Embora a maioria das organizações contam com procedimentos informatizados, há muitas que ainda realizam a gestão de forma um tanto quanto complicada, com planilhas alimentadas exclusivamente de forma manual, facilitando a ocorrência de erros.
Construtoras e incorporadoras, por exemplo, fazem parte desse grupo e convivem com este desafio diariamente. É cada vez mais frequente a integração de novas tecnologias no segmento da construção, modernizando e automatizando tarefas e ajudando gestores nas tomadas de decisões de forma rápida e precisa.
Softwares para gestão de construtoras são cada vez mais presentes e podem fazer muito pelo equilíbrio financeiro e a melhoria dos processos cruciais para a continuidade de seus negócios.
Por que você necessita de um software integrado para esta gestão na construção civil?
Se sua empresa ainda não é adepta de um produto como esse, aproveite para conhecer as vantagens de sistemas integrados para seu departamento financeiro e por que vale a pena implementá-los em seu ambiente:
- Os ERPs, ou softwares de gestão empresarial, podem emitir NF automaticamente. Nos trabalhos com compra de materiais, equipamentos e até consultas com profissionais especializados que prestam determinado serviço à obra ou aos projetos, o sistema sincroniza os dados com os estoques, facilitam fechamentos e impedem o desequilíbrio nas contas;
- Evitam multas e problemas fiscais por irregularidade muitas vezes acidentais, perdas de prazo e possíveis sonegações;
- Facilitam a gestão de obrigações fiscais de todas as obras e da empresa em si;
- Agilizam e otimizam os recursos da empresa, inclusive os humanos, ajudando na contratação e gestão constante de pessoal (o que é ainda mais acentuando em construtoras e\ou incorporadoras, que podem contratar sempre mão-de-obra por empreitada e\ou enfrentar certa rotatividade).
Maior Segurança com o uso de um ERP:
- Fornecem relatórios mais confiáveis para apoiar a tomada de decisões;
- Garantem informações íntegras entre financeiro e contabilidade;
- Diminuem chances de fraudes financeiras e até problemas com superfaturamento em obras;
- Reduzem esforço humano para tarefas rotineiras;
- Permitem consultas mais rápidas e prontas às informações necessárias para tomadas de decisão;
- Ajudam a empresa a economizar e gastar menos com indenizações.
Com o uso de um ERP os gestores conseguem focar no business da empresa
- Os ERPs permitem que o gestor foque mais nas questões estratégicas e menos nas burocráticas (ainda mais se for, por exemplo, um engenheiro com outras responsabilidades além de cuidar de assuntos financeiros para condução das obras);
- Auxiliam grandemente na elaboração de orçamentos, administração do capital de giro (novos empreendimentos só serão projetados quando o recebimento de outras obras estiver em equilíbrio, por exemplo).
Versatilidade e maior controle:
- Funcionam tanto para grandes construtoras como para pequenas incorporadoras, sendo um grande diferencial;
- Controle de contas a pagar e contas a receber (otimiza e ‘desafoga’ cobranças pois organiza melhor os dados, ajudando a pensar em saídas com mais clareza);
- Trazem os benefícios da integração: sistema integrado significa que as tarefas poderão ser centralizadas, funcionários do mesmo setor e até de outros sistemas poderão trabalhar mais sincronizados nas operações, reduzindo problemas internos e até alguns que podem se refletir externamente.
Otimizam até a comunicação:
- Informações mais precisas aos clientes, que muito provavelmente estarão continuamente buscando informações sobre as obras;
- Contribuem para melhor andamento das realizações nas obras, pois na medida em que são liberados os recursos, podem ser programadas as tarefas – de estrutura, de acabamento – e a construtora não se perde ou contrai grandes dívidas neste processo, tendo um fluxograma de trabalhos mais organizado e amparado financeiramente;
- Integrados ao canteiro de obras, por exemplo, significam poder consultar mais rápido informações para serem passadas às equipes, garantindo comunicação mais fluída e mais satisfação em todos os níveis.
E você, já tem um sistema integrado em seu departamento financeiro? Talvez seja a hora de adquirir um! Conheça a importância do ERP na construção civil e mude já a realidade de sua empresa para melhor!