Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na construção civil

Área do Cliente

Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na construção civil



04 de outubro de 2016

Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na construção civil

As mudanças, sejam elas econômicas ou tecnológicas, tendem a desestabilizar os mercados e aumentar a competitividade entre as organizações. Isto acaba obrigando os gestores a buscarem formas de diferenciar a sua empresa da concorrência. E se eles falharem nesta tarefa, acabarão correndo o risco de perderem importantes vantagens competitivas e de verem a sua marca sem posta para fora do mercado.Um dos setores que também estão sujeitos à este cenário é o da construção civil. Contudo, existe uma ferramenta que pode ajudar os gestores a tornarem suas companhias mais competitivas e ganharem ganharem posições nesse importante mercado: o planejamento estratégico. Este não só pode auxiliá-los na criação de novas oportunidades de negócio, como também na maximização dos resultados dos seus esforços.

A seguir, você verá o que exatamente é planejamento estratégico e como ele pode fazer a sua empresa ser mais competitiva no mercado da construção civil. Acompanhe:

O conceito de planejamento estratégico

Antes de explicarmos a importância do planejamento estratégico, precisamos mostrar-lhe o seu conceito. O planejamento estratégico nada mais é do que a definição da missão da empresa, de seus objetivos e das estratégias que serão elaboradas para que eles possam ser alcançados a curto, médio e longo prazos. Ele influencia tanto as decisões tomadas pelos responsáveis como as ações realizadas pela sua equipe.

É a partir desse planejamento que os gestores podem identificar oportunidades de negócio, melhorar a alocação de recursos, reduzir possíveis riscos, otimizar o orçamento e direcionar os trabalhos de uma maneira mais eficaz. Assim, eles conseguem aumentar a entrada de receitas, obter resultados mais satisfatórios e sustentar ou expandir a sua participação no mercado competitivo da atualidade.

Conheça as vantagens do ERP UAU para automatizar suas atividades

A aplicação desse planejamento no setor da construção civil

Infelizmente, nem todas as empresas do setor da construção civil aplicam o planejamento estratégico em seu ambiente empresarial. Seus gestores dão, na verdade, mais atenção aos processos de planejamento e execução de projetos. Segundo uma pesquisa realizada por professores da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), apenas 60% das empresas brasileiras fazem o planejamento estratégico.

Este dado é preocupante, já que 100% das empresas norte-americanas entrevistadas na pesquisa declararam realizar um planejamento estratégico. E quando questionadas sobre o motivo de não pensarem estrategicamente, algumas participantes brasileiras afirmaram que não tinham recursos ou conhecimento suficiente sobre o assunto, enquanto outras disseram que o seu porte não as permitia realizar tal planejamento.

Nessa pesquisa, fica claro que ainda existem certas dificuldades para a elaboração do planejamento estratégico, principalmente devido à visão operacional, e menos tática, que predomina na cultura do setor. Mas a mentalidade dos gestores precisa mudar, já que as incertezas da economia brasileira e do mercado da construção em geral está aumentando o nível de competitividade entre as construtoras.

Somente destinando mais tempo à execução de um bom plano estratégico e fazendo os colaboradores trabalharem em prol de suas estratégicas é que os gestores poderão tornar suas empresas mais competitivas e driblar as dificuldades que o mercado apresenta atualmente. Aquelas companhias que tiverem uma visão estratégica hoje poderão ganhar posições quando a economia estiver a favor.

Os benefícios que ele gera para as empresas

Como já sabemos, o planejamento estratégico ajuda os gestores a desenvolverem novas oportunidades de negócios, que melhoram os resultados da empresa e também a sua posição no mercado. Isso acontece porque eles passam a trabalhar em projetos realmente estratégicos, focados nos objetivos da empresa, em vez de desperdiçar tempo e recursos com atividades que não geram benefício algum para os negócios.

Ao colocar sua equipe para trabalhar em prol desses projetos estratégicos, os gestores conseguem concentrar esforços e recursos e fazer com que toda a organização caminhe em uma única direção, rumo ao alcance de todos os seus objetivos. E ao contarem com um software especialista em construção civil, que apoie o planejamento estratégico, os responsáveis conseguem maximizar as chances de sua empreitada ser um sucesso.

Percebeu o quão importante é o planejamento estratégico? Agora aproveite para saber como o nosso software pode ajudar a sua empresa a realizar esse planejamento ou escrever as suas dúvidas nos comentários abaixo!



Noticias relacionadas

Após período de otimismo para vendas de imóveis, o que esperar com a crise do coronavírus

Após período de otimismo para vendas de imóveis, o que esperar com a crise do coronavírus

O cenário atual demanda esforços no sentido de tentar manter a normalidade, ou ao menos reduzir as perdas, diante...

Saiba mais!

Por que sua empresa precisa de um software para construção civil?

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de um sistema automatizado para melhorar os resultados da sua empresa,...

Saiba mais!

Capys e Globaltec: parceria com propósito

Com vasta experiência e sólido relacionamento com o mercado imobiliário e da construção civil, assim é a parceria entre...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: