CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Veja 10 motivos para você investir em um ERP para o mercado de construção civil

Nos dias de hoje, qualquer empresa que deseje crescer ou se manter com sucesso no mercado precisa contar com o gerenciamento adequado de seus dados, recursos e procedimentos. No entanto, depender de planilhas e de todos os funcionários para atualizar informações pode demandar muitos recursos financeiros da empresa, além do tempo despendido pelos gestores para analisa-las de maneira isolada.

Com a evolução tecnológica, um dos caminhos mais eficientes para isso é a adoção de softwares ERP (Enterprise Resource Planning), que auxiliam a reduzir custos e o tempo gasto com tarefas burocráticas. Apenas estes benefícios já são suficientes para que você tenha um software de gestão empresarial em sua construtora, incorporadora ou imobiliária. Mas ainda não está convencido disso? Confira 10 motivos para investir em um ERP:

1. Aumenta a produtividade da equipe

O ERP possibilita que os trabalhadores da linha de frente da construtora se tornem mais produtivos. Os responsáveis pela construção, por sua vez, terão um controle maior da eficiência de sua mão de obra, podendo selecionar os recursos humanos na quantidade e qualidade adequada, controlar bem as atividades a serem desempenhadas pelo grupo e aprimorar os processos e a gestão de obras.

2. Reduz os riscos de desastres operacionais

O uso intensivo de planilhas pode levar os arquitetos, engenheiros e mestres de obras ao descontrole total dos processos, e até mesmo à situação de um colapso operacional e, consequentemente, o fechamento da companhia. É preciso entender que, no mundo corporativo, especialmente no setor da construção civil, interfaces manuais não acompanham o crescimento dos negócios, podendo leva-los à falência.

3. Diminui drasticamente os custos

Com a implementação de um ERP em sua construtora, o controle de gastos acontecerá de maneira bem mais facilitada. Com ele, os gestores podem otimizar o tempo na hora de fazer o remanejamento de materiais, equipamentos e equipes nos canteiros de obras, decidir sobre cortes de despesas desnecessárias e direcionar recursos de maneira adequada. E com processos mais eficientes e análise em tempo real, a empresa se beneficiária da redução de custos em vários aspectos.

4. Evita fraudes e erros

Com o ERP, as chances de ocorrerem erros e fraudes são minimizadas, já que ele automatiza todas as atividades e dá aos gestores a possibilidade de analisarem, de forma detalhada, todos os processos da companhia e de seus canteiros de obra.

5. Gera dados precisos para as tomadas de decisão

O sistema integrado de gestão empresarial, após coletar informações relacionadas a contextos específicos da obra, reúne apenas as mais importantes para as tomadas de decisão e planejamentos. Isto proporciona aos responsáveis uma visão completa da construção em um só lugar, eliminando os fluxos de planilhas, uma para cada etapa ou setor da obra, e permitindo tomadas de decisão mais assertivas nos cenários que surgirem, sem perda de tempo ou incerteza quanto à precisão das informações.

6. Garante a qualidade do empreendimento

Através das informações claras e precisas fornecidas pelo ERP, é possível fazer o acompanhamento de indicadores de desempenho relacionados à custos, desperdícios, produtividade, entre muitos outros. Além disso, a gestão dos fornecedores passa a ser mais eficaz, o que também contribui para que a qualidade dos serviços e materiais utilizados na construção do empreendimento seja garantida.

7. Proporciona um maior controle

Os gestores passam a ter maior controle sobre as equipes de campo, andamento das obras e os prazos de entrega estipulados. Além disso, podem fazer uma gestão eficaz da distribuição, controle de EPIs e treinamentos através de dispositivos móveis, com informações altamente confiáveis geradas em tempo real que potencializam a inteligência dos negócios.

8. Auxilia no planejamento financeiro

A tecnologia ERP contempla as rotinas importantes da construtora, como contabilidade, comercial, financeiro, compras, entre muitas outras. A sua adoção permite um planejamento eficiente da obra e facilita a tarefa de definir estratégias técnicas e financeiras por parte do orçamentista e dos responsáveis, para que assim a construtora possa manter os gastos sob controle e eliminar as falhas que podem comprometer o equilíbrio financeiro do empreendimento.

9. Facilita a comunicação entre as equipes

A possibilidade de compartilhar informações em tempo real com toda a equipe é outro motivo para você investir em uma solução ERP. Se houver uma comunicação ágil, fácil e em simultaneidade com os processos de construção, os índices de falhas diminuirão, as chances de imprevistos ocorrerem serão minimizadas e obra será terminada num período de tempo menor.

10. Melhora o atendimento ao cliente

Com o ERP, números, gráficos e demais informações sobre a obra podem ser passadas para os clientes. Isso aumentará a reputação da construtora diante do seu público, que passa a acompanhar o andamento dos empreendimentos e confiar mais nos prazos estabelecidos inicialmente.

E então, ficou convencido de que precisa adotar hoje mesmo uma solução ERP para a sua empresa? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre esta solução, deixe-a nos comentários!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!