e administrativos da imobiliária, o que permite ver o real cenário financeiro e gerar relatórios de fluxo de caixa detalhados com previsões de lucro para os próximos meses.

Gestão de contratos automatizada

Os contratos têm muitas operações relacionadas: medição, recebimento, renegociação, antecipação e distrato.

Com o ERP UAU, por exemplo, a gestão de contratos é feita digitalmente, permitindo uma gestão transparente e automatizada para o cálculo de valores, inadimplência, multas, e a gestão de múltiplos contratos integrada, o que atualiza seu fluxo de caixa e permite controle financeiro e contábil em tempo real!

Gestão do patrimônio

Algumas imobiliárias também possuem imóveis ou os administram, e isso também deve ser contemplado pelo seu sistema de gestão.

Além dos imóveis, há outros bens que precisam ser gerenciados, como os veículos utilizados pelos corretores, por exemplo.

É preciso gerenciar o uso de combustível, ficar de olho nos contratos, emitir boletos, comunicados, fazer vistorias, reformas, considerar a depreciação dos bens, agendar manutenção.

Tudo isso pode ser feito pela funcionalidade de gestão de patrimônio em um ERP!

Atendimento a multiempresas/multiprojetos com CNPJs diferentes

A gestão de fornecedores pode ser uma dor de cabeça, mas um ERP ajuda a organizar os contratos, pagamentos, prazos e o fluxo de caixa nas relações com outras empresas e prestadores de serviço.

Cuide dos contratos com as empresas que realizam reformas, pequenos reparos, vistorias, seguro, entre outras operações.

Inclusão de novas camadas com responsabilidade

O ERP trabalha com alguns módulos essenciais: obras, segurança, orçamento, vendas e financeiro.

A sua imobiliária pode montar a estrutura de ERP que se encaixa com o seu perfil, fazendo uma configuração mais enxuta no começo, para depois torná-la mais detalhada.

Por exemplo, se sua imobiliária não trabalha com obras, pode ser que não precise do módulo Obras. Talvez seu maior gargalo seja a segurança de  dados e a gestão financeira, então pode-se começar por aí. Nossos consultores saberão encontrar uma solução que caiba no seu bolso e resolva os problemas mais urgentes de gestão dos seus negócios.

A parte boa é que essa estrutura é escalável: você pode tanto diminuir quanto aumentar as funções do seu ERP, e ir personalizando o sistema de acordo com o seu perfil ao longo do tempo.

O que considerar na hora de contratar um ERP?

O ERP escolhido deve conseguir responder às necessidades de gestão da imobiliária como um todo, entendendo seus processos de compra, venda, gestão, reformas, gestão de patrimônio, obras, pós-venda.

Um item essencial para um sistema para imobiliárias é a segurança. Os dados dos clientes são sensíveis, e por isso precisam ser tratados com segurança e transparência.  Você já segue todas as determinações da LGPD? Onde os dados dos clientes estão armazenados? Um ERP garante a segurança da informação com backups frequentes e proteções anti-sequestro de dados.

Fale com um consultor, sem compromisso, para saber como o ERP UAU pode atuar junto à sua imobiliária!

contato
UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!