O mercado de construção civil é famoso por ser cheio de oportunidades e oferece grandes possibilidades de retorno para quem sabe investir e administrar corretamente seus recursos na área. No entanto, como em qualquer outra atividade – e até mesmo por conta da crise – requer perspicácia e liderança em ações certeiras para a companhia.
Veja a seguir algumas características e atitudes que, se você tiver ou tomar, podem efetivamente ajudá-lo a ser mais assertivo e competitivo neste mercado, aumentando suas chances de retorno e sucesso:
1- Envolvimento Administrativo e Adaptação Organizacional
Ainda que seja o líder, um gestor nunca pode atuar sozinho. Ele precisa da colaboração de suas equipes e do engajamento geral com os objetivos da companhia, bem como adaptação à cultura organizacional, para lhes extrair o máximo de potencial e alcançar grandes resultados. Um gestor, por exemplo, pode determinar a realização de um empreendimento, mas precisa ouvir: seus engenheiros responsáveis pela administração e gestão dos projetos, para saber se os objetivos que estabeleceu são atingíveis; a linha de frente nas vendas (no caso corretores, por exemplo, para saber quais as queixas; e as demandas do público, para saber se o empreendimento terá boa aceitação e desempenho.
2- Contabilidade por área de responsabilidade e reconhecimento de esforço
Para ser mais assertivo e investir em diferenciais que tragam maior competitividade, é necessário também estar com boa saúde financeira. Para isso, o controle contábil é essencial. No caso de construtoras grandes, isto pode ser desafiador, pois há muitas áreas para dar conta e intensa movimentação (tanto de contas a pagar como a receber).
Uma forma de facilitar este processo é dividir a contabilidade por área de responsabilidade (por exemplo, há engenheiros responsáveis pela contabilidade de obras, ou pelo menos por parte delas), sempre procurando reconhecer, ao fim, o esforço individual e dos grupos, para estimular a colaboração e motivar as equipes.
3- Orientação para objetivos e expectativa realista
De todo modo, ter o envolvimento das equipes em todos os níveis ajuda o tomador de decisões a optar por ações que agradem mais seu público e atendam de forma mais direcionada às expectativas e necessidades do público-alvo.
Desta forma, ele consegue conduzir os trabalhos orientados aos objetivos definidos por áreas do projeto, permitindo um produto final mais
4- Comunicação integral e Aplicação flexível
A Comunicação e envolvimento administrativo são essências neste processo. É preciso estabelecer um modelo de duas vias, nas quais os gestores determinem ações, mas recebam o feedback dos demais envolvidos nas operações da empresa, para poder adaptar medidas e saber mais na prática onde precisam interferir e aplicar soluções.
5- Acompanhamento eficaz e oportunidade
Nisto, a ajuda de um ERP pode ser crucial: com um software que auxilie a gestão, você consegue, por fim, ter maior controle de todos os processos envolvidos no negócio de construção, ter maior visualização do andamento de todas as etapas e onde é necessário intervir para solucionar problemas ou aproveitar oportunidades, agilizar tarefas ou conseguir relatórios mais rápidos e precisos com informações relevantes para agir com mais prontidão e também tomar decisões mais pautadas, mais certeiras, o que permite ser mais assertivo e competitivo, inclusive aproveitando a tempo insights oportunos de negócios.
E então, que tal contar para nós o que você faz para ser mais assertivo deixando-nos um comentário abaixo?