CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na construção civil

As mudanças, sejam elas econômicas ou tecnológicas, tendem a desestabilizar os mercados e aumentar a competitividade entre as organizações. Isto acaba obrigando os gestores a buscarem formas de diferenciar a sua empresa da concorrência. E se eles falharem nesta tarefa, acabarão correndo o risco de perderem importantes vantagens competitivas e de verem a sua marca sem posta para fora do mercado. Um dos setores que também estão sujeitos à este cenário é o da construção civil.

Contudo, existe uma ferramenta que pode ajudar os gestores a tornarem suas companhias mais competitivas e ganharem ganharem posições nesse importante mercado: o planejamento estratégico. Este não só pode auxiliá-los na criação de novas oportunidades de negócio, como também na maximização dos resultados dos seus esforços.

A seguir, você verá o que exatamente é planejamento estratégico e como ele pode fazer a sua empresa ser mais competitiva no mercado da construção civil. Acompanhe:

O conceito de planejamento estratégico

Antes de explicarmos a importância do planejamento estratégico, precisamos mostrar-lhe o seu conceito. O planejamento estratégico nada mais é do que a definição da missão da empresa, de seus objetivos e das estratégias que serão elaboradas para que eles possam ser alcançados a curto, médio e longo prazos. Ele influencia tanto as decisões tomadas pelos responsáveis como as ações realizadas pela sua equipe.

É a partir desse planejamento que os gestores podem identificar oportunidades de negócio, melhorar a alocação de recursos, reduzir possíveis riscos, otimizar o orçamento e direcionar os trabalhos de uma maneira mais eficaz. Assim, eles conseguem aumentar a entrada de receitas, obter resultados mais satisfatórios e sustentar ou expandir a sua participação no mercado competitivo da atualidade.

Conheça as vantagens do ERP UAU para automatizar suas atividades

A aplicação desse planejamento no setor da construção civil

Infelizmente, nem todas as empresas do setor da construção civil aplicam o planejamento estratégico em seu ambiente empresarial. Seus gestores dão, na verdade, mais atenção aos processos de planejamento e execução de projetos. Segundo uma pesquisa realizada por professores da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), apenas 60% das empresas brasileiras fazem o planejamento estratégico.

Este dado é preocupante, já que 100% das empresas norte-americanas entrevistadas na pesquisa declararam realizar um planejamento estratégico. E quando questionadas sobre o motivo de não pensarem estrategicamente, algumas participantes brasileiras afirmaram que não tinham recursos ou conhecimento suficiente sobre o assunto, enquanto outras disseram que o seu porte não as permitia realizar tal planejamento.

Nessa pesquisa, fica claro que ainda existem certas dificuldades para a elaboração do planejamento estratégico, principalmente devido à visão operacional, e menos tática, que predomina na cultura do setor. Mas a mentalidade dos gestores precisa mudar, já que as incertezas da economia brasileira e do mercado da construção em geral está aumentando o nível de competitividade entre as construtoras.

Somente destinando mais tempo à execução de um bom plano estratégico e fazendo os colaboradores trabalharem em prol de suas estratégicas é que os gestores poderão tornar suas empresas mais competitivas e driblar as dificuldades que o mercado apresenta atualmente. Aquelas companhias que tiverem uma visão estratégica hoje poderão ganhar posições quando a economia estiver a favor.

Os benefícios que ele gera para as empresas

Como já sabemos, o planejamento estratégico ajuda os gestores a desenvolverem novas oportunidades de negócios, que melhoram os resultados da empresa e também a sua posição no mercado. Isso acontece porque eles passam a trabalhar em projetos realmente estratégicos, focados nos objetivos da empresa, em vez de desperdiçar tempo e recursos com atividades que não geram benefício algum para os negócios.

Ao colocar sua equipe para trabalhar em prol desses projetos estratégicos, os gestores conseguem concentrar esforços e recursos e fazer com que toda a organização caminhe em uma única direção, rumo ao alcance de todos os seus objetivos. E ao contarem com um software especialista em construção civil, que apoie o planejamento estratégico, os responsáveis conseguem maximizar as chances de sua empreitada ser um sucesso.

Percebeu o quão importante é o planejamento estratégico? Agora aproveite para saber como o nosso software pode ajudar a sua empresa a realizar esse planejamento ou escrever as suas dúvidas nos comentários abaixo!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!