Enquanto as construtoras que atendem a projetos públicos sofrem com a falta e o atraso de pagamentos, as incorporadoras reduzem drasticamente seu volume de lançamentos, as impedindo de equilibrar suas finanças e manter operações em um momento difícil como o atual. E com o patamar elevado dos preços dos serviços e materiais, as obras, que antes eram lucrativas, passaram a ter margens mais apertadas, tornando-se um grande prejuízo.Neste cenário, apenas aquelas companhias que possuírem um controle geral de seu negócio e planejarem e acompanharam de maneira adequada as movimentações de suas obras passarão mais facilmente pela crise. Com a evolução tecnológica, uma das maneiras mais viáveis para isso é a adoção de uma solução ERP (Enterprise Resource Planning), que permite o gerenciamento adequado de dados, recursos e procedimentos. A seguir, conheça a importância da implementação de um ERP e os benefícios que ele pode gerar para a sua construtora:
Os benefícios de um ERP para uma construtora
Planejamento mais eficiente
O sistema ERP é uma ferramenta muito poderosa para o planejamento de atividades e processos de uma construtora, já que ele fornece uma grande quantidade de informações, atualizadas e integradas, que podem ser usadas pelos gestores para um melhor controle e acompanhamento dos projetos da empresa. Diferentemente de outros sistemas não integrados, o ERP disponibiliza fatos gerais que são compartilhados por todos os setores da organização, e não simplesmente várias versões de um mesmo assunto.
Uma construtora funciona como uma grande máquina, com inúmeras engrenagens operando simultaneamente. Logo, o impacto que determinadas ações de um setor tem em outros, bem como em toda a companhia, muitas vezes é desconhecido. Ao enxergar a empresa de maneira holística, o software de gestão empresarial possibilita a identificação de problemas, o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e a elaboração de um planejamento de curto, médio e longo prazos muito mais realista e com maiores chances de sucesso.
Comunicação interna ágil e menos custosa
No passado, cada departamento de uma construtora tinha seu próprio “universo”, e a comunicação entre as diferentes equipes era praticamente nula. A implementação de um ERP pode resolver este problema, através da integração dos departamentos comercial, financeiro, administrativo, entre outros, em uma mesma plataforma. Com isso, a comunicação se torna ágil e menos custosa, já que todos os colaboradores terão acesso imediato às informações precisas e respostas rápidas diante dos problemas organizacionais, não perdendo tempo com atividades desnecessárias.
Maior controle do negócio
O controle geral do negócio, incluindo setores responsáveis pelos clientes, fornecedores, produtos, insumos, composições, compras, vendas, recebimentos, pagamentos, departamento de pessoal e contabilidade, é uma das atividades mais importantes dentro de uma construtora. Mas, para os gestores, manter-se atualizado acerca das metas de cada equipe, realizar avaliações de desempenho e agrupar resultados por área são atividades árduas, que exigem tempo e esforço em incontáveis reuniões e e contribuem para o aumento do número de falhas operacionais.
Mas, ao contarem com um software de gestão empresarial, os responsáveis passarão a fazer isso de maneira mais rápida e eficiente, pois ele permite detectar o descontrole no estoque de suprimentos, constatar quais os departamentos que necessitam de atenção especial, checar se eles estão tendo problemas com morosidade em atividades e altos níveis de retrabalho, entre muitas outras atividades gerenciais. Quanto ao fluxo de papeis, grande parte dele é eliminado, já que o sistema ERP é hospedado na nuvem e permanece sempre disponível para todos os colaboradores.
A importância da solução tecnológica especializada
Conforme visto anteriormente, um software ERP oferece muitos benefícios para a gestão de uma construtora. E para garantir que ele atenda à todas as necessidades do negócio, o mais recomendável é que o gestor busque apoio de uma solução tecnológica segmentada para o mercado de construção civil, pois ela é flexível e se encaixa perfeitamente aos processos de trabalho da organização. Além disso, o ERP especializado evolui juntamente com a construtora, para que as demandas do mercado atual sejam supridas.
Sua construtora já conta com uma solução ERP para gerenciar adequadamente seus dados, recursos e procedimentos? Como está sendo sua experiência com esta tecnologia? Conte para a gente nos comentários!