CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Construtechs apostam na construção sustentável

Fonte: Gisele Bueno

Descubra o que são as construtechs e como elas podem revolucionar o mercado imobiliário

De acordo com estudo da Terracotta Ventures, empresa de investimentos no setor imobiliário e construção civil, nos últimos cinco anos, o número de construtechs cresceu 235% no Brasil. As construtechs aquecem o mercado de construção civil com processos mais ágeis e sustentáveis a longo prazo.

Sem dúvidas, é impossível pensar no futuro sem considerar a urgência da sustentabilidade. Afinal, a quantidade de lixo gerado nas produções de tudo aquilo que consumimos impacta diretamente na qualidade de vida da sociedade.

Sustentabilidade é a capacidade das empresas de fazer a gestão dos processos com o menor impacto possível, tanto no social quanto no ambiental. No entanto, cada vez mais, os gestores estão dispostos a mudarem seus processos diante das oportunidades


Nesse contexto, as chamadas construtechs chegaram para revolucionar o mercado da construção civil com a criação de projetos imobiliários sustentáveis e eficientes, priorizando as metas econômicas, sociais e ambientais. Siga com a gente e saiba mais sobre o conceito no artigo que preparamos para você.

O que é uma construção sustentável?

Em resumo, uma construção sustentável é aquela implementada a partir de processos ambientalmente eficientes que envolvem, desde a seleção do local do empreendimento, até os serviços relacionados à operação, manutenção, construção e, até mesmo, demolição.


A construção ecológica engloba inúmeras práticas e técnicas para reduzir ou, até mesmo, eliminar o impacto provocado pelos edifícios no ecossistema e no bem-estar da população.


Além disso, o conceito também se aplica à economia, visto que os materiais sustentáveis como concreto reciclado, tijolo ecológico e lâmpadas de LED têm melhor custo benefício, o que auxilia na busca de quem procura por uma casa ou apartamento barato em Goiânia e, ao mesmo tempo, seguro e confiável.



A importância da construção sustentável


Considerando que uma construção sustentável tem como princípio reduzir a produção de carbono para ajudar o meio ambiente, essa prática valoriza o trabalho de cada grupo de trabalhadores que optam por resguardar os recursos naturais.

Além disso, ao priorizar a eficiência energética e a utilização racional da água, é possível integrar, em uma única obra, esforços mundiais que prezam pela manutenção dos recursos para as próximas gerações e representam uma nova postura, pautada no equilíbrio entre a natureza e a ação humana.

Transformação digital na construção sustentável

A construção sustentável caminha com o conceito de transformação digital. Isso porque com a necessidade de estar na internet cresceu nas empresas a demanda por processos mais automatizados. Nesse sentido, a tecnologia apoia diretamente empresas que querem ser mais sustentáveis.


Visto que, constantemente, novas tecnologias são implementadas para otimizar os processos humanos e reduzir os impactos ambientais, quem opta pela criação de um empreendimento ecológico, assim como aqueles que escolhem apartamentos e casas à venda construídos ecologicamente, dispõe de benefícios sociais, econômicos e ambientais. Confira a seguir:



Benefícios sociais:

  • Influencia positivamente na qualidade de vida
  • Reduz a tensão na estrutura local
  • Proporciona mais bem-estar e, até mesmo, conforto térmico aos moradores e ocupantes.

Benefícios econômicos

  • Auxilia na melhora da produtividade dos moradores e ocupantes
  • Aquece o mercado de serviços e produtos sustentáveis
  • Proporciona considerável redução de custos nos projetos


O futuro das construtechs

De fato, é dever (e vontade) de todos tornar a Terra mais sustentável, nesse cenário, as construtechs que atuam na construção sustentável chegam para provar que essa postura pode ocorrer de maneira gradual e reforçam o quanto as escolhas da sociedade são essenciais para a sustentação do meio ambiente.

Afinal, qualquer projeto de construção que não respeite os habitats naturais é capaz de causar um muitos retrabalhos nos projetos em desenvolvimento e consequentemente no meio ambiente.


Por isso, a partir de pesquisa e de mudanças nos processos, é possível fazer do mundo um lugar mais sustentável e com recursos que durem mais. E principalmente, fazer com que as empresas cresçam de forma constante, aproveitando as oportunidades que as construtechs proporcionam.


Em outras palavras, a construção sustentável é um convite para que a sustentabilidade seja aplicada em todos os âmbitos do dia a dia. Afinal, nós podemos agir com mais responsabilidade em relação à reciclagem à utilização da água e ao consumismo excessivo.

Enfim, gostou de descobrir o que são as construtechs e como essas startups irão revolucionar o mercado imobiliário a partir da construção sustentável?


Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem ajudar muitas pessoas que desejam conhecer e adotar novas práticas sustentáveis.

No mais, continue de olho no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!