CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Conheça a importância do ERP para construção civil

Conheça a importância do ERP para construção civil

 Enquanto as construtoras que atendem a projetos públicos sofrem com a falta e o atraso de pagamentos, as incorporadoras reduzem drasticamente seu volume de lançamentos, as impedindo de equilibrar suas finanças e manter operações em um momento difícil como o atual. E com o patamar elevado dos preços dos serviços e materiais, as obras, que antes eram lucrativas, passaram a ter margens mais apertadas, tornando-se um grande prejuízo.Neste cenário, apenas aquelas companhias que possuírem um controle geral de seu negócio e planejarem e acompanharam de maneira adequada as movimentações de suas obras passarão mais facilmente pela crise. Com a evolução tecnológica, uma das maneiras mais viáveis para isso é a adoção de uma solução ERP (Enterprise Resource Planning), que permite o gerenciamento adequado de dados, recursos e procedimentos. A seguir, conheça a importância da implementação de um ERP e os benefícios que ele pode gerar para a sua construtora:

Os benefícios de um ERP para uma construtora

Planejamento mais eficiente

O sistema ERP é uma ferramenta muito poderosa para o planejamento de atividades e processos de uma construtora, já que ele fornece uma grande quantidade de informações, atualizadas e integradas, que podem ser usadas pelos gestores para um melhor controle e acompanhamento dos projetos da empresa. Diferentemente de outros sistemas não integrados, o ERP disponibiliza fatos gerais que são compartilhados por todos os setores da organização, e não simplesmente várias versões de um mesmo assunto.

Uma construtora funciona como uma grande máquina, com inúmeras engrenagens operando simultaneamente. Logo, o impacto que determinadas ações de um setor tem em outros, bem como em toda a companhia, muitas vezes é desconhecido. Ao enxergar a empresa de maneira holística, o software de gestão empresarial possibilita a identificação de problemas, o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e a elaboração de um planejamento de curto, médio e longo prazos muito mais realista e com maiores chances de sucesso.

Comunicação interna ágil e menos custosa

No passado, cada departamento de uma construtora tinha seu próprio “universo”, e a comunicação entre as diferentes equipes era praticamente nula. A implementação de um ERP pode resolver este problema, através da integração dos departamentos comercial, financeiro, administrativo, entre outros, em uma mesma plataforma. Com isso, a comunicação se torna ágil e menos custosa, já que todos os colaboradores terão acesso imediato às informações precisas e respostas rápidas diante dos problemas organizacionais, não perdendo tempo com atividades desnecessárias.

GUIA PRÁTICO DE COMO AVALIAR UM ERP PARA O MERCADO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Maior controle do negócio

O controle geral do negócio, incluindo setores responsáveis pelos clientes, fornecedores, produtos, insumos, composições, compras, vendas, recebimentos, pagamentos, departamento de pessoal e contabilidade, é uma das atividades mais importantes dentro de uma construtora. Mas, para os gestores, manter-se atualizado acerca das metas de cada equipe, realizar avaliações de desempenho e agrupar resultados por área são atividades árduas, que exigem tempo e esforço em incontáveis reuniões e e contribuem para o aumento do número de falhas operacionais.

Mas, ao contarem com um software de gestão empresarial, os responsáveis passarão a fazer isso de maneira mais rápida e eficiente, pois ele permite detectar o descontrole no estoque de suprimentos, constatar quais os departamentos que necessitam de atenção especial, checar se eles estão tendo problemas com morosidade em atividades e altos níveis de retrabalho, entre muitas outras atividades gerenciais. Quanto ao fluxo de papeis, grande parte dele é eliminado, já que o sistema ERP é hospedado na nuvem e permanece sempre disponível para todos os colaboradores.

A importância da solução tecnológica especializada

Conforme visto anteriormente, um software ERP oferece muitos benefícios para a gestão de uma construtora. E para garantir que ele atenda à todas as necessidades do negócio, o mais recomendável é que o gestor busque apoio de uma solução tecnológica segmentada para o mercado de construção civil, pois ela é flexível e se encaixa perfeitamente aos processos de trabalho da organização. Além disso, o ERP especializado evolui juntamente com a construtora, para que as demandas do mercado atual sejam supridas.

Sua construtora já conta com uma solução ERP para gerenciar adequadamente seus dados, recursos e procedimentos? Como está sendo sua experiência com esta tecnologia? Conte para a gente nos comentários!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!