O segmento da construção civil está cada vez mais competitivo, exigindo que empresas como construtoras, incorporadoras e até imobiliárias adotem soluções tecnológicas voltadas para o aumento de sua produtividade. Redução dos custos e melhoria nos processos, são os principais fatores observados por essas companhias que tem planos de investir em novas tecnologias.
Uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 80% das empresas que atuam na construção civil vão investir em novas tecnologias nos próximos anos. A maior parte desses investimentos será em tecnologia da informação como softwares específicos para a área e ERPs (clique aqui para saber mais sobre o que é um ERP e como ele pode ajudar no seu negócio).
Veja quatro formas como um ERP pode potencializar as atividades de diferentes áreas da construção civil:
1. Defina indicadores de performance
Essa definição auxilia a empresa na busca do crescimento, uma vez que são determinadas metas para todas as áreas, possibilitando o acompanhamento do percentual de conclusão de cada uma delas por meio de alertas e agendamentos.
2. Potencialize a gestão de pessoas
Gestão de pessoas é mais do que delegar tarefas e verificar se tudo está acontecendo conforme o determinado. As organizações precisam investir em seus profissionais, oferecendo um ambiente de trabalho adequado, com capacitações e oportunidades para seu desenvolvimento. Um software de gestão auxilia o departamento responsável na administração e comando dos profissionais da empresa, auxiliando na disseminação da cultura corporativa e proporcionando o desenvolvimento e aprimoramento dos colaboradores. Por meio dele é possível avaliar desempenhos, resolver conflitos e dar suporte aos funcionários para executar suas atividades.
3. Facilite a distribuição de tarefas e feedbacks
Uma ferramenta em que os envolvidos podem verificar quais são suas tarefas e processos para desempenhá-las da melhor forma possível é uma das chaves para conseguir ser mais produtivo e eficaz. Além disso, com um ERP é possível ter o controle de máquinas, dos operários e cadastro de apontamentos de produção, que auxilia na identificação de falhas e no feedback para os envolvidos. Feedbacks constantes são importantes para aperfeiçoar os processos, tornando-os mais dinâmicos.
4. Estimule com políticas de incentivo
De nada adianta desenvolver processos eficientes e formas de controlar e identificar oportunidades, quando os resultados são mais expressivos quando condicionados a recompensas aos envolvidos. O ERP facilita as práticas de remuneração, reconhecimento e incentivo para estimular a organização. Algo que toda a grande empresa deve adotar para ser mais eficiente.
Por que adotar um sistema ERP
Um sistema de gestão permite mensurar resultados de forma prática e rápida. Com o cenário competitivo, as empresas que não adotarem processos mais dinâmicos tendem a perder espaço no mercado. Qualquer empresa pode ter um software para controlar seus processos internos e externos, no entanto, é importante ter consciência que poderão ser realizadas algumas mudanças, mesmo que sejam pequenas, em seu cotidiano.
Como mencionado anteriormente, a empresa precisa modificar seus processos, que podem passar por mudanças para se adequar ao mercado e a realidade da organização.
Resolvemos a sua dúvida? A Globaltec tem a solução ideal para tornar o seu negócio mais competitivo. Saiba mais acessando o nosso site.